Plastimodelismo

  Autom?veis

  Avi?es Militares

  Avi?es Civis

  Caminh?es

  Dioramas

  Fantasia

  Fic??o e Espa?o

  Figuras

  Helic?pteros

  Militaria

  Montagens

  Motocicletas

  Navios

  Tratores

  Veleiros



Outros

  Estruturas

  F?rreo

  Paper Models

  Tampas



 << Voltar

AMT/ERTL MB-326 Impala (Convers?o para Embraer Xavante) 1/48
Por:  (Outros modelos do autor)

Xavante Xavante Xavante

Introdução:

O EMB-326 é um caça-bombardeiro de treinamento produzido pela Embraer (Fabricante Brasileira de Aviões) nos anos 80 sob licença da Aermacchi da Itália, originalmente chamado de Aermaccho MB-326.

A Força Aérea Brasileira (FAB) continua usando esse avião para treinamento de caça, e na minha opinião, embora seja um avião velho, esse é o mais bonito avião que já tivemos em nosso país e considerei o desafio de construir tal kit.

Somando-se a isso, esse avião ainda é usado pela FAB, para treinamento e para proteger sua fronteira no sul, onde faz fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai.

Australia, Paraguai, Argentina, África do Sul e outros países continuam usando esse avião.

Construção:

Pra construir o kit como citado, foi um dos maiores desafios até hoje. Inicialmente, encontrar o kit foi o maior deles. I mandei diversos emails para vários IPMS de todo o mundo e finalmente encontrei dois kits.

Basicamente, para construir um da FAB, usei dois kits. Um ESCI 1/48 MB-326 de treinamento (2 Assentos) e outro Impala (1 Assento). Por que isso? Porque os aviões da FAB usavam um tanque de combustível diferente. Por exemplo, a versão biplace maior as quais vieram do versão monoplace. Assim, eu tinha dois kits para construir um. Esse kit está fora de produção (infelizmente). Espero que seja lançado novamente, mesmo por outro fabricante.

O restante das parte foram construidas diretamente do kit original, que tinha linhas de painel em alto relevo (pois era um kit antigo), mas mesmo assim, comparável aos melhores kits em termos de construção. Não precisei usar muita massa Putty e a maioria das peças encaixaram-se sem problemas. Tive problemas apenas em encontrar referências e "Walk-Arrounds" para esse avião.

Pintura:

Bem, essa é a melhor parte. FAB usa para essa configuração, como você pode ver nas figuras, o esquema de 4-cores usados pela USAF no Vietnã. Em outras palavras, no ventre FS 36622 e na parte superior a camuflagem com os tons FS 34258, 30219 e 34079. Um amigo meu misturou tintas automotivas para conseguir tais cores. Para pintar a camuflagem, Eu pintei primeiro a parte de baixo em cinza, depois Areia (30219) e o restante nos tons de verde, mas separei as cores com fita Tamiya. Muito trabalho para colocar essas fitas.

E finalmente, os decais usados no padrão da FAB, os quais são feitos por um fabricante brasileiro (com grande qualidade).

Conclusão:

De fato, esse é um grande kit para se fazer. É uma pena que seja tão difícil de de achá-lo em lojas, mas se você tiver um, a FAB é uma boa idéia dada beleza das linhas e o esquema de pintura.


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768