Inscrição

 Histórico

 Perguntas freqüentes

 Frases e Máximas

 Opinião

 << Voltar
Vida Nova com o Plastimodelismo

Meu nome é Iguaracy Martins de Lavôr e tudo começou no ano de 2007, mais precisamente no mês de maio, quando descobri que possuía um problema cardíaco de origem hereditária, o que resultou na implantação de três stents para evitar um enfarto e continuar vivendo. Meu cardiologista recomendou a livrar-me do estresse, o que não seria possível caso continuasse a exercer minha profissão, qual seja, Promotor de Justiça criminal em uma jurisdição bastante complicada na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará.

Entre a minha carreira e minha vida, optei pela segunda, o que me levou a uma aposentadoria precoce aos quarenta e sete anos de idade. Após o período de adaptação na nova vida, fiquei pensando no que fazer para ocupar meu tempo livre, já que não queria mais nenhuma atividade no ramo do Direito. No mês de setembro desse mesmo ano, lembrei-me que havia montado um porta-aviões cerca de uns oito anos antes e que fiquei bastante empolgado naquela época. Procurei a mesma loja e para minha decepção esse tipo de produto não mais se encontrava à venda. Fiquei um tanto desapontado, pois não havia outra opção de loja do meu conhecimento.

Então surgiu providencialmente a sugestão da minha filha: "Pai, procura na internet!". E assim o fiz. Numa dessas buscas na rede surgiu o site SPMmodelismo, conduzindo-me a um novo mundo repleto de possibilidades. Movido pela curiosidade, ingressei na seção "Como construir". Visualizei a palavra "Dioramas" e pensei: "Meu Deus, o que será isso?". Cliquei e então surgiu de maneira cristalina o meu objetivo daquela data em diante. Imediatamente as lembranças do Forte Apache e dos soldadinhos de plástico da minha infância vieram à tona.

Empolgado, chamei minha mulher e disse: "É isso que eu quero fazer!!!". Ela, sem dúvida, é minha maior incentivadora, inclusive funciona como um exigente controle de qualidade. Outra surpresa agradável surgiu no site: "Lojas no Brasil", onde consta o nome e endereço da única loja desse ramo aqui em Fortaleza e que nem eles mesmos sabiam que figuravam no site. Liguei pra loja, confirmei o endereço e desloquei-me até lá, onde adquiri alguns kits, principalmente de aviões, porque ainda não havia definido minha categoria. Até aquele momento não entendia de nada, contando apenas com uma grande força de vontade em aprender as técnicas.

Peguei algumas dicas com o pessoal da loja e comecei minha árdua tarefa de montagem dos kits. Logo senti a dificuldade em realizar certos acabamentos pela absoluta ausência de material, o que inevitavelmente induziu-me a criar as peças que necessitava. Empolgado, consegui montar quatro dioramas no curto espaço de seis meses. Esclareço ao leitores que ainda me considero um iniciante, porém com muita persistência em aprender os ensinamentos dos mais experientes.

Numa dessas minhas idas à loja, na companhia da minha mulher, soube que haveria um encontro de plastimodelistas em Fortaleza, no mês de abril de 2008, promovido pelo Grupo de Plastimodelismo de Fortaleza - GPFor, no qual participei como iniciante, tendo um de meus dioramas recebido o troféu e a medalha nessa categoria. Foi um momento emocionante na minha vida, pois tudo aconteceu na presença da minha mulher e da minha filha. Importante também foi ter conhecido vários plastimodelistas aqui de Fortaleza, surgindo espontaneamente amizade com alguns deles, coisa que preservo com muito carinho.

Meu pai costumava dizer para nunca ter pressa na vida, pois tudo acontece no seu devido tempo. Hoje em dia monto apenas dioramas e figuras da Segunda Guerra Mundial, em especial veículos blindados (Sherman) e o valente e intrépido Jeep Willys, todos na escala 1:35, que achei ideal desde o início. Esse hobby me caiu como uma luva: é praticado no sossego do lar e minha mulher adora. Embalado por esse maravilhoso hobby, consegui ir à Campinas em agosto de 2008, creio eu o sonho de todo modelista. Lá, tive a honra e o prazer de conhecer vários modelistas que somente conhecia através de páginas da internet, em especial o Matias Schweizer, a quem expresso minha gratidão pela existência do site spmodelismo, o qual se dedica integralmente ao mundo que agora também é meu: o plastimodelismo.

Texto:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Abril
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Maio
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31