O projeto iniciou a partir do kit Flashback escala 1:48. O assoalho do cockpit, laterais, assento do artilheiro e o painel de instrumentos foram feitos com finas chapas de madeira compensada para dar uma aparência real.
CONSTRUÇÃO
As partes internas da fuselagem bem como o a área do cockpit foi pintada com branco brilhante e raiado com tintas a óleo "vermelho ocre" e "queimado sienna" para simular a granulação da madeira, como no avião real, todo construído em madeira.
O mecanismo do pedal do leme foi construído usando algumas partes de photo etched do kit e outros componentes feitos por mim (scratch). As polias do leme sob o painel de instrumentos foram montados usando diferentes tamanhos de discos de photo etched e os cabos de controle foram feitos com fios de cabelos de uma peruca de teatro. A coluna de controles foram reconstruídas usando estireno e o photo etched fornecido pelo kit que controla a roda foi fixado na borda com epoxy e pintado simulando madeira. Outros detalhes foram acrescentados para completar o cockpit, além do excelente cinto de segurança em photoetched fornecido pelo kit.
Em seguida as metades da fuselagem foram alinhadas (estavam tortas) usando água quente e torções persistentes. As superfícies a serem unidas foram lixadas sobre uma superfície envidraçada para obter uma colagem sólida e livre de problemas. As linhas de painel no capô do motor foram refeitas utilizando um "scribing" da Squadron. Este é um típico kit de montagem rápida, o encaixe é quase perfeito, então construí um gabarito de montagem de plástico que me ajudaria a alinhar corretamente as partes na colagem. A asa na fuselagem foi a etapa que ganhou atenção primeiro.
A localização correta inicial e final das asas foram estabelecidas e marcadas na fiselagem com uma lapiseira técnica de acordo com os desenhos contidos no "The Complete Book of Fighters" (Smithmark books). A parte interna nas asas foram lixadas para assegurar o ângulo correto do diedro de acordo com o desenho do livro. A fuselagem recebeu nos dois lados dois furos de 1,6mm e pinos de aço inox foram atravessados sob o assoalho do cockpit de um lado ao outro. Furos na posição e distância equivalente foram feitos na parte interna das asas assegurando um encaixe perfeito e correto da asa.
Os limites das asas foram lixados para reduzir as falhas de encaixe de modo a não prejudicar a textura de tela das mesmas utilizando lixa 1500 desgastada num toco de madeira.
Próximo passo: trabalhar nos flutuadores. A estrutura do kit foi descartada em favor de peças caseiras de estireno Evergreen e estrutura Contrail. O avião foi assentado no gabarito de montagem assegurando o alinhamento correto dos flutuadores, e os suportes foram coladas individualmente.
As superfícies da cauda foram refeitas para representar uma máquina de produção inicial, arredondando-se os profundores e dando seu perfil correto. Elas não apresentaram problemas de ajuste, exigindo apenas um acabamento mais apurado.
Agora vem a parte do motor: Mercedes Benz III. Apenas o bloco do motor foi aproveitado do kit. As vávulas, unidade de combustível, sistemas de admissão e descarga e eixo da hélice foram feitos de corda de piano e estireno por mim (scratch). Referências não citam as cores reais do motor, então escolhi vários tons de Model Master Metalizer.
Furos de fixação dos cabos de controle do leme e aileron foram feitos utilizando bronze aquecido e introduzido no plástico, com os cabos tendo sido feitos com "sprue".
A excelente metralhadora LMG 08/15 fornecida pelo kit foi usada. De qualquer forma a metralhadora de ré recebeu um novo tambor sem cobertura.
PINTURAS, MARCAÇÕES E BASE
Resolvi finalizar o avião o mais próximo possível da arte da caixa, pois foi isto que me inspirou montar este modelo em primeiro lugar. Foi uma daquelas "paixões à primeira vista". O avião representa o utilizado pelo ás alemão Erich Christiansen que abateu 3 Felixtowes em 4 de Julho de 1918.
O avião foi pintado com uma variedade de esmaltes Model Master e Humbrol misturados em tons próximos aos apresentados na caixa. Os excelentes decais Propagteam foram aplicados e uma camada de acrílico fosco Aeromaster selou o acabamento.
O suporte do avião foi fabricado em compensado com rodas em photo etched e pneus em borracha no tamanho apropriado.
A base foi feita de alumínio temperado coberto com Sculptamold. O deck, feito de tiras de madeira balsa foi mergulhada na superfície úmida e deixada para secar por 24 horas. O Sculptamold foi então pintado em marrom e coberto com "chão" da Woodland Scenics. Pingos de água foram adicionadas utilizando verniz acrílico brilhante.
CONCLUSÃO
A morna impressão causada pelo primeiro contato com as partes do kit finalmente recompensaram o projeto e estou procurando agora mais um item da 1ª Guerra Mundial para montar. Vamos encontrar um Gotha!!!!
As partes internas da fuselagem bem como o a área do cockpit foi pintada com branco brilhante e raiado com tintas a óleo "vermelho ocre" e "queimado sienna" para simular a granulação da madeira, como no avião real, todo construído em madeira.
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