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Revell Mil Mi24 Hind-D 1/48

ROTOR PRINCIPAL (PARTE 02):

As 05 lâminas do rotor principal do Mi-24 possuem longarinas em liga de alumínio, núcleo tipo "favo de mel", spars em nitrogênio pressurizado para detecção de rachaduras e sistema de degelo eletrotérmico...



Avaliando as lâminas, percebemos que há uma divisão estrutural de 18 seções, numeradas na parte inferior das lâminas (de 0 a 17) e que cada lâmina possui um número de série...



As pontas das lâminas são abauladas e possuem uma luz para iluminar o giro do rotor à noite...


E a aproximadamente ¾ de sua extensão, as lâminas são dotadas de um flap (gerador de vórtice) com uma divisão bem visível...



Existe no mercado um kit de resina retratando o cubo e lâminas do Mi-24 na escala 1/48...


Se usar uma dessas lâminas para comparar com as que são fornecidas no kit, notará que as lâminas do rotor principal apresentadas pelo kit Revell/Monogram foram forjadas num formato e tamanho incorretos...


Se você avaliar de perto uma das lâminas propostas pelo kit, verá que até inseriram o flap gerador de vórtice, mas este está no local errado e não possui divisão central como ocorre no real. Outro ponto que percebi foi que as divisões estruturais apresentadas não estão na quantidade correta e os separadores estão em alto relevo...


Não é que isso esteja incorreto. No Mi-24 real, existe essa elevação dos separadores, mas para o fator "escala", meio centímetro de altura seria o equivalente a décima parte de 01 mm, ou seja, 0,1 mm de altura para a escala 1/48, o que destoaria em qualquer visão angulada das lâminas ao olhar o kit. Prova disso são fotos a uma distância não muito aproximada do rotor real, onde quase não é possível ver esses separadores...



Diante desses pontos, optei por lixar tudo (diminuindo inclusive a espessura das lâminas) e fazer os separadores em baixo relevo. Primeiro, fiz um desenho com o formato e separações corretas para aplicar na lâmina do kit Revell/Monogram...



Em seguida, a ponta da peça precisa ser lixada para obter o formato abaulado correto...


Aqui, um comparativo de como ficou após abaular a ponta e inserir os separadores em baixo relevo...



Reparem na suavidade visual das ranhuras que agora fica mais realista de se observar num kit...





Nas próximas fotos, é possível observar que a densidade da lâmina ficou menor e portanto mais proporcional à escala...



Para não errar, fiz um gabarito na escala 1/48 visando colar as lâminas na divisão angular correta na cabeça do rotor principal: 72° de angulação por lâmina...


As lâminas recebem pintura superior e inferior...



A cabeça do rotor do Mi-24 apresenta os cabos de degelo eletrotérmicoque precisam ser retratados, pois removi os que vem no kit por serem incompatíveis com a espessura...


Usei cabos de borracha de fios elétricos (apenas a capa emborrachada já na cor preta) ...


A colagem das lâminas no rotor é efetuada e testes de alinhamento são feitos antes de se fixar o parafuso central na cabeça do rotor...


Reparem que com o sistema móvel, é possível mudar a angulação de ataque das pás...



CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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