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Tamiya AV8B Harrier 1/72
Por:  (Outros modelos do autor)
Jaú - SP

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O Avião

Entrando em servico na RAF no ano de 1969, o Harrier foi a primeira aeronave de asa fixa a efetuar pousos ou decolagens na vertical. No inicio, o Hawker P.1127 (aviao de testes) era visto apenas como demonstracao do P.1154, aviao supersonico mais avancado, que incorporaria as inovacoes do P.1127 e entraria em servico para a Royal Navy. Mas o projeto do P.1154 acabou cancelado, por questoes de economia, e a solucao foi redesenhar o P.1127, equipa-lo com alguns avionicos do P.1154 e encerrar o caso.

A primeira versao, GR1 entrou em servico no Esquadrao número 1, a primeira unidade operacional, no mundo, de aparelhos de asas fixa capazes de pousos e decolagens na vertical. Essa variante inicial foi substituída pela GR3, incorporando um novo nariz onde estava instalado um sistema Ferranti LRMTS de orientacao laser e equipamento de RWR num leme levemente modificado. O GR3 permaneceu na RAF ate 1994, o ultimo par de aeronaves saindo de serviço logo apos o aniversario de 25 anos da entrada do modelo em servico.

A McDonnell Douglas adquiriu os direitos para o desenvolvimento do Harrier, produzindo o AV-8B, um reprojeto radical do Harrier basico, usando uma versao mais potente do motor Pegasus original, possuindo 50% a mais de combustivel, 70% mais armas e 60% menos horas de manutencao. A British Aerospace produziu o AV-8B para a RAF sob a designacao de Harrier GR5, com a primeira aeronave de desenvolvimento voando em abril de 1985, e entrando em servico em julho de 1987.

O Harrier GR7 e um avanco do GR5 capaz de ataques de dia ou de noite e em qualquer condicoes climaticas, apos a instalação de um sistema FLIR conectado aos NVG (Oculos de Visao Noturna) do piloto. O Harrier GR7 tambem possui capacidade de reconhecimento, com um pod Vinten VICON 18 no ponto central da fuselagem. O pod contem uma camera infravermelha Vinten 4000 e uma camera panoramica tipo 753. Pode ser instalado uma pod VICON 57 para fotos obliquas de longo alcance. As medidas de protecao incluem misseis Sidewinder e dispensador de contramedidas BOL-34.

Ficha Tecnica:

  • Comprimento: 14,10
  • Envergadura: 9,25
  • Altura: 3,55
  • Motores/Empuxo: 1x RR Pegasus Mk 105 (9.865 kg)
  • Peso max. decolagem: 14.060
  • Velocidade de cruzeiro: Mach 0.85
  • MMO/VMO: 1.040km/h
  • Alcance: 1.100
  • Em operação: Harrier GR.Mk1/3/4/5/7 Reino Unido(RAF).
  • Harrier AV-8A/B/B+/C Espanha, Estados Unidos(USMC).

Fonte: jetsite.com.br

O Kit

Ja tinha lido em foruns que os kits da tamiya eram bons, impressionantes etc. Acho que dei azar... Quando abri o kit e vi aquelas linhas em alto relevo, foi uma decepcao. Mas fazer o que, ja tinha comprado mesmo. Pois bem, como todo kit 1:72, retratar um bom cockpit eh bem complicado, eh tudo muito minusculo. Tentei fazer alguns detalhes, como a forracao interna com um aluminio que vem tampando um pote de iogurte, a textura dele fica bem interessante no modelo, mas acho que na 1:48 ficaria melhor. Os cintos do assento foram feitos com fio dental pintado de verde escuro e as fivelas com pequeninos pedacos de aluminio de lata de cerveja. Pintei o painel com tinta prateada e depois um wash para destacar os relevos. Mas todos estes pequenos (literalmente) detalhes nao ficaram visiveis uma vez que decidi manter o canopi fechado neste modelo. Tambem vi vários kits do harrier e na maioria deles as portas do trem de pouso estavam fechadas. As fotos de referencia que pesquisei no Google tambem mostravam elas fechadas. Mesmo assim decidi arriscar e faze-las abertas.

O freio aerodinamico eh em alto relevo no kit e tambem resolvi corta e faze-lo aberto. Embora nao tenha ficado perfeito, o aspecto geral ficou bom: portas do trem de pouso dianteiro, canhao, porta do trem de pouso traseiro. As linhas em alto relevo continuavam um problema. Varios modelistas ja postaram seus trabalhos, aqui no site mesmo, e seus modelos eram cheios de re-scribbing: parabens pra todos. Eh muito dificil e chato fazer isso. Resolvi arriscar. Como o modelo fica trancado em minha vitrine e quase nunca eh exposto ao ar livre, resolvi riscar as linhas com caneta preta, daquelas de CD. Depois de pintado as linhas ficaram suavemente visiveis. Nao fica otimo, mas ficou legal desde que nao se olhe de muito perto, ou com uma luneta...

A camuflagem foi um pouco confusa para ser feita – este eh meu primeiro modelo com camuflagem, os outros eram pinturas “solidas”. O aviao eh pintado em cinza claro e verde escuro, entao fiz a pintura em cinza claro em todo o aviao, depois mascarei e pintei o verde escuro, mas ai veio a conversa da zebra: branca de listas pretas, ou preta de listas brancas... Resumindo, em algumas partes do aviao, a posicao das cores ficou invertida em relacao a planta contida no manual.

Falando sobre manual, boa sorte para quem quiser le-lo. Ele esta todo em chines, japones ou algo assim, mas eh claro o suficiente para conseguirmos montar o modelo sem desespero.

Para terminar, chego a folha de decais. Enquanto colava os decais, queria dar uma surra de gato morto no responsavel por eles. Com excecao das insígnias da USAF/USNAVY, que eram uma peca unica, todos os outros decais se partiram. Tentei deixar tudo alinhado, mas em algumas fotos eh claro que estao desalinhados, principalmente nos tracejados em amarelo, na parte da frente do cockpit e na calda. Os “marines” da cauda tambem nao ficaram exatamente alinhados.

Conclusao: o bom deste kit eh o modelo. Acho o AV-8 um dos avioes mais bonitos, junto com o Tomcat. Se nao fosse por isso, o teria sido uma decepcao devido ao alto relevo e aos decais.


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