HISTÓRIA
O Ilyushin Il-86 (Camber) é conhecido como A340 russo. Embora, seu formato quadrimotor e semelhanças no trem-de-pouso, o mais correto seria chamá-lo de A300 russo. Isso, pelas semelhanças do projeto, época e pelo seu desempenho. O projeto deveria estar pronto para as Olimpíadas de Moscou, em 1978, mas devido a atrasos, só apareceu em 1981. O avião é o maior Wide-Body de construção russa e sempre chamou a atenção no ocidente, por suas linhas elegantes e harmoniosas. No entanto, quando da queda da URSS, em 1992, o modelo passou a ser melhor conhecido e seu desempenho decepcionou. A linha de produção parou com pouco mais de 100 unidades fabricadas. Apesar disso, o Il86 é considerado um avião seguro, com apenas um
acidente grave (em 2001) e sem vítimas.
Adquiri esse modelo quando vi um exposto em um Open. Na época não sabia da existência de kits para tal modelo. Apesar disso, como avião civil não é minha praia, o modelo ficou encaixotado por um bom tempo, até que a possibilidade de uma exposição sobre equipamentos de origem russa me fez colocá-lo na bancada.
MODELO
O modelo é o Il86 1/144 da Zvezda, nas cores da Aeroflot. O mesmo molde é comercializado pela Revell, embora acredite que o plástico deste último seja melhor, além de as opções de decais serem diferentes. O kit é em baixo relevo, o que é bom, mas considero que os sulcos sejam profundos demais (comparável a aviões em escala 1/32). Apesar disso, são muito bem feitos e as gravações, pelo que vi, bastante fiéis ao original.
Os trens-de-pouso representam a maioria das peças do kit, e são muito finos (tanto no sentido literal, quanto no acabamento). Eu acho que são muito frágeis, então aconselho a montá-los somente no final da construção ou fazer como eu: Montá-los em separado, e deixá-los bem escondidos.
As turbinas têm as naceles bem feitas, mas os fans decepcionam. Acredito que isso poderia ter sido facilmente melhorado pelo fabricante. Como tenho muitos modelos em caixa, aproveitei os fans de um outro e fiz um molde em resina. Usei o fan do Nimrod 1/72 (Airfix), que se encaixa quase que perfeitamente na nacele original. O exaustor da turbina também é bem simples, mas como fica bem escondido, não me preocupei com esse detalhe.
MONTAGEM
A fuselagem encaixa-se bem, mas mesmo sem fendas, é preciso um pouco de massa para tirar a emenda. Olhando as fotos, num processo bastante empírico, achei que o nariz do kit muito pontudo em relação ao real. Assim, limei a ponta em cerca de 1mm, totalmente reto e depois fui desbastando com lixa grossa até ficar com o aspecto arredondado novamente. O kit vem com uma peça em separado para a caixa das asas e trem principal. Essa peça também tem um encaixe perfeito. Aqui, uma dica interessante. Essa peça divide duas entradas de ar na raiz das asas. Se você as montar conforme as instruções, terá uma peça maciça. No entanto, se você passar um estilete na peça da caixa, antes de colá-la, terá uma entrada de ar aberta, um detalhe que dá um visual bastante atrativo no kit. Um refinamento bem simples de se fazer.
A montagem das asas e estabilizadores é bem tranquila, praticamente não precisando de massa e só alguns ajustes para tirar as emendas. A junção das asas com a fuselagem é praticamente perfeita, sem necessitar de qualquer tipo de acerto posterior. O encaixe dos estabilizadores requer alguma massa. A dica é deixar a parte "ruim" para baixo da junção, assim, o emassamento não fica muito visível.
O encaixe das naceles é relativamente tranquilo, mas os tubos são muito finos para tentar se tirar a emenda interna. Assim, resolvi deixar passar esse problema. O problema maior é o encaixe das turbinas nas asas. Realmente essa foi a parte mais demorada do modelo, pois é preciso passar massa e lixar em locais de difícil acesso. Detalhe importante: note que os motores do Il86 não são iguais em ambos os lados. Os reversores ficam em ângulo, de modo que os gases não sejam expelidos para o avião (para mais abaixo, os internos; para cima, os externos). Fique atento ao montar as peças. Adivinha por que estou dizendo isso?
As transparências das janelas, optei não utilizá-las, pois prefiro usar Acrílico para artesanato como etapa final. O visual fica melhor, além de não precisar mascarar janela a janela, para a pintura. A vidros da canopi podem ser encaixados por fora da fuselagem e necessitam um pouco de massar para dar uma união mais realista ao kit. No fim, acabei deixando os filmes dos decalques das janelas sobre as janelas.
Como disse, os trens-de-pouso são muito frágeis. Eu os montei de deixei-os prontos para uso, bem guardados. É preciso ter cuidado com o encaixe das peças. Cada trem principal é formado por quatro peças, sendo que os eixos são encaixados em filetes bem finos. Esses devem estar bem presos ao conjunto, caso contrário, as rodas tendem a "abrir" com o peso do avião. Os eixos são um pouco compridos e nem todas as rodas se alinham bem. Se for o caso, corte quase todo o eixo com um alicate e cole a roda, bem firme, na ponta restante do eixo. Assim, se precisar alinhar, ficará mais fácil, pois tem-se um certo jogo.
PINTURA
Eu, como gosto de fugir do lugar comum (como se se encontrasse Il86 em qualquer exposição!) e procurei por pinturas interessantes do Il86 e acabei achando a versão da Ural Airlines. Achei-a muito bonita e corri atrás dos decais. Felizmente, havia um pequeno fabricante que tinha essa versão e encomendei uma folha. Falo mais tarde sobre os decais.
A pintura do Il86 é bastante simples, sendo basicamente branco e cinza claro (FS36440, aproximadamente). Eu pintei ambas com tinta Duco, para poder fazer o polimento e depois trabalhar o envelhecimento, com betume. A pintura poderia ser relativamente simples, mas notei que os decais são impressos artesanalmente, provavelmente em impressora laser. Com isso, o branco não é impresso (onde há decais brancos, na verdade, deve-se ter o fundo pintado antes). Além disso, esse tipo de impressão requer um fundo claro, pois o filme e um pouco translúcido. Nota-se isso quando aplica-se sob fundo escuro.
Por conta desses detalhes, tive que fazer um pintura branca seguindo as partes onde seriam aplicados os decais. Isso exigiu um certo cuidado, pois tinha que calcular exatamente a divisão entre o cinza e o branco. As partes mais críticas são na parte frontal, onde há a arte em Azul e Vermelho, e na cauda, onde há uma curvatura e afinamento das faixas.
Além, disso, há alguns detalhes em vermelho nas extremidades das asas e profundores, e deve-se pintar de alumínio os bordos de ataque das asas, estabilizadores e deriva e bordos de ataque dos motores.
Os motores exigem uma certa paciência. Os reversores são do estilo grade, e se você verificar as fotos, tem alguns detalhes em gun metal (grade) e alumínio (bordas). Para fazer isso, não há segredo, só trabalho braçal. Pinte primeiramente tudo de gun metal, mascare a parte central; Pinta agora as bordas em alumínio e por cima de tudo, remascare as bordas (sem tirar a máscara inicial). Isso tudo deve ser feito antes de encaixar o motor na asa, para facilitar o trabalho.
Por fim, o radome parece ser um pouco beje (Radome Tan, misturado com muito branco), pelo menos nesse avião. Comparando as fotos, alguns parecem ser mais cinza e outros da cor do avião. Acredito que isso tenha influência das cores ao redor do avião, qualidade do filme e época do avião. Para terminar, o preto anti-ofuscante à frente do pára-brisas. Se preferir, isso também pode ser feito com o decal.
DECAIS
Acredito que esse foi o maior complicador da montagem. Os decais são da TwoSix e, como disse, parecem ser impressos em impressora laser, e filme contínuo. Esse tipo de impressão gera um decal translúcido que só pode ser aplicado sobre fundo
branco. Além disso, há pequenas diferenças nos tamanhos dos decais e o o kit. Medindo-se pelas marcas das portas, as quais usei de baliza para os decais. Algumas faixas das janelas não se encaixam corretamente, precisando ser cortando em décimos
de mílimetros até que as partes fiquem alinhadas. A emenda da faixa azul na cauda e deriva é bom, coisa que eu temia muito. Alguns pedaços brancos são visíveis na cauda, e acabei pintando essas partes com azul bem de leve.
Tive alguns problemas com os decais e acabei tendo que utilizar duas folhas do mesmo. Assim, só sugiro esse tipo de decal para que tiver bastante experiência, e/ou for muito fã da companhia.
CONCLUSÃO
O kit é bastante fácil de montar e o acho muito bonito também. A montagem foi relativamente rápida, só atrasada pelos decais. Acredito que mesmo nas cores básicas da Aeroflot, seja uma boa opção.
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