INTRODUÇÃO
Este projeto iniciou inspirado numa fotografia encontrada num livro intitulado "Workhorse Props" de Gerry Manning. Ela descreve um F7F convertido em "avião bombeiro" (contra incêndio) que operava em Ryan Field, Hemet, California, em 1973.
Parti com um kit da AMT na escala 1:48 do F3F-7. Na verdade não é um mau kit, com um bom baixo relevo e pneus de vinil em separado. O plástico é macio para esculpir, em cinza claro e as transparências são muito boas. Neste projeto também foram usados o cockpit em resina da HiTech, tanques em resina da Ventura Hobbies, photoetched do F7F da Eduard e os excelentes decais da Aeromaster "Tigercat firefighters".
A MONTAGEM DO MODELO
Depois de passar muito tempo retirando o excesso de resina, o cockpit encaixou facilmente no lugar, sendo que os suportes foram feitos com estireno Evergreen.
O painel de instrumentos Eduard foi utilizado acrescentando-se detalhes feitos por mim. A área do cockpit foi pintada com Interior Green (um tom médio foi acrescentado).
Uma nota sobre o que é conhecido como "Cromato de Zinco primer verde". Isto é apenas uma composição química do real primer bem como este foi o primer escolhido naqueles dias. Altamente cancerígeno ele foi retirado de uso na maioria das indústrias aeronáuticas desde o início dos anos 90 em favor de primers epóxi menos prejudiciais. Ambos (cromato de zinco e epóxi) são disponíveis em vários tons, variando do amarelo ao verde oliva, às vezes cinza. Aquele conhecido Cromato de Zinco significa várias cores para várias pessoas (como cáqui), e a melhor maneira de saber exatamente qual a cor correta usada no seu projeto é utilizar fotografias da época e/ou as cores do Federal Standart, e não se esqueça: a cor real do interior de um avião variava de modelo para modelo e às vezes dependia do primer disponível, especialmente nos anos de guerra.
Um peso substancial foi instalado no nariz do avião utilizando chumbro de munição com cola epóxi de secagem rápida (5 minutos).
Um aviso: este kit terá a cauda muito pesada quando finalizado, especialmente por conta do tanque de resina, e o trem de pouso sofrerá muita carga. Consequentemente um bom processo de colagem e secagem é recomendado nos trens de pouso, bem como um reforço na estrutura de junção das partes da fuselagem. O ideal seria o avião ter os três trens de pouso colocados ao mesmo tempo com suas respectivas rodas.
Depois de fechada a fuselagem o próximo passo será a montagem das asas. Os pontos de fixação das asas necessitam um bocado de massa para ficar apropriado. Um anteparo de estireno foi fabricado e reforçado com pinos, e instalado próximo aos bordos de ataque e fuga. Detalhes como portas dos porões, mecanismos articulados, condutores hidráulicos foram feitos em estireno e acrescentados nos locais devidos, baseados em fotos.
Em seguida foi fixado o tanque Ventura na fuselagem. Isto é mais facilmente feito sem as asas instaladas, pois facilita o acesso aos limites do tanque/fuselagem para acabamento. Eu sugiro que o tanque tenha seu miolo retirado o máximo que puder, escavando ou limando, para diminuir o peso do kit. Por conta do perfil do tanque, a união não é perfeita, sendo necessário o uso de massa para as devidas correções. Eu utilizei massa epóxi automotiva (duas partes a serem misturadas) porque ela cura por catalização e consequentemente evita problemas de encolhimento. Uma vez instalado o tanque, foi instalado dois reforços fabricados com canaletas Plastruct e preenchidas interiormente.
Sob o tanque foram feitas portas com estireno Evergreen e instaladas, inclusive os tubos de ventilação.
As asas foram coladas utilizando cola CA (cianoacrilato - Bonder), e os motores com reguladores e magneto Verlinden foram pintados com Engine Gray e Steel, aplicado washed e dry-brush e fixados no local.
PINTURA E TOQUES FINAIS
Vários tons metálicos de Model Master Metalizer foram aplicados para reproduzir as diferenças entre os painéis, e uma camada de verniz acetinado Aeromaster foi aplicada para dar um visual oxidado, como no avião real. Esmaltes Model Master Insignia Red e Insignia White encerraram o esquema de cores. As marcas dos gases do escapamento foram aerografados com uma mistura na razão de 8/1 de álcool isopopílico e Tamiya XF-1 (preto fosco). Os decais Aeromaster assentaram perfeitamente com Micro-Set e Micro-Sol (soluções amaciantes).
Uma antena civil de VHF, transponder e antenas ELT foram reproduzidas em estireno e as peças restantes dos trens de pouso foram acrescentados nesta etapa. O kit de detalhamento Hi-Tech forneceu as rodas murchas, dando o efeito do peso do avião. A roda dianteira é da True Details (T-33) para reproduzir a roda real, que não possuía calotas quando o avião operava no combate a incêndios.
A BASE
Uma base de 38,1cm x 38,1cm foi adquirida, oferencendo cerca de 2,5 cm de área livre ao redor do avião. A superfície de alfalto foi feita com estireno branco de 2mm, onde ao baixo relevo foi feito utilizando o "scriber" da Squadron. Algumas "falhas" da superfícies foram acrescentadas nesta fase.
Para acrescentar um pouco de textura à base, apliquei areia muito fina na superfície e martelei a areia sobre o estireno, de forma a reprodizur a textura de concreto velho. Depois de martelado, a areia foi retirada e o plástico foi limpo e seco, estando pronto para a pintura.
Uma camada de esmalte Model Master Light Sea Gray (FS 36307) foi aerografada e vários tons baseados nesta cor foram aplicados. Uma linha foi mascarada através da base e pintada com Tamiya White bem diluída, para parecer esmaecida.
CONCLUSÃO
Um projeto muito satisfatório e colorido, que se sobressai entre muitas aeronaves militares. Por favor não se hesite em me escrever para obter qualquer resposta sobre este projeto.
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