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FCM/Revell Boeing 737 Transbrasil 1/144
Por:  (Outros modelos do autor)
Varginha - MG

727 727 727 727

Intrudução:
O Boeing 727, está nas páginas da aviação, como um dos aviões comerciais de maior sucesso no mundo. Sua disposição das três turbinas na cauda só foi comparável aos inglês Trident Tree e ao soviético Tu-154. Sua origem teve início quando as empresas aéreas desejavam um jato para pequenas e médias distâncias e que fosse mais econômico do que o 720, um tipo encurtado do 707. Lançado em fevereiro de 1963, o 727 teve muitos itens em comuns com o 707 o que ajudou ser mais aceito e deu mais economia à Boeing. Anos mais tarde veio uma versão alongada, a 200, que foi mundialmente aceito e tinha a mesma capacidade de passageiros do 707. O 727 ficou em produção initerrupta por 20 anos até ser substituído na linha de montagem pelo 757. Acabou sendo o jato comercial mais fabricado do mundo, com suas 1.832 unidades, e mais tarde suplantado na quantidade pelo 737. No Brasil os 727 foram grandemente utilizados, tanto os da versão 100 e 200, notadamente o primeiro, onde a extinta TransBrasil chegou a utilizar 22 unidades nas várias subversões do 100. Outras empresas no Brasil, tambem se destacaram no uso do 727, como a VARIG, VASP, Fly e ainda outras. Acidentes foram bem poucos, como o PT-TYS (modelo) da TransBrasil, que se perdeu em 12/04/1980 na aproximação para Florianópolis-SC quando se chocou em uma colina. Atualmente os 727 estão sendo transformados em cargueiros e ainda bem utilizados no mundo todo, sem data de término.

O modelo:
Este modelo ao que consta foi lançado pela Revell no início dos anos 70, onde apesar de ser um bom kit, tem a falha de ter vindo com rebites, que são muito fora da escala. O modelo em questão fora injetado pela extinta Kikoler, sob licença da Revell.

Pintura:
Escolhi fazer este modelo nas cores da Trans Brasil na sua pintura que predominou nos anos 70, onde tinha várias combinações de cores. O decalque é fcm, sendo ótimo e bem proporcionado. A indicação do prefixo na fuselagem, veio com indicação para ser aplicado na raíz das asas, onde no avião verdadeiro era sob as turbinas.


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