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Revell-G Vought F4U Corsair 1/32
Por:  (Outros modelos do autor)
Curitiba - PR

Vought F4U Vought F4U Vought F4U Vought F4U Vought F4U

Introdução:

O Vought F4U Corsair foi um dos mais bem sucedidos projetos de aeronaves embarcadas na WWII. Contava com um poderoso motor radial duplo Pratt & Whitney R2800. Devido a enorme proporção de sua hélice e a necessidade de operar em porta-aviões, ele tem o mesmo desenho de asa de gaivota invertida do Stuka (embora menos pronunciado), para reduzir o comprimento do trem de pouso. Outro ponto interessante é o trem de pouso traseiro, muito mais alto que em aeronaves de sua categoria. Isso ajudava a manter a visão horizontal que é bastante prejudicada em aeronaves com bequilha e reduzir os riscos em operações embarcadas. Devido ao seu desempenho durante a guerra, ele foi apelidado de "morte simbilante".

O Kit:

O kit é bem antigo. Embora tenha sido lançado pela Revell Alemã há poucos anos, trata-se de uma reembalagem somente. Assim, o kit traz vários problemas da época quando foi produzido. Várias peças tem encaixes ruins e pouco cuidado nos detalhes. O encaixe das peças das asas é o mais problemático; quase todos necessitam de muita lixa e massa para ficarem razoáveis.

Detail-sets:

Como desejava construir esse kit, nessa escala, há vários anos, resolvi correr atrás de detail-sets para deixá-lo com um acabamento melhor. Após um pouco de sacrifício, consegui achar tudo o que queria.

Para o cockpit havia três opções: Em resina da Black Box, em resina da Verlinden e photo-etched da Eduard. Como os dois primeiros não estavam mais sendo vendidos, optei pela terceira opção. Além do cockpit, esse set tem detalhes dos cowl-flaps, entradas de ar nas asas e alguns detalhes para os trens de pouso. Foi uma boa escolha.

Além disso, descobri uma pequena fábrica nos EUA, chamada Lonestar Models, que fazia os flaps (abaixados), caixas do trem de pouso e rodas (em três opções). Descobri que ela ainda seria uma quarta opção para o cockpit, mas aí já era tarde.

O único detalhamento de deixei original do kit foi o motor, pois o nível de detalhamento era razoável, e achei que não seria interessante procurar um motor em separado para o kit.

Um detalhe que não achei para vender, e precisei fazer por conta, foram as saídas dos radiadores. No kit, eles vêm apenas desenhados. Precisei cortá-los fora e fazer com tubos de metal. Meu pai me ajudou a conseguir esses tubos, pois nas medidas desejadas eram bem difíceis de encontrar.

Pintura:

Mais uma vez não me preocupei excessivamente com as cores do kit. Foi pintado com fundo branco, azul intermediário e azul escuro. Os mais preciosistas diriam que o azul correto seria o chamado Oxford Blue, ou o Midnight Blue. Eu pintei com o azul mais escuro que possuia.

Quanto ao fundo branco, cabe uma observação: O manual sugere que se pinte com uma cinza quase branco. Alguns decais colocados na parte de baixo são brancos e caso não se use essa pintura cinza, eles não aparecerão.


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