INTRODUÇÃO
Durante a Segunda Guerra Mundial, tropas alemãs capturaram um grande número de aviões inimigos, bem como todas as forças. Talvez a grande diferença enter a Luftwaffe e as outras tenha sido a criação de uma unidade especial com a qual avaliou toda sua frota: KG 200. Esta unidade tinha também outras atribuições: era usada como unidade de teste e dava suporte logístico às operações de cobertura das Forças Especiais Alemãs e seus espiões.
Por exemplo, B-17 eram os aviões favoritos para infiltrar espiões em território inimigo. Estas fortalezas foram destituídas da maioria de seu armamento defensivo (o armamento remanescente era frequentemente substituído por armamento alemão, e em alguns casos mecânicos da Luftwaffe trabalhavam em seus motores para obter alguma potência extra em voo a fim de evitar alguma interceptação inimiga.
Caças também eram capturados. O ReichsLuftfarhtMinisterium (RLM) podia consequentemente testar seus caças contra os caças aliados capturados em combates simulados. Hoje em dia isto é chamado (em inglês) de DACT - Dissimilar Aircraft Combat Training, e é provavelmente o passo mais importante no treinamento de um piloto de caça para o conhecimento de tudo o que ele pode fazer com seu avião. Estes testes poderão subsidiar a fabricação de aviões melhores.
O AVIÃO EM QUESTÃO
O kit é um P-47D "Razorback" na escala 1/72, avaliado pelo KG200 e abandonado no aeródromo de Göttingen devido a problemas mecânicos. Ele foi encontrado por seus donos originais (americanos) no final de 1944, quando tropas americanas conquistaram aquela cidade. Para evitar ser atingido por baterias antiaéreas alemãs, técnicos da Luftwaffe pintavam a parte de baixo dos aviões capturados (quase todos) de amarelo brilhnte (RLM 04) e aplicavam suas grandes insígnias.
Este P-47 não é uma excessão à esta regra, e de fato ele possuía cruzes muito grandes (eu usei decais de um He 111 para reproduzí-las) e o amarelo cobria também toda a cauda (profundores, leme e final fuselagem), onde no leme se pode ver uma grande suástica.
O KIT
Para o meu projeto eu usei o kit 1/72 da Academy do P-47D Razorback (cod. 2175). É barato (cerca de 6 dólares), tem um bom baixo relevo e o motor é bem detalhado (o maior problema é que são 18 cilindros, 2 plugs por cilindro: 18x2=36 cabos microscópicos para fazer!).
O cockpit é bem detalhado, especialmente se você não deixar o canopi aberto (que é bem claro e fino) para admirar o belo perfil da versão Razorback. Quando você for montar o cockpit, não se esqueça de separar os pedais do painel de instrumentos, cole os pedais no assoalho e o painel na fuselagem, caso contrário ficará parecendo um estorvo entre o painel e as pernas do piloto.
Eu adicionei cintos de segurança feitos com fita crepe, e fiz uma outra mira, que definitivamente é a parte mais feia do kit.
Depois de ter terminado o kit infelizmente descobri que o Razorback P-47D tinha um vidro refletor de mira acima do painel de instrumentos, então se você quiser produzir um modelo fiel não se esqueça de adicionar este detalhe, cortando um pedaço de acetato transparente fino (0,5mm).
Tendo fechado a fuselagem, montei o motor com seus cabos. Descobri o que acho ser o maior erro do kit - o refrigerador do óleo e a entrada de ar do supercharger na parte inferior da abertura do capô do motor são muito pequenas. Isto é fácil de perceber olhando as fotos. Afinei os "cooling flaps" e fabriquei uma nova entrada com plasticard. Agora ele parece mais com um capô do motor de P-47.
Montei as asas (substitui as metralhadoras de plástico do kit por agulhas de seringas hipodérmicas), os estabilizadores e o canopi e pintei o avião. Fiz uma mistura com tintas acrílicas Lifecolor para obter o Olive Drab (como você provavelmente sabe eu pego apenas tintas LW), e o amarelo "Vallejo" com apenas uma gota de vermelho para chegar ao RLM 04. Então montei os trens de pouso e as portas dos porões, estando meu modelo pronto para os decais.
Os decais vieram de um velho kit Italeri (cruzes das asas e as letras pretas da fuselagem), da Superscale (marcação triangular do óleo no capô do motor, cruzes da fuselagem e suásticas no leme) e letraset (letras brancas na fuselagem e o código T9+LK sob as asas). As marcações nas hélices estavam fora de registro, então corrigi-as com um pequeno pincel. Neste ponto eu colei os pylons (suportes de bombas/tanque de combustível) depois de ter adicionado as articulações dos flaps de um velho kit Ju 188 e fiz os efeitos de desgastes com "wash" e "dry brush" acrílicos.
CONCLUSÃO
O kit da Academy definitivamente é um bom kit, com apenas um pequeno erro nas entradas de ar do capô, mas ele com certeza é interessante nas cores da USAAF. As marcações da Luftwaffe tornaram-no um kit mais atraente ainda. Obrigado ao site do IPMS Atlanta que me inspirou. Obrigado rapazes! Finalmente montei um avião americano da Segunda Guerra Mundial.
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