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Revell Mil Mi24 Hind-D 1/48

Anteriormente apresentei a nomenclatura de versões do HIND na visão OTAN (que notadamente é bem mais simples que a nomenclatura soviética). Agora, ao apresentar a designação Soviética, resolvi dividi-la em duas partes para não ficar muito cansativo. Segue abaixo a primeira parte:

VARIANTES (Na Designação Soviética) " PARTE 01:

V-24 - Primeira versão com doze protótipos e modelos de desenvolvimento. Os primeiros modelos estáticos lembravam o Bell UH-1A Huey...


Enquanto outros eram semelhantes ao posterior "Hind-A"...


Um dos protótipos foi alterado em 1975 e denominado "A-10" para tentar recordes de velocidade, com as semi-asas removidas e a cabeça do rotor principal protegido por silenciadores de inércia, o A-10 chegou a 368 km/hora...


Mi-24 (Hind) - Versões iniciais do helicóptero de assalto armado que podia transportar 08 soldados e 03 tripulantes. Armado com 04 lançadores de foguetes de 57 mm em 04 torres em semi-asas, quatro mísseis antitanque 9M17 MCLOS "Falange" (AT-2 "Swatter" - conhecido também como "Skorpion") em 02 trilhos nas extremidades das semi-asas, quatro bombas convencionais e uma metralhadora calibre 12,7 mm no nariz. Foi o primeiro modelo de produção (aproximadamente 250 construídos)...


Versão Mi-24 com metralhadora 12,7 mm de 01 cano no nariz...

Mi-24B (Hind-A) - Uma série de modelos experimentais do Mi-24, uma das quais foi utilizada para testar o rotor de cauda "Fenestron"...


Séries posteriores testaram a metralhadora giratória com quatro canos de calibre 12,7 milímetros "Yak-B" sob o nariz e sistema de mira "Raduga"...


Versão Mi-24B com metralhadora giratória de 04 canos no nariz e testando o sistema "Raduga"...

Mi-24F (Hind-A) - Modificado com sete nervuras de reforço na fuselagem à altura das bases das semi-asas e antenas IFF SRO-2M Khrome ("Odd Rods" ou barras assimétricas) alojadas desde o convés da cabine até o radiador de óleo, foi alargado e curvado até a APU e introduziu um sistema de escape redesenhado. Segundo alguns analistas, este nome "F" pode não ser o nome oficial. O rotor traseiro mudou para o lado direito...


Foto de um Mi-24F. Notem as 07 barras de reforço na lateral da fuselagem... Mi-24A (Hind-B) - Segundo modelo de produção. Sem a metralhadora giratória com quatro canos de calibre 12,7 milímetros "Yak-B" sob o nariz. Tanto o Mi-24 em serviço como o Mi-24A entraram para a Força Aérea da União Soviética em 1972. O rotor traseiro permaneceu posicionado ao lado direito da cauda...


Mi-24U (Hind-C) - A letra "U" foi usada para designar uma versão de treinamento dedicado dos Hinds de produção. Estas foram simplificadas ao ponto de não ter armamento no nariz e nem os pontos de fixação de armas nas semi-asas, comuns aos outros tipos em operação...



Mi-24BMT - Inicialmente uma versão naval adaptada para operações anti-minas ("varre-minas"). Um pequeno número de Mi-24 foi convertido nesta variante em 1973. O padrão Mi-24BMT trata helicópteros Mi-24 de produção modificados para o serviço de guerra de minas, usando equipamentos "Minesweeping" de diversos tipos...


Não achei fotos reais dessa versão (nem nos sites Russos)...

Mi-24D (Hind-D) - Foi lançado em 1973 na fábrica n°168 em Rostov para compensar as deficiências do "Hind-A". Esta versão teve muito do projeto original refatorado. O cockpit foi redesenhado com duas cabines separadas para piloto e artilheiro em um novíssimo projeto de fuselagem e frente. Com a cabine para tropas mantida, as capacidades básicas do Mi-24 para "assalto" foram substancialmente ampliadas para o papel de "ataque"...


Equipado com vidro à prova de balas nos pára-brisas, esta versão também se beneficiou de várias melhorias previamente testadas no Mi-24B (que não se tornou operacional)...


Pára-brisa flagelado por munição de baixo calibre, mostrando a segurança herdada dos testes do Mi-24B...

O nariz com a metralhadora única foi substituído por uma torre de queixo USPU-24 com uma metralhadora tipo Gatling de 12,7 mm (Yakushev/Borzov YakB-12.7 - também designada 9-A-624) com cadência de 4000 a 5000 tiros por minuto e uma carga de combate de 1470 cartuchos...


Ele foi associado a um sistema de mira estabilizadora KPS-53AV. Essa mira inclui um computador analógico ligado a sensores de gravação e parâmetros de vôo, permitindo correção automática. Esse complexo inclui a mira KS-53 com a qual o operador do sistema de armas (WSO) pode disparar a metralhadora e também soltar bombas...


O Mi-24D Pode transportar até 04 lançadores de foguetes de 57 mm e quatro mísseis anti-tanque 9M17P SACLOS "Falange" (melhoria significativa em comparação com o sistema MCLOS do Mi-24A, pois como os mísseis "Shturm" que deveriam inclusive ter armado o Mi-24A ainda não estavam disponíveis, o míssil 9M17M foi substituído pelo 9M17P "Falange-PV", associado ao sistema "Raduga-PF"). A probabilidade de impacto direto sobre o alvo foi melhorada para 80% com esta versão modernizada de ATGM. O Mi-24D também pode levar bombas e outras armas...


Entrou em produção ainda em 1973, foi vendido para a Polônia em 1994 e utilizado em 1996 para testar a ogiva do míssil "Hawk" em vez da metralhadora debaixo do nariz...


Mi-24D preparado para testar o míssil "Hawk"...

A tripulação consistia de um piloto, um operador do sistema de armas (WSO) com controles básicos de vôo à sua disposição e um engenheiro de vôo sentado em uma cadeira dobrável logo atrás do piloto, na passagem que leva ao compartimento traseiro. Cada membro da tripulação tinha um pára-quedas...


Em torno de 625 Mi-24D/DU haviam sido construídos quando a sua produção cessou no final de 1983.


Mi-24DU (Hind-D) - Versão de treinamento com duplo conjunto de controles. Um pequeno número de Mi-24D foram construídos como DU. O Mi-24DU é nada mais nada menos que uma variante de treinamento dedicado do Mi-24D de ataque, totalmente desarmada.


Mi-24PTRK (Hind-D) - É um modelo Mi-24D ligeiramente modificado para testar o sistema de mísseis "Shturm V" anti-tanques (na designação OTAN como AT-6 "Spiral") rádio controlados, destinado ao próximo modelo de produção Mi-24V.


Mi-24V (Type 20-1 e 24-2; "Hind-E") - A letra "V" na designação soviética significa "Vysotnyy" ("Grande Altitude"). Trata-se de um Mi-24D alimentado por turbinas mais potentes Izotov TV3-117V que podem gerar até 2225 hp (Daí a sua capacidade de operar com mais facilidade em altitudes mais elevadas: uma conseqüência de aprendizado no conflito afegão), enquanto o Mi-24A e "D" usavam a TV3-117 com 2200 hp. Além disso, a TV3-117V ainda poderia fornecer 1700 hp a 1000 metros de altitude e 40°C, enquanto a TV3-117 só podia fornecer 1420 hp sob as mesmas condições. Vale ressaltar que os primeiros modelos "Hind-E" não tinham filtros de entrada de ar PZU na frente das turbinas. Estes filtros foram equipados na série posterior Mi-24V e foram adaptados nas máquinas da série inicial, bem como na série Mi-24D...


O Mi-24V foi finalmente armado com o míssil "9M114 Shturm-V" ("Spiral" AT-6), sendo 08 deles montados em quatro pilares nas semi-asas. Este novo míssil supersônico voa entre 1260-1440 km/h podendo perfurar blindagens de 56 centímetros de espessura a uma distância entre 800 e 5000 metros. A probabilidade de sucesso em um alvo agora ultrapassou 92% graças à sua forma mais compacta e seus estabilizadores de dobragem que podem ser armazenados dentro de um compacto recipiente cilíndrico...


Descoberto pelo Ocidente só no início dos anos 80, o Mi-24V tinha a antena ASP-17V alargada abaixo do nariz, pod de orientação automática de mísseis ao lado da porta, holofote fixo para a traseira e capacidade para levar mísseis R-60 ou K-60 (AA-8 "Aphid") em torres por baixo das semi-asas...


O HUD para o piloto substituiu a mira ex-reflex. As entregas para a Força Aérea Soviética começaram em 29 de março de 1976 e cerca de 1000 unidades foram construídas em Arsen'yev e Rostov entre 1976-1986...


O Mi-24V mostrou-se a variante de ataque definitiva da linha Mi-24 da época. Na Polônia foi nomeado Mi-24W. O Mi-24V era também conhecido como Mi-24T, por razões desconhecidas ("T" de "Tank" talvez?)...


Mi-24W da Polônia (um Mi-24V - também conhecido como Mi-24T)...

Mi-24VAU "Arsenal Upgrade" (Hind-E) - Atualização ucraniana do Mi-24V (apenas padronização regional).


Mi-24VU (Hind-E) - Versão indiana do Mi-24V. Modelos de produção foram entregues para a Índia baseados na série de Mi-24V Soviética. Muitos confundem com as versões de exportação de nome Mi-25 (mais antigos vendidos para a Índia) ou com os Mi-35 (mais modernos) que são as versões posteriores com trem de pouso fixo.


Mi-24VF - Era uma plataforma de desenvolvimento utilizada para avaliar a instalação de uma metralhadora virada para trás na intenção de defender a traseira (ponto mais vulnerável da aeronave em vôo).


Mi-24P (Type 24-3; "Hind-F") - Por ocasião do exercício "Druzhba 82" ("Amizade 1982") os observadores ocidentais descobriram o que parecia ser um Mi-24V "Hind-E" com a torre de arma do nariz substituída por um canhão de cano duplo (23 milímetros) montado na parte frontal, no lado direito da fuselagem e o fundo do nariz suavemente carenado acima e à frente dos sensores...


Na verdade, tratava-se de um novo modelo: o Mi-24P ("P" de Pushechnyj - "canhão armado" ou "Pushka" - "canhão" em russo), que recebeu o código OTAN de "Hind-F"...


Com o tempo, percebeu-se que essa nova arma era na verdade um canhão duplo 30 mm de tiro rápido (750 cartuchos abastecidos lateralmente) Gryazev/Shipunov GSh-30-2K (9-A-623K) com canos de 02 metros e 40 centímetros de comprimento...


Esse canhão de 30 mm foi aprovado em 1976, e também montado no Su-25 na versão GSh-30-2 de 01 metro e 50 centímetros de comprimento...


Canhão GSh-30-2

Esta arma foi montada em uma posição fixa no lado direito do Mi-24P (o piloto tinha de apontar o nariz do helicóptero para visar o alvo) e seus longos tubos foram cobertos nas pontas com atenuadores de chama para não cegar o sistema de mira e aquisição de alvos "Raduga-Sh", também montado a direita sob o nariz...


O Mi-24P efetivamente mantinha o mesmo equipamento e a mesma capacidade anti-tanque do Mi-24V. O desenvolvimento do "Hind-F" começou 1974, a produção começou em 1981 e terminou em 1989, com mais de 635 exemplares construídos. Fotografias mostram seu uso em serviço a partir de 1982...


O Mi-24P foi um helicóptero de ataque dedicado e, posteriormente, essas versões tiveram seus vários sistemas atualizados para o padrão Mi-24P-2. Sofreu modificações de campo no Afeganistão: A blindagem da cabine de passageiros e os silenciosos supressores IR dos tubos de escape eram removidos...


Devido aos disparos acidentais por mudar de posição, o artilheiro da porta tinha à sua disposição uma metralhadora de bombordo e outra a estibordo no compartimento traseiro...


Também era costume carregar armas pessoais a bordo (destinadas à defesa pessoal) e foguetes de reposição para a própria tripulação recarregar ainda no campo de batalha...


Vale salientar que, devido ao forte recuo provocado pelo canhão de 30 mm, ocorreram problemas com a resistência da célula. Por esta razão, o Mi-24P recebeu reforço estrutural, notado externamente nos suportes horizontais localizados acima do canhão e abaixo da porta de entrada do piloto.


Mi-24P-2 (Hind-F) - Versão atualizada do Mi-24P quanto aos sistemas de navegação e ataque.


CABINE (PARTE 03):

A cabine dianteira apresenta um espaço bem reduzido para seu ocupante. O assento é relativamente menor que o assento do piloto (não possui encosto de cabeça) e sua textura apresentam as tradicionais linhas de costura verticais em couro...


A presilha dos cintos de segurança brota de um orifício central...


Retratei no CorelDraw11© as dimensões e formas do banco para tentar criar algo aceitável para o modelo (visto os assentos originais terem sido removidos por não atender ao critério de realismo do conjunto)...


O resultado obtido com o uso de plastcard e outros materiais pode ser visto nas próximas fotos...



Reparem nessa foto que as linhas verticais da costura do estofamento do assento foram representadas usando um pequeno pedaço de couro...








O resultado após pintura e aplicação dos cintos de segurança ficou assim...


Um detalhe interessante não muito observado pelos modelistas é uma pequena lona que cobre a parte traseira dos instrumentos do painel principal do piloto...


Essa lona é para facilitar a manutenção dos instrumentos numa eventual substituição...


No modelo, tal lona é retratada por um "degrau", mas decidi removê-la e substituir por um material mais realista (vocês verão isso mais à frente no decorrer da montagem)...





O piso da cabine do piloto no aparelho real é retratado em dois níveis e o kit não retrata isso. Neste caso, após cortar o piso original, tive que criar o segundo nível através de peças complementares feitas em alumínio...



Paralelamente os testes com o painel principal e painéis laterais da fuselagem são iniciados...












CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

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