Plastimodelismo

  Autom?veis

  Avi?es Militares

  Avi?es Civis

  Caminh?es

  Dioramas

  Fantasia

  Fic??o e Espa?o

  Figuras

  Helic?pteros

  Militaria

  Montagens

  Motocicletas

  Navios

  Tratores

  Veleiros



Outros

  Estruturas

  F?rreo

  Paper Models

  Tampas



 << Voltar

Revell Grumman F14A Tomcat 1/32
Por:  (Outros modelos do autor)
Varginha - MG

F14A F14A F14A F14A F14A
F14A F14A F14A

Breve histórico:
O F-14 é um dos caças que mais se destacou no mundo nos anos 70 e 80 notadamente em serviço para a USN. Seu surgimento foi quando no final dos anos 60, a Marinha americana desejava possuir um caça de grande desempenho para ser embarcado em porta-aviões. Um dos aviões que entrou para a concorrência foi uma versão navalizada do F-111, que acabou não dando certo, e uma das razões fora seu grande tamanho. O primeiro vôo do F-14 foi em 1970 mas só em 74 começaria na USN nos esquadrões VF-1 e 2 do Enterprise.

Com duas turbinas e asas de enflechamento variável, o então Grumman G-303E teve capacidade para levar várias combinações de armamentos predominando os mísseis Sidewinder, Sparrow e Phoenix, por sinal o único caça americano capaz de levar este último míssil. Para isso, o F-14 foi projetado para levar dois tripulantes, onde o segundo fica exclusivamente para operar seu radar, armamentos e outros sistemas. Durante sua carreira, os Tomcat tiveram vários contratempos com seus motores e a Grumman arrependeu em entrar em tal empreitada, pois o custo de produção saiu muito alem do planejado. Na exportação, sómente o Irã encomendou os Tomcats, em número de 80 unidades do qual o contrato foi feito em 76, contrato este que os EUA mais tarde arrependeriam.

F14 IIAF

Em interceptação de combate real, os F-14A da USN entraram em ação somente duas vezes, onde a primeira fora em 19/08/81 contra caças Su-22 líbios e em 04/01/89 contra MiG-23 igualmente líbios. Ironicamente, os F-14 abateram mais aviões nas mãos dos iranianos, na guerra contra o Iraque, onde foram abatidos várias aeronaves. Das versões, sómente o A que se destacou, onde o B e C não foram adiante, só mesmo com o F-14D Super Tomcat, que a melhoria se deu relevante.

Modelo:
Este é um bom modelo da Revell à despeito de não ter o detalhismo do equivalente da Tamiya. Sua cabine veio com bons detalhes e seus decais careceram em determinadas partes. Seus pneus são de borracha, e chanfrei-os para dar idéia de pêso. Suas ranhuras por todo o modelo são bem poucas, o que poderiam dar ao modelo um maior realismo depois de pronto.

Pintura:
Escolhi fazer este modelo na bela pintura da IIAF - Iranian Imperial Air Force onde tinham as partes ventrais em Cinza claro (FS 36622); dorsais em Areia (FS 20400), Castanho (FS 30140) e Verde (FS 34079). Na proa, ponta do radomo em amarelo escuro e à frente do pára-brisa em preto fosco. Na cauda, bordos de ataque dos estabilizadores horizontais e verticais em alumínio. Trens de pouso e seus porões em branco brilhante.

Montagem e pintura: Tadeu Pinto Mendes
Elaboração das cores: André Luiz Tavares do Vale
Fotos: Claúdio Vilela Silva


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768