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Revell Sikorsky H19 Chicasaw 1/48

Para um melhor acompanhamento, o detalhamento do motor será dividido em duas partes: "Detalhamento Básico" e "Detalhamento Fino". Comecemos pelos detalhes base:

O Pratt & Whitney R-1340 tem 9 cilindros e, neste helicóptero, usa comando de válvula invertido, ou seja, o pistão de transmissão de torque aponta para a parte de trás do helicóptero.


O motor presente neste kit até que é bacana, mas igualmente necessita de detalhes acrescidos para ficar "à altura" do original. Comecei pela admissão, simulando o detalhe traçando um arame bem fino...


Início dos detalhes no R-1340...


"Dry-fit" no local... Tudo ok, já posso pintar esta peça...

Pintei com preto fosco e apliquei um dry-brush com tinta alumínio...


"Dry-fit" do conjunto (já com o dry-brush aplicado)...


Resultados convincentes...


Outro ângulo... até que ficou razoável...

O anel de proteção da parte elétrica que a Revell quis retratar ficou muito grosseiro. Já vi muito plastimodelista criticá-la, mas acabar usando esta peça... Sinceramente, acho que destoa muito o conjunto, por isso, decidi "reprovar" a peça e fazer uma substituta...


Peça reprovada. Uma substituta será feita em chapa de alumínio...

A Revell cometeu outro erro: manter o montante do motor em uma única peça, facilitando a montagem, mas perdendo realismo no conjunto. Até que atende, mas ao modificar o anel de proteção dianteiro, foi necessário separar a peça, removendo sua parte central. O resultado ficou assim...


Montante do motor separado...

As peças que agora compõem o motor do kit são apresentadas na próxima foto. Notem como ficou o montante do motor, agora separado...


Peças e montante do motor no lugar...




Notem o novo anel de proteção da parte elétrica do motor (bem melhor agora)...

As longarinas e parte interna das portas do motor recebem pintura alumínio...



As portas do motor acompanham esta etapa, pois a modificação do mesmo pode interferir no espaço disponível quando ela estiver fechada...



Gostei da pintura. Ofereceu um acabamento bem realista...



Demais peças devidamente pintadas...

O condutor de escape circular que o kit apresenta até que vem detalhado. Porém, durante o processo de lixa, perdi alguns detalhes e decidi refazê-los trançando um arame bem fino...


Trançando o arame...

A saída leva um detalhe em chapa de alumínio. Depois de pintado vai dar a impressão de profundidade no tubo de escape...



Peça pronta (falta pintar)...

Misturando a cor "Verde Oliva" com amarelo, tentei chegar ao tom FS-34259 para o compartimento do motor (não tinha a cor e resolvi improvisar - claro que não chegou ao tom exato, mas resolveu o problema)... Apliquei a cor no bloco protetor do motor e no compartimento em si...



"Bloco" pronto...



Detalhes do desgaste das longarinas verticais...

Colei as longarinas horizontais do conjunto do montante do motor. Foram integradas ao exaustor e ficaram bem realistas...



Longarinas prontas...


Um "motor" começa a aparecer...

O condutor de escape circular recebe uma pintura usando uma velha "Gunze" ("Ouro Envelhecido") que dá um efeito bacana no escapamento...




Ainda haverá um "envelhecimento" nesta peça...

Fixei o motor e condutor de escape no devido lugar (agora o resultado melhorou sobremaneira)...




Às vezes me surpreendo com os resultados (dou sorte)...

E finalmente, depois de muitos dry-fits de teste (principalmente com as portas do motor fixadas), colo o anel protetor devidamente pintado. Não se enganem com esta peça... fiz três delas para chegar a um resultado "convincente"...





Visão lateral (1)...


Visão lateral (2)...


Teste de integração com as portas do motor (dry-fit)...

No próximo post, vou mostrar os detalhes "finos" como fios, push-roads, e a integração com as portas do motor. O resultado que pretendo retratar será semelhante ao da foto abaixo...


CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

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