História

  Escalas

  Escala Tonal

  Humor

  Vídeos

  Glossário

  Nosso Museu

  Madurodam

  Revistas Virtuais

 << Voltar
Um passeio pelo Deutsches Museum

Esse mês estava de férias. Mesmo assim, não é por isso que o site vai ficar sem atualizações. Além dos diversos Walk-Arounds coletados (que serão disponibilizados nos próximos meses), aqui segue um relato da visita ao Deutsches Museum.

Esse museu de ciência e tecnologia fica no coração de Munique, na Alemanha, e é um dos mais famosos do país. Para os modelistas de qualquer área, é realmente um prato cheio.

Dividido em diversos temas, tais como aeronáutica, espaço, náutica, mineração, energia, além das diversas áreas da arte e ciência: música, astronomia, óptica, física, química, biologia dentre outros, o lugar apresenta sempre materiais muito interessantes, como modelos e dioramas, diagramas explicativos, vídeos, além de diversos elementos de interação com o visitante.

A parte de náutica é uma das mais ricas, em tratando-se de modelismo. Apresenta diversos modelos de veleiros e navios. Todos em escala apreciável e muito bem detalhados. Existem diversas peças interativas que mostram o movimento de rodas de pá, motores e detalhes de hidrodinâmica. Chama a atenção o submarino alemão UI, primeiro submarino militar alemão, visto em corte com detalhes do seu interior.





Na parte de aeronáutica, há muitos aviões (inteiros e em partes), grande número de motores da WWII e turbinas. O corte lateral de um A300 e a cabine de um 707 ocupam um espaço apreciável do lugar. Há muitos modelos, que na verdade decepcionam pelos detalhes, considerando-se que estão em escala aproximada de 1/24. No entanto, valem pela raridade de alguns exemplares, como Lancaster, Fw200 e outros.




A parte de espaço conta com uma acervo razáovel de partes de foguetes e ônibus espaciais, além de modelos dos foguetes usados pelos USA, URSS e Europa. Não poderia faltar, é claro, um pedaço de rocha trazida da lua.


Na área de energia (hidráulica, petroquímica) e siderurgia, impressionam os modelos muito bem feitos e bem grandes, mostrando usinas, siderúrgicas, e outros. Uma grande parte da seção de hidráulica é dedicada a construção de pontes.


Mesmo quem não é modelista vai se impressionar com a parte de mineração. Existe uma pequena mina, onde você segue por um labirinto (na verdade, há somente um caminho possível, cheio de curvas) de aproximadamente 500m de comprimento. Apesar de não oferecer risco, esse passeio pode ser um tanto claustrofóbico. No interior, mostram detalhes de minas de carvão, sal, escavadeiras, trilhos e outros elementos existentes.



Ao final, modelos sempre muito bem feitos, das imensas escavadeiras alemãs, incluindo a Bagger 288.

A notícia boa, e ao mesmo tempo ruim, é que o museu está se expandindo. Atualmente ele já foi dividido em três. Um dedicado à aviação, outro a automóveis. Os automóveis e trens já não estavam no Deutches Museum principal. Acredito que logo a parte de aviação irá para outro lugar também.

Como Chegar:
O museu fica no centro de Munique. Para quem chega de trem na Estação Central (München Hbf), basta sair pela parte da frente e seguir pelo calçadão da cidade (Karlsplatz), passando pela famosa Marienplatz. O trecho é de aproximadamente 2km. Ao final da mesma, chega-se ao rio Izar, que corta a cidade. O museu fica em uma ilha no centro desse rio, do lado direito. Também há estações de bondes (S-Bahn) e de Metrô que saem próximos ao museu.

Preços:
A entrada individual custa 8,5 Euros. Além disso existe o ticket diário que vale para os outros dois museus, por 10,00 Euros.

Site:
Deutches Museum
Deutches Museum Verkehrs Zentrum

Matias Schweizer


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768