Breve histórico:
A North American, pretendia fazer um substituto para o seu treinador de grande sucesso mundial que foi o T-6 Texan. Surgia então o projeto denominado pelo fabricante como NA-159, do qual teria características que o faziam bem superior à todas versões do T-6, onde teve como principal característica, o trem de pouso triciclo, que já era uma configuração padrão dos aviões no pós-guerra, que fazia dar melhor visão para o piloto em poucos e decolagens. O seu primeiro vôo fora em 24/09/1949 e quando estreou na USAF foi designado de T-28A e tinha 800 hp; na USN eram os T-28B e C e tiveram 1.425 hp. Sua produção encerrou em 57 onde 1948 unidades foram fabricadas.
Em 62 a USAF começou um programa de modernização para serem operados no Vietnã e ganharam a designação de T-28D e com o nome de Nomad. Apesar de ter sido um ótimo treinador, com função secundária de ataque, o T-28 Trojan, não se revelou um sucesso de vendas, onde o T-6, à despeito de obsoleto, continuou bem aceito em serviço até serem desativados, quase que ao mesmo tempo que o T-28. Outra razão do insucesso dos Trojans, estava no advento dos treinadores com motores turbo-hélices: bem mais econômicos. No Brasil, o T-28 foram utilizados em apenas 6 unidades pela Marinha e designados de T-28R, e mais tarde repassados para a FAB, nos anos 60.
Modelo:
Este é um ótimo modelo da Heller, com bons detalhes para sua escala.
Pintura:
Este modelo veio para ser feito com decal da força aérea do Vietnã, onde era todo cinza claro, com partes em preto anti-ofuscante.
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