Inscrição

 Histórico

 Perguntas freqüentes

 Frases e Máximas

 Opinião

 << Voltar
Plastimodelismo - A Visão de uma esposa

Eu planejava escrever esse artigo há mais de 10 anos. Agora, com o Ano Novo por ai, é hora de parar de procrastinar. Então aqui vai. Aprender a apreciar o hobby do meu marido é uma resolução mais fácil do que manter aquela nova dieta, acredite!

Primeiramente, algum background. John e eu nos encontramos em 1996, bem antes de isso ser comum. Ele deixou a carreira nos Fuzileiros Navais para nos casarmos e mudamos para Chicago, então bem antes, tudo o que eu podia fazer era aprender a apreciar o hobby qye ele tanto gostava. Naquela época, a presença online de John era uma página pessoal na AOL onde ele apenas mostrava alguns dos modelos que ele montou e trocas de técnicas que ele aprendeu. Isso foi até eu registrar o domínio StarShipModeler.com como presente de Natal para John e ele comecóu a transformação de uma página pessoal para uma comunidade on-line e loja que vocês conhecem hoje.

Existem muitas coisas que eu adoro nesse hobby que é difícil escolher um ponto inicial. Mas se eu tivesse que escolher um seria: John está sempre em casa. Plastimodelismo é um hobby onde 95% do tempo é gasto em um lugar na sua própria casa. Ele não fica caçando por dias a fio. Ele não gasta oito horas em um sábado de golfe. Não está num bar, bebendo e vendo jogos com seus colegas. Ele está em casa, na sua "caverna" silenciosamente trabalhando no seu último projeto, que no momento é a "Tree Lady" (Você a verá na Wonderfest 2009).

Eu sempre sei onde ele está, ele não está atrasado e está sempre aqui quando nós precisamos dele. Se minha filha de 5 anos, Sarah, precisa de alguém para trocar o vestido de sua Barbie e estou no meio de algo, John para por um minuto e faz isso por ela. Se a máquina de lavar precisa ser ligada, ele pode fazê-lo. Modelismo é um hobby que você pode parar e iniciar 100 vezes, e não afeta o resultado final. Quando o jantar está pronto, ele termina o que estava fazendo e vem à mesa em alguns minutos. Não tem "espere até o intervalo" ou "não posso parar agora. Estou no nível 27 e é um novo recorde para mim". E, antes de terminar, tenho que mencionar que John frequentemente cozinha em casa. Ele é melhor cozinheiro que eu.

Modelismo é um hobby que pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite. John trabalha em seus modelos quando tem algum tempo livre. Frequentemente, isso é tarde da noite, quando Sarah já está na cama. É um período quieto e perfeitamente apropriado para um relaxamento solitário após um dia exaustivo. Modelismo não tem cronograma. Você não precisa se preocupar se o "Grande Jogo" irá vai cair no dia do aniversário da Mamãe. Modelismo pode ser feito durante todo o ano e perfeitamente praticavel em tempo ruim, ao contrário de alguns esportes. Sua agenda não interfere no futebol de Sarah ou na reunião das escoterias que ela participa.

Comparado com outros hobbies, modelismo é relativamente barato. Não me olhe assim! Sim, modelismo pode ser mais caro que outros hobbies. Mas pergunte para minha colega, Karla, cujo o marido faz cinco ou seis viagens de caça por ano, assina 19 revistas sobre o tema (você sabia que havia tantas?), e possui diversas molduras de patos para contar. Ou pergunte para minha colega, Maryanne, cujo o marido tem tickets para a temporada de hockey dos jogos dos Black Hawks, sem contar os gastos dentro do estádio. Não acredita ainda, pergunte a suas amigas, irmãs e vizinhas. Muitos homens gastam muito mais em seus hobbies que nossos maridos em modelos. Isso vindo de mim, uma esposa que tem um marido com mais modelos do que pode ser montados em uma vida inteira.

Também é um bom hobby para tempos de dificuldades financeiras, como agora, para muitas pessoas. Claro que é emocionante pegar um modelo de US$ 300,00 e gastar horas incontáveis para terminá-lo, assim como pode ser igualmente divertido pegar um kit de US$ 20,00 e gastar meses construídos detalhes próprios. Então, em tempos difícieis, pode-se trabalhar em kits mais baratos e ainda assim desfrutar de seu passatempo.

N.T.: Além disso, como muitos modelos ficam guardados por meses, pode-se usar os tempos de "vacas gordas" para comprar kits mais caros, ao passo que estes podem ser montados em períodos de crise. Não é necessário que a todo mês seja comprado um novo kit.

Homens precisam de um tempo a sós em sua "Caverna". Um colega recomendou o livro "Homens são de Marte, Mulheres são de V^nus" há alguns anos. Lendo com calma, há interessantes revelações nele. Os homens precisam de uma "Caverna". Eles precisa de um lugar onde podem ir e ficar sozinho por uns momentos. Mulheres quando têm problemas, falam sobre isso. Ligam para irmãs e amigas e ficam conversando até os olhos cansarem. Homens não fazem isso. Eles não "põe para fora" eles ficam pensando até concluir. Isso não quer dizer que eles queiram ficar sentados em um canto da casa, pensando. Mas enquanto eles trabalham em seus modelos, lendo revistas ou jogando jogos onl-line, qualquer coisa que os aborreça é deixado de lado até que eles (a) descobrem o problema ou (b) decidem que aquilo não é um problema, e esquecem. Mas, definitivamente, eles precisam de um tempo e espaço sozinhos. Assim, se você não deixá-lo com seus kits, eles farão como meu pai fazia: pegam o jonral e ficam lendo no banheiro por horas. Ou então, o verá pegando o casaco para dar uma saídinha, ao invés de ficar resguardado em sua "Caverna" para ficar um tempo sozinho.

A "caverna" não precisa ser uma sala em separado. Se você não tem um quarto para isso, uma mesa ou um canto da mesa de jantar podem ser suficientes. Só é necessário um espaço que ele possa chamar de seu, onde ele pode sentar, trabalhar em um modelo e fechar-se para o resto do mundo, por uns instantes. Isso o recarrega, então deixe-o sozinho modelando por algum tempo. Se necessário, faça um acordo sobre o tempo a ser gasto com o modelismo e outros afazeres domésticos, mas dê um tempo a ele mesmo e deixe-o saber que você precisa tempo para si mesma também.

Eu nunca entendi os esportes. Começo homens cujo o único hobby é assistir jogos na TV ou no estádio. Não jogar, apenas assisti-los. Eu posso entender o quanto é divertido seja participar de um time amador, estando com amigos, fazendo exercícios, divertindo-se. Mas eu não consigo entender como pode ser divertido perder três horas na frente da TV, sem nada a acrescentar, exceto a barriguinha de cerveja, especialmente se assistir sozinho. Quando o jogo acaba, está acabado e você não tem nada além de três horas de tempo perdido. No modelismo, você está criando algo pelas próprias mãos.

Um modelo é uma bela peça de arte. Requer talento, paciência, determinação e habilidade para se construir um modelo. É a sua interpretação pessoal de um tema que você faz. Não é somente um kit, mesmo que tenha começado a partir disso. Vejo centenas de Babylon 5 Star Furies e nunca dois kits parecem iguais. Na verdade, John tem diversos à mostra em nossa casa, cada um, único.

Mencionei a "Tree Lady" anteriormente, que John está trabalhando, mesmo quando estou escrevendo isso. Imagine uma árvore que ganha vida, com casca ao invés de pele, folhas no lugar de cabelos e raízes no lugar de pés. Eu a vi crescer e mal posso esperar para vê-la pronta. Isso é arte, baby!

Modelos podem ser mostrados com bom gosto em sua casa. Nós temos mais de 200 modelos prontos em nossa casa. A maioria está está exposta em estantes na sala de estar, mas alguns estão pendurados ou montados em bases nas paredes. John mantém seu modelismo confinado na "caverna" do porão. Ele prefere lixar peças quando está na cozinha, por isso existe uma pequena parte com lixas disponíveis em casa. Mas não toma cada centímetro de sua casa. Se o modelismo do seu marido está em todo lugar, então você tem uma boa razão para criar um compromisso: Ele fica responsável pela limpeza e de deixar tudo no lugar, e você o deixa o dia para ele trabalhar. Parece razoável e você pode dizer a ele que eu disse isso.

Nós encontramos milhares de amigos e muitas das últimas amizades vem do modelismo. StarShipModeler é apenas uma das muitas comunidades online que permite manter as pessoas ligadas pela paixão do hobby. Enquanto o modelismo é um hobby solitário, você pode usar isso como um catalisador para novas amizades. Como adulto, é complicado achar novas amizades. Colegas de trabalho são comuns, mas você realmente que encontrar com eles diariamente e também nos finais de semana? Provavelmente náo. Quando nos mudamos para Chicago, a única pessoa que ele conhecia era eu. Mas com contato com outros modelistas da região, através da internet, agora temos amizades para uma vida toda. Fizemos festas e abrimos nossa casa para visitantes do Brasil, Inglaterra, Austrália, Canadá e meio EUA. Vá com seu marido para os eventos de modelismo e aceite os convites para confraternizações de natal. Você verá quantas outras esposas há lá. Você não se arrependerá!

E talvez nós nos encontremos, em Louisville, no Wonderfest 2009.

Texto: Linda Lester

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Janeiro
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Fevereiro
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29