Breve histórico:
O Bonanza foi e ainda é um dos aviões civis mais populares do mundo. Lançado logo após a 2. guerra mundial, ficou em produção initerrupta até 1982. De projeto moderno para a época, possuía a exótica cauda em "V", do qual consta que o fabricante se inspirou no caça experimental Me 109G-03 que tinha a mesma cauda. Tendo iniciado com um motor de 185 hp e hélice bipá e capacidade para 4 ocupantes, logo foram sendo aperfeiçoados com motores mais potentes, hélice tripá e capacidade para até 6 ocupantes, alem de uma terceira janela.
No Brasil, alem dos muitos exemplares que adentraram na aviação privada, desde as primeiras versões, na aviação militar, a FAB se serviu de 5 unidades que foram utilizados de 1.950 a 60 na versão A35. Designados na FAB como UC-35 ou simplesmente C-35, tiveram matrículas de 2857 a 61 e usados em ligações.
Modelo e montagem:
Este modelo é de simples montagem, porem como o avião era triciclo, é preciso adicionar pêso no local do motor. Modifiquei a hélice para que girasse pois a mesma veio para ser fixa. E emassei a terceira janela para fazer a versão A35. O modelo original é da versão V35.
Pintura:
A FAB recebeu e operou inicialmente os Bonanzas com a pintura de fábrica, que eram em alumínio natural, com adorno em azul, incluindo as pontas das asas e estabilizadores. Simplesmente foram adicionados as insígnias e numerações. Embora haja confirmações que os adornos eram em azul, há informações não confirmadas que tiveram alguns exemplares em vermelho!? Com os anos, a FAB aplicou sua pintura que era semelhante aos U-42 Regente, sendo totalmente em branco, com faixa azul escuro sob as janelas, lemes em verde-amarelo e ainda dizeres "Força Aérea Brasileira" sobre as janelas.
Montagem e pintura: Tadeu Pinto Mendes
Fotos: Claúdio Vilela Silva
|