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Monogram Bell UH-1B Huey 1/48

DESGASTES (PARTE 02) E DECALQUES:

Na fase anterior vocês viram como o uso de um simples lápis pode ajudar a efetuar desgastes principalmente nas áreas com rebites. Um segundo complemento para os desgastes é aplicar algo semelhante à técnica da luz e sombra usando a própria cor base do modelo sem qualquer adição de branco: basta não misturar muito a tinta e diluir bem.

Essa técnica consiste em pegar seu vidro contendo a tinta base, apenas sacolejar o vidro e despejar direto no aerógrafo uma pequena quantidade. Em seguida diluir com seu solvente favorito (no meu caso foi o álcool comum), misturar via retro-lavagem e aplicar nos centros dos painéis do modelo. O efeito final é a mesma cor, porém mais clareada...


Notem nessa foto a cauda do modelo destacada pela cor base diluída e pouco misturada...

Como a superfície do modelo é pequena, a aplicação foi rápida e sem neuras. O resultado é seguido de nova aplicação do verniz brilhante e a aplicação dos decalques...


Sei que foge ao tradicional, mas quis mostrar que o resultado é igualmente bacana e obtido por um processo simples...


Os demais decalques são aplicados e o modelo recebe nova camada de verniz brilhante, seguido do verniz fosco aplicado aos poucos para dosar os tons de brilho...




Notem que o brilho vai sumindo aos poucos (lembrando que usei pincel para aplicar o verniz brilhante e aerógrafo para aplicar o verniz fosco "com parcimônia")...




Para as partes que necessitam ser transparentes, mas com cor (luzes de navegação e as vigias superiores), a dica é usar o clear transparente acrescido de algumas gotas de anilina para fins alimentícios...


Misturada ao clear e diluída com um pouco de álcool, temos neste exemplo um clear verde...


Pronto para aplicação...


O led transparente que representa a luz anti-colisão recebe clear vermelho...




As vigias superiores recebem o clear verde, melhorando a tonalidade desta peça...



Uma faixa branca foi pintada na capota para representar o aparelho deste esquadrão...


Aos poucos a aplicação estratégica do verniz fosco vai tornando nula as partes com brilho excessivo...





Na próxima foto, notem que ocorreu o efeito silvering em alguns pontos de aplicação do decalque, onde não pude apertar muito devido a fragilidade da peça e seu componente móvel (porta de passageiros)...


Quando isso acontecer, tenha em mente que existe uma minúscula camada de ar entre o decalque e o modelo, neste caso, basta embeber um pincel macio com seu verniz brilhante e aplicar por cima com muita calma. Essa ação faz com que o verniz penetre entre o decalque e a peça, preenchendo o vazio e acabando com o problema...


Geralmente não gosto de deixar totalmente fosco um modelo (prefiro os tons de brilho acetinado). Daí a visualização de um pouco de brilho quando o modelo é exposto a muita luz...







Pequenos acessórios finais como as maçanetas das portas (por exemplo) são acoplados definitivamente e sua pintura final também é feita já com a preocupação dos desgastes naturais de uso...








Os detalhes internos impressionam pelo grau de aproximação com os detalhes verdadeiros...






Usando recursos da câmera, tiro fotos com pouco contraste de luz (efeito de envelhecimento da foto) para mostrar os detalhes destacantes da silueta do modelo...








A vantagem de partes móveis é poder mostrar o modelo em várias "poses", enriquecendo ainda mais as fotos...







Agora uma geral do resultado até o momento...


































CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

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