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Monogram C47 Skytrain 1/48
Por:  (Outros modelos do autor)
Varginha - MG

C47 C47 C47 C47 C47

Introdução:
O Douglas DC-3 iniciou sua brilhante carreira como avião comercial para 28 passageiros, tendo começado como avião comercial para voos noturnos na sigla DST, com porta de embarque do lado direito. Logo foi alterada esta porta para o lado esquerdo e surgia assim o DC-3 civil padrão. Com o início da 2ª guerra mundial, o DC-3 ganhou nova serventia como cargueiro militar e ganhou designação na USAAF de C-47. Foram fabricados ao todo 12.000 exemplares, sendo perto de 500 da versão civil e a grande maioria sendo militares, onde tiveram como diferença mais notável na grande porta de embarque do lado esquerdo que se abriam em duas. No pós-guerra, a grande maioria dos C-47 desativados, foram vendidos para empresas aéreas do mundo todo e foram os primeiros aviões da maioria destas. O DC-3 civil e militar foram fabricados também sob licença na URSS durante a 2ª guerra como Lisunov Li-2 ("Cab" na OTAN) e antes da guerra no Japão como Showa/Nakajima L2D ("Tabby" para os aliados). No Brasil o DC-3 foi muito utilizado nas áreas civil e militar, onde o primeiro DC-3 foi da Cruzeiro, recebido em 1.943 e na aviação comercial brasileira foram utilizados até meados dos anos 70. Na FAB foram utilizados 88 aparelhos entre 1.944 e 83, não só na função padrão de cargueiro, mas também como de passageiros, calibração de radares e transporte VIP.

Montagem:
O C-47 na 1/48 da Monogram é um modelo de fácil montagem, tendo o mesmo número de peças dos modelos 1/72. Lançado nos anos 70, o mesmo seria relançado em 2.008 como AC-47, com acréscimo de metralhadoras. Como o antigo kit, possui detalhes nas portas internas e parte do interior da fuselagem e cabine.

Pintura:
Resolvi fazer nas cores da FAB, porem no tempo da guerra, representando um dos primeiros exemplares recebidos. Como é sabido, estes C-47 eram oriundos da USAAF, e nesta força aérea tiveram duas cores dorsais, nas cores Pardo oliva 41 - FS 33070 e Pardo oliva - FS 34087, no início da guerra. Partes ventrais em Cinza neutro 43 - FS 36173. Escolhi fazer como cor dorsal o Pardo oliva 41, que na realidade é um Verde oliva. Como vieram com insígnias da USAAF, a FAB quase sempre pintava sua estrela por cima da americana e assim foi feito. Mudei a cor das partes móveis em tom desbotado, onde quase sempre assim ficavam depois de uso. Interiores da fuselagem e capôs em Verde interior - FS 24151; porões e portas do trem de pouso em Verde claro ou Cromato de zinco.


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