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Revell Mil Mi24 Hind-D 1/48
MESA DE AVIÔNICOS E VARETAS DE CONTROLE (PARTE 02): Já estava satisfeito com o resultado das varetas de controle, entretanto, para fechar definitivamente o teto do modelo, preciso ainda compor a mesa de aviônicos que fica alojada logo atrás do piloto (à direita), bem como confeccionar as portas que protegem as varetas de controle (atrás e à esquerda do piloto) ...
A mesa de aviônicos apresenta vários módulos parafusados, podendo ser substituídos por módulos mais modernos ou mais potentes, conforme a necessidade da missão ou versão do aparelho. Levando em conta que a Rússia possui a maior área territorial do planeta, não é de se admirar que seus equipamentos possuam um fantástico raio de ação. Neste quesito a aviônica do Mi-24 é notável.
As portas protetoras das varetas de controle são simples portas metálicas presas por dobradiças e parafusadas à estrutura interna...
Observando fotos de referência, elas se aproximam da altura do teto, onde é possível também ver os detalhes da fiação e condutores do ar condicionado. Essas portas são abertas somente para manutenção mecânica do conjunto de varetas...
Visto pela entrada do piloto, é possível ver tais portas e observar mais detalhes como o cilindro de oxigênio para o piloto e detalhes estruturais do teto, tomadas elétricas e fiação em geral...
Geralmente a parte de baixo deste compartimento é protegido por uma lona...
Mas com o helicóptero em operação, tal lona fica usualmente recolhida, possibilitando ver o equipamento de rádio destinado ao 3º tripulante (geralmente um engenheiro técnico de vôo) bem como o motor do ar condicionado (que fica alojado bem abaixo desse compartimento) ...
Eu já tinha criado a mesa de aviônicos. Primeiro tentei criando pequenos módulos, mas por causa da escala, ficou melhor fazer tudo numa peça só e compor sua frente com um decalque que simulasse os módulos....
Após aplicado e recortada, a peça recebe detalhamentos em alto relevo...
Com base em imagens estruturais do teto, desenhei a estrutura do mesmo para receber as portas de manutenção das varetas...
O resultado pode ser visto nas próximas fotos...
A próxima foto mostra o equipamento de rádio e o motor do ar condicionado já no lugar, bem como a viga de sustentação para compor a estrutura...
As próximas fotos mostram a estrutura metálica que se liga à viga de sustentação para depois receber as portas protetoras das varetas...
Com essa estrutura fixada, posso agora colar as portas de manutenção das varetas...
Agora é adicionar os detalhes finos na viga de sustentação do teto e fixar tudo...
Acompanhem a evolução dos detalhes nas próximas fotos...
E finalmente, para fechar o teto, existe detalhamentos nessa parte que necessitam ser adicionados como os dutos do ar condicionado, fiação e o condutor de combustível (em amarelo) vindo dos tanques do piso...
Um teto complementar em scratch é feito para ?fechar? tudo, mas antes preparo o teste das luzes internas, pois após fechar não será possível efetuar qualquer manutenção nelas...
Ligado a uma fonte de 3,7 Volts, observo que as luzes ficaram ok para mostrar o interior do compartimento...
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