Os P-47 atuaram em todas as frentes de combate na Europa e no Pacífico, integrando diversas forças aéreas além da dos EUA. Tinha como características básicas a robustez e o grande poder de fogo. Foi a primeira aeronave a lançar bombas de napalm em operações de guerra e suas 8 metralhadoras .50 produziam uma cadência de 7.200 tiros por minuto no ponto 360 metros à frente da nacele. Já nos anos 40 o P-47D era equipado com tanques de combustível internos de borracha, auto-vedantes e seu motor, equipado com turbo compressor, permitia que atingisse grandes altitudes, tendo porém a fama de ser um "beberrão" exagerado.
O 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB, criado em 1944 por motivo da entrada do Brasil na 2ª guerra, foi enviado à Itália, compondo um esquadrão de ataque sob o comando do 350th Fighter Group dos EUA. Foram recebidos 48 P-47 sendo divididos em 4 esquadrilhas: A (Vermelha), B (amarela), C (azul) e D (verde), sendo que cada esquadrilha era composta por seis aviões. Vinte e três aeronaves foram perdidas em combate Itália.
Após o término do conflito, mais 69 P-47D foram entregues ao Brasil, totalizando 117 aeronaves. Os remanescentes da guerra e os adquiridos no pós-guerra foram incorporados ao 1º Grupo de aviação de Caça, Rio de Janeiro, ao 2º/5º Grupo de aviação, Natal e ao 1º/4º Grupo de aviação, Fortaleza, voando até 1957 quando começaram a ser substituídos.
Especificações Técnicas
Período de utilização na FAB: 1944 a 1958
Fabricante: Repubic Aviation Corporation - USA
Emprego: Caça bombardeiro
Características: Monoplano, asa baixa, monomotor, monoplace
Motor: Pratt & Whitney R-2800-59 de 2.400 hp em
emergência, com injeção a água normal 2000 hp,
radial de 18 cilindros em 2 estrelas de 9.
Envergadura: 12,42 m
Comprimento: 11,00 m
Altura: 4,31 m
Superfície alar: 27,87 m²
Peso vazio: 4.536 Kg
Peso máximo: 8.799 Kg
Velocidade máxima: 689 Km/h a 9.144 m
Razão de subida: 677,33m/min
Teto: 12.801m
Alcance: 763,8 Km
Armamento: 8 metralhadoras Browning .50 M2,
4 em cada asa, bombas de 500 lb, 1000 lb e
foguetes de 127mm em dois conjuntos de 3 tubos,
1 em cada asa.
Fontes:
www.sentandoapua.com.br
http://www.iis.com.br/~mdau/main2.htm
http://www.abra-pc.com.br
Lima, Roy Moreira - Senta a Púa - BibliEx -
Rio de Janeiro - RJ - 1980
Modelo:
1o Grupo de Aviação de Caça da FAB - Esquadrilha
Amarela - Itália 1944/45.
Este aparelho, pertencente ao lote original, foi abatido pela "flak" em 26/03/1945 sob o comando do 2o Ten. Othon CORRÊA NETO, que saltou e foi feito prisioneiro.
Piloto: 1º Ten Luiz Lopes DORNELLES - 89 missões
* 09/06/1920 - Porto Alegre (RS) - Brasil
+26/04/1945 - Alessandria/Itália - Abatido ao atacar um
entroncamento ferroviário, apenas duas horas antes da FEB tomar a cidade, 9
dias antes do término da guerra.
Modelo: Academy/HTC - Escala 1/48 - decais HTC e FCM - Tintas Tamya
Acréscimos: almofada do piloto, cintos de segurança,
prolongamento das calhas de munição, visor e alça de mira
|