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Academy OH6-A Cayuse 1/48

COMPOSIÇÃO EXTERNA (PARTE 01):

A conversão de um kit de determinado modelo para outro similar (mas com profundas diferenças) não é tarefa fácil! Exige muita pesquisa e observação por parte do modelista para não incorrer em erros corriqueiros que, dependendo do momento, pode ser tarde demais para corrigir.

Ao observarmos fotos de um modelo do 500D (ou MD500), podemos notar algumas diferenças visuais em relação ao modelo OH-6A como por exemplo as pernas dos esquis de pouso (maiores e com degraus nos 500D) ...


E na maioria dos modelos civis do OH-6A tal diferença também é perceptível...


Se compararmos ao OH-6A militar, usado na Guerra do Vietnam...


As diferenças não param por ai... Temos diferenças também na posição das luzes de navegação nos dois modelos, sendo que no MD500 (e 500D) tais luzes estão presentes na ponta mais alta do esqui de pouso...


E no OH-6A militar tais luzes são presentes nas laterais do aparelho...


Um prévio estudo e simulação no computador faz-se necessário para ver onde reduzir a altura do trem de pouso e as pontas dos esquis de forma a adaptá-los ao padrão usado nos OH-6A da época da Guerra do Vietnam (ver imagem de baixo para cima)...


A sequência de fotos abaixo mostra a operação de redução das peças cortando-se em torno de 05 mm do dentro, retirando-se a parte do degrau e unindo novamente as peças.

Peças originais do kit (500D) ...


Peça da esquerda devidamente reduzida, comparada com a da direita que ainda sofrerá o processo de redução...


Ambas as peças reduzidas para o padrão OH-6A usado na Guerra do Vietnam...


Uma vez acopladas a fuselagem do modelo, obtenho um resultado satisfatório e resistente para o peso do modelo...




COMPOSIÇÃO INTERNA (PARTE 03):

A cabine de pilotagem do OH-6A apresenta detalhes que normalmente nenhum kit desse modelo tem. Avaliando fotos percebi algum detalhes que poderiam ser retratados para melhorar a aparência do modelo, como por exemplo os cintos de segurança...


Luzes internas e de iluminação do painel...


Tensores dos cintos de segurança controlados por cabos...


Uma pequena placa protetora dos atuadores do cíclico (presente em ambos os lados) ...


As alavancas que prendem ou liberam os tensores dos cintos via cabos de aço e a "caixa" protetora do coletivo do piloto(em um formato não muito comum) ...


Tal "caixa" possui um pequeno tecido em formato de sanfona para atuar como "guarda-pó" do coletivo do piloto...


As peças são desenhadas vetorialmente...


Sprue derretido e capas de fios elétricos comporam os tensionadores dos cintos de segurança...


Chapas de alumínio para compor a "caixa" de proteção do coletivo do piloto...


Cintos de segurança feitos com folhas de alumínio de achocolatados e fivelas confeccionadas com fios de bobina elétrica (bem finos) ...




Luzes internas feitas com arame bem fino (enrolado) e pontas de lacre de loja de departamentos (transparentes) devidamente pintados nas laterais...


Após pintados os detalhes, os resultados podem ser vistos nas próximas fotos...







Ia me esquecendo de comentar sobre as luzes de navegação refeitas e uma argola de uso geral presentes nas laterais do aparelho, logo abaixo do piso da cabine traseira...






Argola feita com cabos elétricos desmanchados e luz de navegação feita com sprue moldado na lixa...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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