Introdução:
O Mcdonnell Douglas F4 Phantom foi um dois mais melhores projetos de caça feito pelos EUA após a década de 50. Capaz de voar a Mach 2.5 e transportar uma enorme quantidade de armamento, foi usado pela USAF, US Navy e USMC. Além disso, foi exportado para mais de dez países, em muitos ainda continuam em operação.
A marinha dos EUA usou principalmente modelos F4S, F4J e F4N, sendo o segundo o mais popular de todos. Podia transportar 4 AIM9 Sidewinder e 4 AIM7 Sparrow, além de tanques de combustível e bombas. Sua deficiência na parte de armamento devia-se a ausência de canhão para combates corpo-a-corpo.
Eles permaneceram na marinha até o início da decada de 80, onde foram substituídos pelos F14 na função de caça e defesa, e pelos F/A 18 na função de ataque.
O Kit:
Já houve vários fabricantes de F4 na escala 1/32. Esse modelo é o kit da Tamiya e é muito bom em detalhes (em baixo relevo) e encaixes. Dizem que a Tamiya levou anos para recuperar o dinheiro investido nessa caixa, mas não posso confirmar tal história. O kit vêm com vários parafusos de fixação e um cuidado raro: as peças onde seria difícil trabalhar as emendas, foram desenhadas de forma que esse trabalho não sejá necessário. Exemplo disso é a fuselagem que vêm em duas peças superior e inferior e não laterais como é comum.
Construção:
O modelo é bem detalhado e as instruções são bem claras. Grande parte do tempo gasto foi referente ao cockpit que trazia todos os detalhes dos F4J. A caixa do kit traz várias peças para outros cockpits de F4, pois a tamiya ainda vende os kits do F4J USMC, F4C/D e F4S. Assim, sobraram um monte de painéis de F4 disponíveis.
Apesar da maioria dos detalhes ser bem feita, alguns encaixes precisaram ser ajustados. As entradas de ar, o cone de cauda e a deriva foram o que mais necessitou trabalho de cola e lixa. As asas externas, que vêm com detalhes internos, caso seja montada na opção de armazenagem em porta-aviões. Quando montadas abertas, os encaixes não ficam bem colocados com as asas internas, necessitando muita lixa.
Os trens de pouso são montados sobre peças de chumbo e parafusadas, o que facilita muito o trabalho de alinhamento do kit.
Pintura:
Como queria o máximo em detalhes nesse kit, primeiramente fui procurar a cor exata dos Phantoms II no Vietnã. Foi uma tarefa difícil, pois poucas locais na internet davam essa informação e a única referência concreta foi a cor FS26440. Usei tinta Gunze para pintar o kit.
Como os detalhes eram em baixo relevo e queria realçar os rebites e placas do avião, procurei várias técnicas de shading, mas poucas deram resultado bom. Por fim, acabei fazendo com betume e estilete, como na matéria Shading que escrevi.
Decalques:
Embora o kit venha com quatro versões de decalques, não usei nenhuma delas. Meu sonho, desde criança era montar o avião que aparece no fascículo 14 a revista Aviões de Guerra. O avião era do VF-92 a bordo do Constellation. Tentei achar vários decal-sets, mas nenhum servia. A CAM Decals, fornece decalques do VF-92, porém eu descobri que esse esquadrão teve duas pinturas, uma mais chamativa com a cauda amarela e outra mais discreta. A CAM Decals só fornecia a segunda. Mesmo assim, alguns decais desse set foram usados no kit.
A solução foi fazer os próprios decais. Consegui um logotipo do esquadrão em formato .gif e trabalhei na limpeza e ajuste da figura. Precisei ainda fazer os números de série, esquadrão, etc, sempre cuidando nas proporções. Com base nesse trabalho, criei uma ma'teria a parte nesse site: Criando Decais.
Conclusão:
O trabalho de realçar os rebites foi o mais demorado, mas não era difícil, apesar da impressão que ficava. Fazer os decalques próprios, desde a figura até a aplicação no modelo é uma tarefa gratificante. O kit, no seu todo, ficou bem montado e detalhado, mesmo ser ter nenhum detail-set junto.
O único porém desse kit, nos dias de hoje, é seu preço. Quando comprei-o, cusou-me R$ 200,00, quando o dólar beirava os R$ 2,10. Hoje, o preço de um kit desses está impraticável, chegando aos R$ 500,00.
Referências:
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