Forração

  Rotores

  Em Andamento...

  Walk-Arounds

 <<Voltar
Curvando Rotores

Saudações a todos!

Você é daqueles caras que monta um kit de helicóptero e depois do resultado fica achando que "está faltando alguma coisa" para ficar mais realista?

Na procura incessante pela "perfeição" de nossos modelos, achei uma interessante matéria postada anonimamente no "Photobucket Google" relatando uma técnica usada para simular nos kits de helicópteros, a curvatura característica dos rotores principais quando em repouso, devido ao peso dos mesmos.

A técnica é bem simples e traz bons resultados finais. Consiste em aquecer as pás da hélice num determinado ângulo, de forma que as mesmas fiquem com um aspecto inclinado simulando o peso.

A curvatura deve ser homogênea para todas as pás da hélice, por isso, é necessário montar um gabarito para que todas as pás sejam moldadas nele. Com isso, o ângulo de curvatura ficará igual para todas.

O gabarito pode ser feito em uma madeira lisa e reta, onde você deve furar as posições de inclinação e fixar pregos ou pinos para servirem de guia para a peça. Não existe um ângulo padrão, por isso, vale o seu bom senso de observar uma curvatura adequada para montar seu gabarito. Cuidado com ângulos exagerados!

Em seguida, aqueça a pá de hélice (já presa ao gabarito) com o auxílio de um secador de cabelos. O ar quente vai amolecer a peça. Aguarde um minuto para esfriar e retire a pá de hélice do gabarito. Coloque a próxima peça para receber o mesmo tratamento. Tenha a cautela de não exagerar no ar quente para não danificar a peça. Existem modelistas que preferem afundar o gabarito e peça em uma bacia com água bem quente, mas acredito que seja mais trabalhoso (e um tanto perigoso também).

Nota do Editor: O uso de secador deve ser feito com extremo cuidado. Acontece que determinados plásticos não sofrem (ou sofrem pouca) alteração até que sua temperatura chegue próxima ao ponto de fusão. Chegando nesse ponto a peça funde-se instantaneamente, ficando irremediavelmente perdida. Assim, recomendo não só testar antes de aplicar a técnica, mas também testar com um pedaço de sprue do mesmo kit que se está usando, pois podem ocorrer variações nos materiais.

Monte o rotor principal de seu helicóptero com as peças, já na curvatura desejada.

O resultado final enriquecerá seu modelo em realismo.

Texto:
Edição:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Novembro
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 161718
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Dezembro
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 89
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31