Esta é uma típica oficina de lataria e pintura que você pode ver na Turquia. Elas normalmente estão sempre bagunçadas, e você raramente encontrará uma delas organizada, arrumada e limpa. Em outras palavras, as oficinas de serviços autorizados estão sempre numa condição melhor, mas o resto delas se parecem com este exemplo que eu construi.
Este diorama usa apenas um kit inteiro: o Renault 5 1/24 da Esci. Na verdade, o capô e o paralama esquerdo dele foram feitos de folha de aluminio para dar um efeito de amassado.
O resto do material é sucata. Ao olhar todas as fotos, você verá a variedade de material usado na construção.
O tanque de oxigênio é feito em tubo de aluminio que uma vez serviu como antena de TV, e o tanque de acetileno é um estojo de cigarro (não, eu não fumo!!!). Os relógios de pressão são esculpidos em borracha (meu pobre filho não encontrou-a mais em seu material escolar no dia seguinte!).
No close do cinzeiro contendo parafusos enferrujados. Eles foram feitos de alfinetes. O efeito de ferrugem foi conseguido primeiro aquecendo o alfinete a ponto de preteá-lo, e depois foi feito o acabamento em dry-brush. A propósito, o cinzeiro foi feito de uma embalagem de remédio. A bancada foi feita em madeira balsa e queimada com a ponta de um ferro de solda para dar impressão de envelhecida.
As paredes foram feitas de chapas de gesso de 12mm e foi fácil de entalhar as linhas para dar aparência de tijolo. A parte pintada em azul não foi entalhada para simular uma parede rebocada e pintada. É comum, também, deixar as partes de cima da parede sem reboco nessas oficinas mais modestas.
Aqui está o latoeiro e seu aprendiz, no trabalho de recuperação do Renault 5 danificado. O latoeiro é feito de arame de latão, coberto com uma massa composta de farinha, sal e água. Esta figura foi esculpida para se ficar como você vê abaixo. O aprendiz já foi uma vez o Aladin, da Disney, segurando a lâmpada mágica em sua mão. Me apaixonei por ele! Eu tenho curiosade de saber se ele se lembra desses bons velhos tempos quando o maçarico era a lâmpada mágica...
A propósito, depois disso vou protestar veementemente, pois os fabricantes produzirem tantas figuras 1/35 e poucas em 1/24. Nós precisamos fazer nossos dioramas em bases militares?
Já aquelas manchas causadas por vazamento de óleo na vida real são causadas pela mesma coisa, aqui - gotas de óleo do cárter do meu carro. Nenhuma pintura pareceria mais real.
Aqui você pode ver um close das colunas B. Este item é feito em chumbo, moldado e usinado. Ele foi então soldado no lugar e as juntas foram refeitas para um bom encaixe.
Este Fiat 131 recebeu uma grande batida em sua frente, então novos painéis frontais estão sendo montados nele. A batida também afetou a coluna B direita, então elá está sendo endireitada com o uso de um macaco calçado em blocos de madeira, para não danificar o metal. O teto está sendo retirado devido à deformação causada pelo deslocamento da coluna B (ele pode ser visto nas fotos do lado de fora da oficina). Esta peça foi feita com chapa de metal de 0,2mm de espessura. Em geral, o ferro de solda é usado para unir as partes, todavia, quando ele deixa resíduos nas junções, uso cianoacrilato para colar as peças.
Este close mostra detalhes na parede dos fundos da oficina. O poster foi reduzido na escala numa fotocopiadora. O interruptor próximo à porta do banheiro foi esculpido num transistor BC-108. A torneira é resultado de arame de latão soldado e usinado. A pia é feita de chapa de latão 0,2mm e tem bastante trabalho de soldagem e usinagem. Desde 1980, eu uso uma Dremel para cortar, furar, polir, e muitas outras coisas, exceto para pintar, claro. Obrigado, Dremel, pelo companheirismo através destes anos, nos quais não tive que fazer nenhuma manutenção.
O corpo da lixadeira foi feita em madeira balsa e chapa de latão 0,2mm, e o disco é uma sobra usada na Dremel. Isso significa que ele ainda funciona, após ter seu trabalho executado!
Agora você pode ter uma visão melhor da bancada, do conjunto de solda e do painel de ferramentas na parede. As ferramentas são moldadas em alumínio 0,2mm (que é o painel) e pintado para dar mais realismo. As portas são cortadas de folha de acetato, moldadas, dado formato com uso de madeira balda e pintadas. Apesar de não estarem claros na foto, os vidros foram quebrados propositadamente e receberam um envelhecimento para representar vidros que nunca foram limpos, como os de oficinas.
Os detalhes da fiação na parede. Os fios são fios de cobre pintados de branco e fixados na parede com o uso de suportes em "U" pintados de preto. A placa lembra que não deve-se abrir ou fechar a válvula do tanque de oxigênio com mãos oleosas.
Esta é uma visão de cima do banheiro. Na Turquia, os banheiros são a maioria como este - você não senta no vaso, mas simplesmente abaixa-se. Acha-se este tipo de sanitário mais higiênico para lugares públicos, pois o corpo não tem nenhum contato físico com o local. Deveria ser verdade, se as pessoas tomassem cuidado com a limpeza! Esta coisa não é feita de cerâmica, e sim de concreto. Isso faz dele um produto barato e de uso prolongado para lugares públicos. Seu envelhecimento foi feito com dry brush num tom amarelado sobre um tom de concreto. A descarga deste sanitário foi feita com um tubo plástico em direção ao buraco. Na parede esquerda sobressai-se um registro de água com uma pequena lata ao lado dele. Desculpe, mas nenhum papel higiênico pode ser encontrado...
Pra que construir paredes e deixá-las vazias? Três posters de um cantor turco famoso foram colados nas paredes - todavia, o pessoal não parece ser muito caprichoso, pois eles estão desbotados e descolando... Eles também foram reduzidos numa fotocopiadora, e depois foram lixados com uma lixa bem fina, pois estão colados numa superfície irregular.
O terreno ao redor é real, colado no local com cola branca. O efeito de umidade foi feito com verniz, aerografado. O teto do Fiat 131 está encostado na parede, junto com o capô de um Volvo 850. Ambos foram feitos de folha de alumínio. As latas de óleo jogadas no chão foram feitas de papel.
O Fiat 131: Ele me tomou várias semanas para modelar os painéis internos, indo em algumas oficinas e tirando medidas. Os painéis frontais são novos, com etiquetas do Controle de Qualidade. Ao lado está um alicate de corte de metal. Ele também foi feito com chapa de latão de 0,2mm.
Estes são os detalhes da porta do banheiro suja e sem trincos, o espelho manchado e a pia. O espelho é uma folha de alumínio coberta com durex. O efeito das manchas foi feito aplicando algumas gotinhas de tinta na chapa com a ponta de um alfinete, e então colando o durex sobre elas.
Esta é uma melhor visão do capô do Volvo encostado na parede. As escritas indicam que uma pequena mesquita está localizada 100 metros à frente, na direção da seta. As marcas vermelhas pertencem ao Registro de Imóveis.
Aqui estão o latoeiro e seu aprendiz, ainda trabalhando... Estes pontos pretos são os locais onde a lataria foi aquecida e martelada, para alisar a superfície. O parachoque é feito de folha de alumínio. Ele foi primeiro pintado de vermelho, e depois foi arranhado para dar mais realismo. As mangueiras do maçarico são finos fios de cobre, pintados individualmente e então enrolados juntos.
O painel frontal do Fiat 131. Os pontos em bronze com bordas pretas indicam os locais de solda. O carro é velho, então alguns pontos de ferrugem se formaram em alguns locais.
Maçarico. Ele foi feito de arame de latão e a empunhadura é de massa epoxy. A ponta do maçarico e as válvulas foram colados com cianoacrilato. A chama é plástico transparente pintado de azul, e também colada com cianoacrilato.
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