<< Voltar
II Maratona do Clube Superkits:

Realizou-se entre os dias 12 e 13 de abril, a 2ª Maratona do Clube Superkits do qual participaram 5 modelistas. Muitas importantes lições foram tiradas de nossa primeira Maratona. Com base na experiência e lições aprendidas o grupo estabeleceu algumas regras novas a fim de deixar o evento mais equilibrado. 1º ficou estabelecido que todos futuros participantes montariam o mesmo kit, na mesma escala e de um mesmo fabricante - molde. Assim todos concorreriam de igual para igual, valendo neste caso do "braço" de cada um. A dúvida seguinte foi: qual o modelo a ser escolhido e qual a escala? A saída foi convidar os sócios a participar de um processo de escolha e sorteio que funcionou da seguinte maneira. Semanas antes do Evento, os sócios presentes à nossa tradicional reunião de sábado foram convidados a colocar no papel o nome do avião que gostariam de montar em uma maratona. Após escolherem, os aviões indicados foram para uma cumbuca, (isto mesmo uma cumbuca) e realizou-se um sorteio. O escolhido foi o conhecido treinador North American T-6. Após isto, escolhemos a escala, sendo a 1/48 a escolhida, e o fabricante/molde o da Ocidental, encontrado em marcas como a HTC e a Italeri além de uns raros kits da própria Ocidental. Mais igual do que isto é difícil de imaginar.Só a título de esclarecimento e informação, os demais participantes foram: O P-47 Thunderbolt, o F4U Corsair, o F4F Wildcat, e o Me-109 dos que me lembro. E novamente aprendemos outras grandes lições para os eventos seguintes.

Primeiro, o sorteio, após a indicação não é a melhor maneira de escolher. Descobrimos, após o sorteio, (contamos os votos, sugestões) que o T-6 era um dos azarões do páreo. O mais lembrado e escolhido foi o poderoso P-47 que teve a maior indicação.Se é mais fácil montar o bicho ou não depende de cada modelista. Ou seja para a próxima devemos escolher pelo voto e não pelo sorteio sob pena de ganhar um kit que não é o desejado pela maioria.Ainda assim, os que não tiveram o "seu candidato" eleito, participaram, afinal o que vale é o desafio, mas fica a lição.

Segundo, este de caráter mais técnico, o T-6 não é kit de montagem em 24 horas. É muito detalhado, requer paciência e sobretudo tempo para uma boa montagem.Mesmo sendo de um bom fabricante, tem umas peças que são dengosas, para dizer o mínimo, para encaixar e colar, além de um canopi danado de bonito mas que para um acabamento adequado, é importante utilizar-se de máscara para a pintura; enfim, coisas que tomam tempo, o que em uma maratona é precioso.

O Evento teve início no dia 12. Além dos participantes, estavam presentes os Juízes para a verificação dos kits, (se estavam totalmente desmontados), pontualmente às 10:00 autorizaram o início da competição.Como no evento anterior, além da montagem dos kits, nas 24 horas não faltaram música (rock nacional e internacional), bate-papo, pizzas, refrigerante, brincadeiras, televisão e DVD, pausas e principalmente, muito companheirismo.

Dicas, informações, conselhos, material enfim tudo que se espera de um grupo de aficionados pelo modelismo.Sem aquela coisa de "técnicas secretas", ou coisas do gênero, graças aos céus.Enfim, um excelente clima entre os participantes. Infelizmente alguns contratempos obrigaram a saída antecipada de dois participantes da Maratona.Assim ficaram apenas três concorrentes. Apesar de uma previsão de participação antecipada de pelo menos 9 pessoas, o evento começou com 5. Apesar de ser um T-6 e das dificuldades anteriormente citadas, os três remanescentes conseguiram terminar seus kits.

Pontualmente às 10:00 do dia 13 os Juízes deram por encerrada a montagem passando-se a avaliação dos trabalhos. Como no evento anterior, foram estabelecidos 5 itens para julgamento, com notas de 0 a 10 sendo:

  • Decais
  • Detalhamento
  • Fidelidade
  • Montagem
  • Pintura

Após o julgamento, que foi realizado pelos nossos Colegas Juízes, Fontana, Cezar Harres e Sergio Scheinkmann, a quem agradecemos pela preciosa colaboração, chegou-se aos seguintes resultados:

1º Lugar Medalha de Ouro - 133 pontos
T-6 L´Armeé  D´Air - Treinador
Modelista:  André Nakid

2º Lugar Medalha de Prata - 126 pontos T-6 L´Armeé D´Air - Guerra da Argélia Modelista: Claudinei Silva

3º Lugar Medalha de Bronze - 194 pontos T-6 Esquadrilha Onix Modelista: Matias Schweizer

Os finalistas receberam ainda como prêmios:

  • 1º Lugar - Um kit Dremmel
  • 2º Lugar - Um jogo de ferramentas
  • 3º Lugar - DVD a Guerra no Pacífico
  • Nesta edição infelizmente apenas 3 conseguiram completar a Maratona mas acreditamos que na próxima, afinal esta não foi a última, teremos a participação de mais modelistas, assim sendo,

    Até a próxima Edição!

    Fotos:
    Texto:


    Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
    Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
    Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

    Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
    Eventos Agendados
    Janeiro
    S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5 6 7
    8 9 10 11 12 13 14
    15 16 17 18 19 20 21
    22 23 24 25 26 27 28
    29 30 31        

    Fevereiro
    S T Q Q S S D
          1 2 3 4
    5 6 7 8 9 10 11
    12 13 14 15 16 17 18
    19 20 21 22 23 24 25
    26 27 28