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Revell Dornier Do-17Z 1/72
Por:  (Outros modelos do autor)

Do-17Z Do-17Z Do-17Z

Esse kit é antigo, injetado em plástico cinza claro, alto relevo. Possui alguns problemas de encaixe. Apesar de ser um kit simples, ele fica muito bonito e é um avião bem interessante. Esse kit representa a versão Z, que operou em Le Culot, na França, 1940. Pertencia ao 1/KG3, Luftflotte 2. O Dornier Do17 foi fabricado e testado como resposta a uma especificação emitida pela Lufthansa de 1933, especificando um avião para uso de correios e passageiros, tendo seis lugares. Então a Dornier desenhou um monoplano metálico de asa média a ser propelido por dois motores BMW VI de 660 hp cada.

Três protótipos desseDornier Do 17 foram construídos em 1934, mas embora a companhia aérea tenha realizado um programa avaliativo no começo daquele ano, a estreita fuselagem da aeronave deixava pouco espaço para acomodações dos passageiros, e os três protótipos retornaram à fábrica. Porém, o projeto tinha potencial militar, e um quarto protótipo, designado Do 17 V4, com cauda vertical dupla e fuselagem encurtada voou no verão de 1935. Após vários aperfeiçoamentos, nascia alium bombardeiro mortífero. A maior versão de produção foi a Do 17Z, que gerou diversas variantes e teve um total de 1.700 unidades construídas entre1939-1940. Os Dornier Do 17s tiveram um papel muito importante durante aprimeira fase da Segunda Guerra Mundial, sendo largamente utilizados em 1 desetembro de 1939, quando começou a invasão da Polônia. Atuaram timidamente na campanha da Noruega, mas mostraram toda a sua força durante a Blitzkrieg na Holanda e França, contra comboios aliados no Canal da Mancha e alvos na Grã-Bretanha durante a Batalha da Inglaterra. Foi na Inglaterra, porém, quecomeçou a mostrar seus pontos fracos: o armamento defensivo não era osuficiente para defendê-los dos Hurricanes e Spitfires da RAF, quando encontravam-se sem a valiosa escolta dos Bf 109. Mas apesar disso, foram ainda empregados nas invasões da Iugoslávia, Grécia e União Soviética, somente sendo retirados de serviço de primeira linha em fins de 1941.


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