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Revell Sikorsky H19 Chicasaw 1/48

O interior do motor recebe os últimos detalhes referentes à sujeira e desgastes naturais de uso.


"Fuligem" para o interior do motor...


As grades de aferrecimento recebem fuligem...


Pequeno desgaste na grade de ventilação superior...

Agora é a vez do verniz fosco. Os aparelhos da marinha americana não eram tão desgastados, por isso, apliquei pouco (o suficiente para fosquear o excesso de brilho)...


Aplicando verniz fosco...

Após secagem do verniz, retirei as máscaras dos "vidros". Uma operação delicada para não danificar ou descolar os mesmos...


Máscaras retiradas...

Usando um cotonete embebido em álcool, faço a limpeza dos vidros retirando os resíduos de cola que porventura restaram do Durex...


Aspecto até o momento (agora com as máscaras retiradas e limpeza efetuada)...





O excesso de brilho agora estabilizou...


Os assentos internos ficaram muito parecidos com o original...


Notem o realismo do guincho de resgate...


Painel ao fundo (boas combinações de cores levam a bons resultados)...


Compartimento de carga/passageiros...

Com a fuselagem pronta, iniciei a montagem dos rotores, começando com o rotor de cauda.


Apliquei uma camada de preto fosco em toda a peça...

Usando alumínio, confeccionei os atuadores de passo do rotor, pois o kit Revell não apresenta estes detalhes...


Usando arame bem fino, simulei as conecções e colei tudo no lugar...


Reguladores de passo devidamente aplicados. O alinhamento é essencial nesta colagem...

Apliquei máscara suspensa nas pontas e usei vermelho seguido do branco para finalizar a pintura. Alguns detalhes foram feitos com tinta alumínio.

Embora um pouco desproporcional, aproveitei o fixador do rotor do kit Revell. Porém, ele não vai trabalhar como fixador, mas sim como balancim dos reguladores de passo (inclusive girando com eles). Uma peça feita em alumínio substituirá o fixador em questão.


O resultado final ficou muito bom e atendeu bem ao propósito de que todo o conjunto deve girar...



"Zoom" para melhor visualização...


Detalhe lateral...


Mais detalhes (1)...


Mais detalhes (2)...

O rotor principal é o próximo passo. O eixo principal do kit estava danificado, por isso, tive que improvisar um usando um eixo de ferro de um brinquedo quebrado fixando-o com cola "Bonder"...


Fiz um "dry-fit" dos acionadores de inclinação e regulagem do passo do rotor para testar a altura e alinhamento...


As pás do rotor principal foram lixadas para diminuir um pouco sua espessura e, com o auxílio de uma régua, efetuei um rebaixamento de painéis, fazendo os detalhes necessários nesta peça.


Estava pensando em como resolver o problema do eixo do rotor quando minha filhinha de 03 anos veio me devolver o palito de seu pirulito recém consumido. Que beleza! Funcionou tão bem como eixo que a pressão de encaixe com as demais peças do rotor ficaram firmes sem o auxílio de cola!


Rotor montado sem o auxílio de cola (apenas para testes). "Palito de pirulito" resolveu o problema...

Com o auxílio de um secador de cabelos, aqueci as pás do rotor principal e efetuei a inclinação necessária para melhor efeito visual.


Rotor principal com sua curvatura baseada nas fotos dos HO4S-1 originais...

Desenvolvi um fixador para o rotor principal usando chapa de alumínio arredondada no diâmetro apropriado e furada no centro para usar no eixo central...



Fixador no lugar (o palito de pirulito entra no eixo de ferro e o fixador fixa o conjunto).

Decidi substituir os atuadores de passo do rotor principal usando pequenas esferas de um colar metálico desmontado. Alfinetes de costura foram usados para compor a peça que ficou toda em metal...


Atuadores feitos em metal. São três peças ao todo para compor o conjunto do rotor principal...

Aproveitei para esticar o fio da antena usado neste helicóptero. Fiz um pequeno gancho de fixação e colei o fio feito de sprue esticado no fogo de vela...




Fio pronto. Bons resultados até agora...


Visão geral do fio de antena...

As janelas da cabine de pilotagem recebem um acabamento fosco e alguns detalhes em alumínio...


Janelas prontas. Notem as alças de abertura e travamento feitas com chapa de alumínio (são minúsculas)...

Os atuadores metálicos são colados no lugar para depois receberem tinta. O resultado agradou bem...


Agora um detalhe que decidi de última hora: Permitir que os rotores fossem dobrados conforme acontece no aparelho real. Para isso, criei duas dobradiças giratórias feitas com alumínio e alfinetes de costura...


Dobradiças para uso nas lâminas do rotor. Apenas duas são necessárias...

Fixei as lâminas com suas respectivas dobradiças no centro do rotor e apliquei tinta cromo para um melhor acabamento...


Depois, as lâminas do rotor recebem tinta preta fosco e um envelhecimento do metal usando a mesma tinta...


As pontas das lâminas recebem tinta amarela usando máscara suspensa para não danificar a pintura feita com tinta preta (já seca). Mascarar com fita não era recomendado neste caso...


Por fim é só encaixar o conjunto no eixo de ferro e fixar tudo. O resultado ficou muito bom (todo o conjunto gira livremente)...



Detalhes da pintura do rotor...


Duas das lâminas podem ser dobradas (como no aparelho original)...

Colei as portas da cabine de pilotagem no lugar...



A porta do compartimento de carga/passageiros foi colada no lugar...



Resultados convincentes para o compartimento de carga/passageiros...


CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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