|
Itens utilizados:
- Tamiya: Focke Wulf Fw 190 F-8
- Dragon: Mistel 2/S2
- WSW: Krupp L3H 63
- Figuras: Preiser, Jaguar, Hecker & Goros
- CMK: Focke-Wulf Fw 190 F-8 Detail Set
- Aires: Junkers Ju88 A4 Cockpit Detail Set
- Outros Materiais da Verlinden, Preiser, e de sucatas.
Sobre os kits:
O kit Dragon do Mistel é parcialmente aproveitável. O Ju-88-G1 e as partes de conexão são utilizáveis; o restante pode ser relegado à caixa de sucatas. Os decais não correspondem ao avião real e o Focke-Wulf deverá ser utilizado de forma limitada, desde que não sejam seguidas algumas indicações de versões da instrução do kit. Essa foi a razão pela qual eu decidi usei o FW-190 F8 da Tamiya. Sem o livro "MISTEL- German Composite Aircraft and Operations 1942-45" publicado pelaClassic Publications não seria possível montar o mistel conforme aparece aqui. O Krupp L3H 63 foi um achado: um kit de resina com photoetched que realmente merece ser montado. Já no EUR 60 há centenas de bolhas, partes empenadas e um péssimo encaixe. Esse kit é tão ruim que as rodas precisaram ser completamente refeitas. Recomendo aos iniciantes que ignorem esse kit. Detalhei o cockpit do Ju-88 com o conjunto de detalhamento da Aires, mas apenas em parte pois não há conjunto específico para a versão "G". O conjunto da CMK é de boa qualidade mas difícil de ser montado.
O diorama:
Eu tive a idéia de montar o diorama de um Mistel há algum tempo, mas não sabia como fazer parecel real. Um complicador foi o espaço disponível em casa em contraste com o tamanho do diorama. Levei aproximadamente 6 meses para terminar o projeto, com algumas pequenas interruoções. O longo preocesso de montagem me deu a oportunidade de tentar coisas que eu queria fazer, como montar um galpão ou uma árvore. Vagarosamente, peça por peça, o projeto foi tomando corpo. Muitas peças foram juntadas porque eu trabalhei sem um plano preciso em mente. As figuras foram o maior problema pois não é fácil encontrá-las na escala 1/48. Montar os aviões, ao contrário do que possa parecer, foi a parte menos difícil do trabalho. O caminhão veio ao final do trabalho, pois não havia planejado inicialmente na composição do diorama. As pequenas interrupções tiveram um resultado positivo, pois me permitia novas idéias e ajudava a ver o projeto todo a uma distância "segura", oferecendo sempre uma nova perspectiva.
O livro:
Classic Publications publicou o livro "Mistel- German Composite Aircraft and Operations 1942-45". Nas 288 páginas você encontrará todas as informações necessárias para montar um acurado Mistel. Com várias fotos originais, projetos, perfis coloridos, desenhos técnicos, dados específicos e informações adicionais fazem o leitor descobrir coisas novas sobre o conjunto. Posso afirmar que esse é "O" livro sobre o assunto Mistel. Os autores compilaram uma série de informações preciosas sobre o Mistel e o leitor poderá perceber que nada foi deixado de lado.
Conclusões:
Esse diorama é o primeiro de uma série de Mistel que eu gostaria de montar. Cada nova versão montada será publicada no site Luftwaffe In Scale. Minha idéia é montar as versões que efetivamente voaram e aquelas que nunca saíram do papel. Com certeza haverá muita coisa que precisará ser construída por mim (scratch) e outras necessitarão vários kits disponíveis no mercado.
O autor por ele mesmo:
Vivo com minha esposa e minha filha nas cercanias de Vienna. Nasci em 1971 e trabalho como engenheiro topográfico. Me interesso por plastimodelismo desde criança. Montei barcos, carros e aviões a jato, e agora estou trabalhando em aviões da 2ª Guerra Mundial, principalmente os da Luftwaffe. tento descrobrir novas técnicas e possibilidades de montar kits, bem como combinar o uso de diversos materiais e ferramentas para tal. Há muito a aprender! O único problema - acho que não sou o único - acredito ser a falta de tempo! De qualquer forma, espero que gostem das montagens, e agradeço qualquer crítica e novas idéias!
|