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Revell F/A18E Super Hornet 1/48
Por:  (Outros modelos do autor)
Jaú - SP

F/A18E F/A18E F/A18E F/A18E F/A18E
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Sobre o avião

O Hornet originou-se do Northrop YF-17 Cobra (perdedor da concorrência de caca leve da USAF) Em comparação com o YF-17, a área das asas foi aumentada, o trem de pouso é mais robusto, as asas passaram a ser dobráveis, foi instalada uma sonda para reabastecimento em voo, a capacidade de levar combustível foi aumentada, e foi criada a capacidade de operar com misseis ar-ar de médio alcance. O primeiro Hornet, F/A-18A, voou pela primeira vez em 18 de novembro de 1978. A cada ano sucessivas melhorias foram feitas, tornando o último lote de F/A-18C/D muito mais capaz que os primeiros F/A-18A/B. Com as melhorias adotadas, os F/A-18 retornavam ao porta-avioes com uma reserva de combustivel menor do que a recomendada. Com o intuito de novas melhorias e para complementar as versões antigas, foi desenvolvido o F/A-18E/F Super Hornet. Esse aviao possui alcance, autonomia e capacidade de carga quase iguais ao A-6. Ele é 1,24 m mais longo, área das asas aumentada em 25%, 33% mais combustivel interno, 41% mais alcance e 50% mais autonomia que as versões anteriores. O Super Hornet possui dois cabides adicionais nas asas, permitindo maior flexibilidade de armas. Os motores também são mais potentes, pulando de 8.154 kg para 9.966 kg de potência.

fonte: jetsite.com.br

Sobre o modelo

A Revell representou nesse modelo a aeronave Buno 165538 (acho que buno é buy number...), do VFA-122 Flying Eagles, NAS Lemoore, California, de Junho de 2005.

O modelo é bem interessante de se montar. Possui detalhes em baixo relevo por toda sua extensão, os porões dos trens de pouso são cheios de detalhes, assim como os próprios trens-de-pouso. O painel é muito bem detalhado, a folha de decais conta com dois decais para o painel, representando-o ligado ou desligado. Ainda sobre a folha de decais, ela é bem completa, com detalhes para a fuselagem, trens de pouso, misseis, gancho do cabo de aço e até para as antenas, com o do not paint.

O estabilizador horizontal é movel, embora ninguém deixe uma criança - até mesmo um adulto - colocar a mão pra ver a peça se mexer. As asas são divididas em duas partes, onde no avião real, fica a dobra da asa. Embora seja interessante, optei por montar as asas estendidas. O canopi tambem pode ser montado aberto ou fechado. Preferi deia-lo solto, porque se fechar não dá pra ver os detalhes do cockpit e se deixar aberto, a poeira, vilã dos modelos, logo se acumula...

Esse kit conta ainda com a escada de acesso ao cockpit, no manual do kit as indicações são para montar a escada em uso, mas dá pra disfarcar e montar o kit deixando a escada fechada. Para finalizar, as armas do kit são bem tímidas, essa versão do hornet tem 8 cabides e apesar disso, o kit veio com apenas 2 sidewinder e 2 AMRAAM. Fiz mais 2 misseis, tentando reproduzir outros AMRAAM e tambem aproveitei 2 tanques de algum outro modelo para completar os cabides do hornet. Uma curiosidade sobre os cabides de armas: o manual do kit fala que os cabides estão "desalinhados" em 3 graus. Não consegui confirmar esta informcao então segui o manual. (Em uma das fotos é possivel perceber o desalinhamento...) Resumindo, este kit é muito bom e vale a pena


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