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Academy/ACE Sherman M4A1 & Jeep Willys 1/72
Por:  (Outros modelos do autor)

M4A1 M4A1 M4A1 M4A1 M4A1
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O Tanque médio M4 foi o principal tanque desenhado e construído pelos Estados Unidos da América para as forças aliadas durante a Segunda guerra mundial, tendo sido utilizado neste conflito pelos Estados Unidos.

Foram construídos mais de 50.000 tanques acrescidos de centenas de veículos derivados, denominadas com número de modelo diferente e capacidades concretas, sendo fabricados 2.000 tanques por mês, construídos em onze fábricas diferentes nos Estados Unidos. Os veículos derivados eram veículos de transporte, artilharia autopropulsada, destruidores de tanques e veículos de socorro.

No Reino Unido os M4 foram apelidados de General Sherman continuando a tradição de batizar os tanques Americanos com nomes de generais famosos. O nome britânico tornou-se popular nos Estados Unidos e os dois nomes são normalmente combinados sobre a forma de M4 Sherman. Depois da Segunda Guerra Mundial, os Shermans serviram na Guerra da Coreia. Muitas outras nações o usaram em combate durante o século XX. Os shermans tinham como ponto forte a manobrabilidade, a fiabilidade e um projeto que permitia a produção em quantidade. O Sherman marcou a viragem da guerra para os Aliados . Era o "cavalo de batalha" dos americanos, e apesar das suas deficiências relativas foi produzido em tal quantidade que impressionava os oficiais nazis.

No entanto o Sherman nunca foi um tanque que se destacasse em nenhum campo. A sua blindagem era deficiente e ele chegou a ser conhecido pelos americanos como "Ronson" uma famosa marca de isqueiros, pela sua característica capacidade de explodir ou se incendiar com facilidade. As versões posteriores utilizaram uma "câmara de água" envolvendo o compartimento da munição para evitar explosões.

Os americanos chegaram a considerar que necessitavam de até cinco Sherman para derrotar um só tanque Panther ou Tiger alemão, transformando-se num alvo fácil para estes tanques alemães durante a 2ª Guerra Mundial. Uma vantagem reconhecida no Sherman, era a sua mecânica muito fiável e de fácil manutenção.

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