Histórico:
Em Junho de 1941 com a invasão alemã, o Exercito Vermelho não contava com nenhum canhão auto-propulsado, e o alto comando ficou extremamente impressionado com os modelos utilizados pelo exército alemão.
Em Outubro de 1942 o Ministério da Defesa decidiu pela construção de um canhão auto-propulsado, utilizou se como base o chassis do tanque leve T-70, que foi adaptado para esta nova função.
Com o aumento do comprimento do chassi foi adicionado em cada lado mais um rolete da suspensão e foi modificada a posição do motor, tanques de combustível e posição do motorista que foram deslocadas para a parte frontal do veículo, para possibilitar a criação do fighting compartment para a acomodação do canhão na parte posterior.
Os primeiros modelos eram impulsionados por dois motores a gasolina refrigerados a água, que posteriormente foram substituídos por dois motores GAZ 203 refrigerados a ar.
Os SU-76 foram equipados com um canhão 76mm ZiS-3 que utilizava munições do tipo HE (High Explosive), APHE (Armor Piercing High Explosive), e HEAT (High Explosive Anti-Tank), inicialmente desempenharam a função de caçadores de tanques, e posteriormente com o desenvolvimento de blindagens mais espessas no tanques alemães, passaram para a função de canhão de assalto de apoio a infantaria.
Fonte: www.wwiivehicle.com
Pintura do Modelo
Para a pintura deste modelo foram selecionadas as seguintes tintas:
Tamiya XF-65 Field Grey (cor base para a carcaça), XF-20 Medium Grey (cor base para o fighting compartment), XF-64 Red Brown (Assentos), Humbrol 117 Dark Green, Tamiya XF-2 Flat White, XF-10 Gun Metal (Esteiras, Partes do canhão, ferramentas, metralhadora e estojos de munição), Humbrol 32 Matt Black (Roletes da suspensão),Humbrol 113 Matt Rust (Silencioso do Escapamento), XF-56 Metallic Grey (Farol dianteiro), Humbrol 26 Khaki (cabos de madeira e mochilas), Tamiya XF-31 Titanium Gold (Munições do canhão) e tintas óleo Acrilex Preto (320), Vermelho óxido transparente (301), Terra de Siena (357) e Marron Van Dyck (337).
O processo de pintura consistiu na aplicação de um fundo Tamiya XF-65 Field Grey sobre a carcaça do veículo e demais componentes e no fighting compartment foi aplicado um fundo com Tamiya XF-20 Medium Grey.
Após uma secagem de 24 horas, foram aplicadas sobre a carcaça duas camadas bem diluídas (30/70) de Humbrol 117 Dark Green e no fighting compartment duas camadas bem diluídas (30/70) de Tamiya XF-2 Flat White, sendo respeitados os tempos de secagem recomendados pelos fabricantes.
As esteiras deste kit eram formadas por segmentos individuais que após a sua montagem foram pintadas com Tamiya XF-10 Gun Metal e para obtenção do efeito ferrugem foi feita uma lavagem com tinta óleo Vermelha óxido (301) bem diluída.
O efeito da poeira na suspensão foi obtido com aplicação de tinta óleo Terra de Siena (357) diluída em águarrás e aplicado com aerógrafo bem suavemente.
O envelhecimento geral externo foi feito com lavagens suaves de tinta óleo Marron Van Dyck (337), bastante diluído em aguarrás, e no fighting compartment foi feita uma lavagem com tinta óleo Preto (320).
Foi também aplicada uma demão de verniz opaco para a finalização do modelo.
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