Plastimodelismo

  Autom?veis

  Avi?es Militares

  Avi?es Civis

  Caminh?es

  Dioramas

  Fantasia

  Fic??o e Espa?o

  Figuras

  Helic?pteros

  Militaria

  Montagens

  Motocicletas

  Navios

  Tratores

  Veleiros



Outros

  Estruturas

  F?rreo

  Paper Models

  Tampas



 << Voltar

Hasegawa Kawasaki Ki61 Hien ''Tony'' 1/72
Por:  (Outros modelos do autor)

Ki-61 Ki-61 Ki-61 Ki-61 Ki-61
Ki-61

Esse kit é muito bem injetado, sem rebarbas. O modelo é em baixo relevo, e não possui detalhes, o painel vem em decal. Não recomendo para modelistas experientes. O que eu mais gostei dele foi a versão que vinha. Apesar da simplicidade, o kit é muito bom, encaixes perfeitos, o único defeito é o interior dele, muito simples, sem mencionar que o canopy é uma peça única, e ao ser instalada, impossibilita de ver seu interior. Claro, existem modelos melhores e em escalas maiores. Esse kit é recomendando para quem gosta do Ki61 e para quem não se preocupa com detalhes. O ponto forte do kit são os decais. Na minha opinião, existem kits melhores da Hasegawa para montar.

O Ki-61 era tão diferente dos outros caças japoneses que quando o modelo entrou em ação pela primeira vez em junho de 1943 sobre a Nova Guiné, os pilotos Aliados o identificaram como uma cópia do Messerschmitt Bf 109 da Luftwaffe e depois do Macchi MC.202 Folgore da Regia Aeronautica. Sendo assim deram-no o apelido estrangeiro 'Antonio'. Logo que perceberam que se tratava de um design puramente japonês, foi renomeado 'Tony'. A confusão do Ki-61 com o caça alemão e o italiano encontra alguma razão com base em suas raízes. Em abril de 1940, engenheiros da Kawasaki visitaram a Daimler-Benz em Stuttgart para obter as plantas eexemplares do motor DB 601A, então utilizado pelo Bf 109. Os japoneses conseguiram aumentar a potência de decolagem do motor para 1.175 hp, e ainda reduziram seu peso sensivelmente. Foi posto em produção em novembro de 1941,sendo designado Ha-40 e posteriormente Ha-60. Nesse meio tempo, representantes do Quartel-General do Ar do Exército Imperial Japonês estavam muito interessados nos motores em linha refrigerados a água que propeliam caças desenvolvidos na Inglaterra, EUA, Alemanha, União Soviética e Itália.

O novo caça entrou em combate na primavera de 1943 no teatro da Nova Guiné.Causou muita consternação aos pilotos Aliados, especialmente quando descobriram que não podiam mais escapar mergulhando como faziam contra os leves caças japoneses. O Hien era diferente. A 5th Air Force do General George Kenney viu seus Warhawks totalmente superados, e imploraram por mais Lightnings para conter o novo caça do Imperador. O Ki-61 demonstrou apenas alguns problemas deatrito durante suas operações, assim como uma tendência do motor de superaquecer sob clima tropical. Apesar de bem armado, Ki-61 ainda não tinha poder para derrubar os grandes bombardeiros americanos do céu.


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768