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Heller KC10 Extender 1/125
Por:  (Outros modelos do autor)
Curitiba - PR

KC10 KC10 KC10 KC10 KC10
KC10 KC10 KC10

Introdução:

O KC10 Extender foi uma encomenda da USAF com finalidade de substituir os velhos KC135. O modelo foi baseado no DC10-30 do mesmo fabricante, a McDonnel Douglas (hoje Boeing). Os primeiros exemplares voaram em 1980. As principais mudanças foram a adição de uma sonda de reabastecimento, muito mais avançada que o o do KC135.

Dentre as vantagens do novo modelos, estavam a capacidade de reabastecimento em vôo, o consumo de combustível próprias das células de reabastecimento, cabine de reabestecimento mais confortável e maior capacidade de carga e transferência de combustível, além de poder usar o sistema de sonda e mangueira ao mesmo tempo. Apesar disso, o modelo acabou não substituindo o KC135, sendo que ambos ainda operam na USAF, sem planos de aposentadoria em um futuro próximo.

O Kit:

A história desse kit é longa, mas resumidamente foi uma tentativa fracassada de montar um DC10 nas cores da VARIG (kit que apresentarei em breve). Com erros de tinta e pintura, acabei desistindo do modelo e quando estava quase jogando-o fora, resolvi fazer a versão tanque desse avião.

Montagem:

O kit em si não é muito complexo. Porém tem vários erros de encaixe, principalmente as duas metades das fuselagens e as peças que fazem a caixa das asas. Isso se resolveu com bastante lixa e bonder. Outra parte complexa foi tampar todas as janelas. Eu tentei várias formas de fechar, mas sempre que se lixava, ficavam alguns defeitos. Por fim, acabei deixando em um limite de "razoável". Algumas peças, por serem restaurações da primeira montagem precisaram ser praticamente refeitas, pois estavam inutilizadas.

A montagem da sonda de reabastecimento teve de ser feita completamente do zero. Apesar disso, a tarefa não foi complexa. Baseando-se em algumas fotos disponíveis no airliners.net e com alguns pedaços de sprue e pedaços de plasticard, consegui um resultado bastante bom.

Pintura:

Mais uma vez, resolvi não gastar muita pesquisa com tintas. A pintura é composta de dois tons de cinza, um muito claro, onde usei Humbrol 28 e outro mais escuro, quase verde, onde usei RLM74. Além disso, precisei pintar algumas faixas de alinhamento na parte debaixo do avião (também pesquisado no airliners.net) e as luzes de formação, pois estas só existem na versão militar.

Decalques:

A maioria dos decalques vieram de sobras de outros kits. A insígnia de baixa visibilidade, eu consegui com meu colega Gianfranco Muncinelli, mas na verdade era para puxar a cor preta e não branca; um pouco de licença poética. Além desses, usei um decalque da porta de carga do VARIG DC10 (versão Cargo) de um set da FCM que não chegou a ser comercializado.

Conclusão:

O resultado final, mesmo considerado as pequenas falhas e se tratando de um kit recuperado é bastante bom. O kit tem um visual bonito, mantendo as linhas elegantes do DC10. Existem outros kits do KC10, em outras escalas, mas acredito que nessa escala (1/125) deva se tratar de um kit único, pois a maioria das pessoas acabam montado a versão original, quando muito mudando apenas a companhia aérea.


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