INTRODUÇÃO
Muitos modelistas procuram por algo diferente - um avião especial que não é super produzido pelas indústrias ou pequenos fabricantes. Um desses aviões "esquecidos" na escala 1/48 é a versão final do Tony com motor em linha, o Ki-61-II kai.
Eu venho pensando nesta versão deste 1996, quando eu comprei um velho Ki-61-I e um Ki-100 da Otaki. Como os detalhes dos kits da Otaki são pobres, comprei também um terceiro kit da Hasegawa. O cockpit detalhado e o DB-601 de resina (eu acabei não usando aquele motor) vieram da Aires. Peças em photoetched da Eduard também foram muito úteis para o Ki-100, incluindo os flaps.
A MONTAGEM
Primeiro eu cortei as metades da fuselagem do 61-I em 3 partes, depois dividi a parte traseira da fuselagem do Ki-100 e colei na parte do meio do Ki-61-I.
Então acrescentei cerca de 1cm à seção frontal (veja o comprimento de um Ki-61-II kai real!)
O cockpit da Aires serviu muito bem na fuselagem, apenas lixando um pouco.
Do kit da Hasegawa eu usei o radiador, trem de pouso completo, suporte da asa, tanque de combustível, tampa superior do motor e o pitô. Usei o poço do trem de pouso da Hasegawa como modelo, e fiz minha própria cópia em resina, substituindo o da Otaki.
Usei o velho kit da Otaki por causa dos rebites, que me ajudaram a dar o efeito ondulado na fuselagem. Adicionei alguns rebites nas asas, e então cada linha de rebites foi lixado e polido para lembrar o desgaste do metal (seguindo instruções de D. Garsonnin na FSM de Fevereiro de 94).
Até aqui, o trabalho mais entediante foi feito.
PINTURA E DECAIS
Em comparação, pintar com Kawasaki Green da Aeromaster e metalizers da MM foi um alívio, assim como envelhecer com giz pastel.
Os decais são da Otaki e da Hasegawa, e os símbolos das asas foram aerografasdos.
CONCLUSÃO
Minha primeira (e provavelmente a última quando me dou conta do trabalhão que tive) tentativa de conversão incomum. Gastei muito tempo e dinheiro, mas o resultado é uma rara e bela aeronave japonesa.
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