Breve histórico:
O surgimento do F-16, se deveu à necessidade da USAF possuir um bom e moderno caça supersônico e que fosse então menor e de custo mais acessível, já que na guerra do Vietn~a, foram usados mais o F-4 Phantom II, bem mais dispendiosos. E ao mesmo tempo mais teria de ser mais barato que o F-15 Eagle. Aberto a concorrência no início dos anos 70, surgiram dois fabricantes, no que foi apresentado o General Dynamics 401, designado pela USAF de YF-16 e o Northrop P.530, designado de YF-17. O ganhador saiu o YF-16, onde antes havia feito seu primeiro vôo em 20/01/1974. Nos vôos de testes, o YF-16 se revelou de um desempenho sem par, onde foi considerado na época, como o mais ágil caça existente no mundo, como capaz tambem de levar uma ótima carga em bombas e soltá-las com grande precisão. Alguns protótipos foram feitos para mais testes e em 78 entrariam em serviço na USAF e acabaria sendo o caça padrão da OTAN na Europa.
Modelo:
Este modelo da Monogram em 1/48, representa o um dos protótipos do F-16. De fácil montagem, não oferece mais dificuldades.
Pintura:
A pintura dos protótipos do F-16 seguiu as cores da bandeira dos EUA, com o tradicional azul, branco e vermelho e marcações em preto, todas brilhantes.
|