Porta-Aviões
ESTADOS UNIDOS
PORTA-AVIõES AUXILIARES DE TREINAMENTO
Os dois porta-aviões de água doce eram classificados como navios de treinamento. Foram usados nos Grandes Lagos durante a Segunda Guerra para treinamento de pouso e decolagem de pilotos. Eram paquetes de rodas laterais adaptados com um convés de madeira e não possuíam elevadores, catapulta, oficinas ou hangares para aviões. Deslocavam 7.200 e 8.000 toneladas respectivamente e alcançavam 16 nós.
IX-64 | WOLVERINE | 1942. Ex mercante SEEANDBEE. 1945 |
IX-81 | SABLE | 1943. Ex mercante GREATER BUFFALO. 1945 |
TENDER DE HIDROAVIõES
O AV-1 WRIGHT era um mercante convertido inicialmente a tender de balões. Deslocava 11.500 toneladas carregado, transportava um número desconhecido de hidroaviões e alcançava 15 nós. O AV-2 JASON era um carvoeiro convertido, deslocava 19.200 toneladas carregado, e fazia 14 nós. Os navios da classe Curtiss eram barcos construídos especificamente para operar com hidroaviões pesados. Deslocavam 8.620 toneladas e faziam 18 nós. Nos anos 50, o ALBEMARLE foi convertido para operar o pesado hidroavião Martim P6M Seamaster de patrulha a jato. Em 1965 foi convertido como navio-oficina de helicópteros para o Exército Americano no Vietnã.
Um desenvolvimento dos Curtiss, a classe Currituck compreendia navios construídos especificamente para operar com hidroaviões pesados. Deslocavam 9.090 toneladas e faziam 19 nós.
Os Tangier eram mercantes convertidos, deslocavam 8.000 toneladas e faziam 16 nós. O CHANDELEUR era um mercante convertido, deslocava 13.700 toneladas e fazia 17 nós. Também os Kenneth Whiting eram mercantes convertidos que deslocavam 12.600 toneladas carregados e faziam 16 nós.
O PATOKA era um petroleiro convertido inicialmente a tender para os grandes dirigíveis rígidos da Marinha. Acomodava ainda 3 hidroaviões no convés. Deslocava 16.000 toneladas que fazia 14 nós. Entre 1941 e 1943 serviu de QG para a 4a Frota Americana no Recife.
Indicativo | Navio | Observações |
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AV-1 | WRIGHT | 1921. Redesignado AG 79 SAN CLEMENTE em 1945 | AV-2 | JASON | 1913-1936 | AV-3 | LANGLEY | 1937. Ex CV-1 LANGLEY. Afundado em 27.02.42 perto de Java | AV-4 | CURTISS | 1940. Classe Curtiss. Pearl Harbor. 1957 | AV-5 | ALBEMARLE | 1940. Classe Curtiss. 1974 | AV-6 | PATOKA | 1939. Ex Tender de dirigíveis AO-6 PATOKA. Recife. 1946 | AV-7 | CURRITUCK | 1944. Classe Currituck. 1971 | AV-8 | TANGIER | 1941. Classe Tangier. 1961 | AV-9 | POCOMOKE | 1941. Classe Tangier. 1961 | AV-10 | CHANDELEUR | 1942. Classe Chandeleur. 1971 | AV-11 | NORTON SOUND | 1943. Classe Currituk. 1987 | AV-12 | PINE ISLAND | 1945. Classe Currituk. 1971 | AV-13 | SALISBURY SOUND | 1945. Classe Currituk. 1971 | AV-14 | KENNETH WHITING | 1944. Classe Kenneth Whiting. 1961 | AV-15 | HAMLIN | 1944. Classe Kenneth Whiting. 1963 | AV-16 | ST. GEORGE | 1944. Classe Kenneth Whiting. 1995 | AV-17 | CUMBERLAND SOUND | 1944. Classe Kenneth Whiting. 1961 | AV-18 | TOWNSEND | Cancelado | AV-19 | CALIBOGUE | Cancelado | AV-20 | HOBE SOUND | Cancelado | AV-21 | ASHLAND | Cancelado. Classe Ashland |
TENDER LEVES DE HIDROAVIõES
Os barcos da classe Lapwings eram pequenos e podiam içar apenas um avião para seu convés para supri-lo. Não dispunham de oficinas para manutenção. Deslocavam 1.400 toneladas carregados e alcançavam 14 nós. Todos eram provenientes da conversão de caça minas.
Os classe Childs eram conversões de destróieres da Primeira Guerra. Apoiavam os botes pousados no mar sem condições de içá-los a bordo. Deslocavam 1.190 toneladas carregados e alcançavam 25 a 30 nós.
Os Barnegat eram barcos construídos especificamente para apoio de hidroaviões. Deslocavam 1.695 toneladas e faziam 18 nós. Eram pesadamente armados para missões na frente de combate.
AVP-5 TEAL.
AVP-6 PELICAN.
AVP-21 HUMBOLT em Recife, 1944.
AVP-22 MATAGORDA em Recife, 1944.
AVP-29 ROCKAWAY em Recife, 1944.
Indicativo | Navio | Observações |
AVP-1 | LAPWING | 1919. Classe Lapwing. Recife. 1945 | AVP-2 | HERON | 1918. Classe Lapwing. 1946 | AVP-3 | TRUSH | 1919. Classe Lapwing. Recife. 1946 | AVP-4 | AVOCET | 1918. Classe Lapwing. Pearl Harbor. 1946 | AVP-5 | TEAL | 1918. Classe Lapwing. 1945 | AVP-6 | PELICAN | 1918. Classe Lapwing. 1945 | AVP-7 | SWAN | 1919. Classe Lapwing. Pearl Harbor. 1946 | AVP-8 | GANNETT | 1919. Classe Lapwing. Torpedeado pelo submarino U-653 nas Bermudas em 07.06.42 | AVP-9 | SANDPIPER | 1919. Classe Lapwing. Recife. 1946 | AVP-10 | BARNEGAT | 1941. Classe Barnegat. Recife. 1958 | AVP-11 | BISCAYNE | 1941. Classe Barnegat. 1968 | AVP-12 | CASCO | 1941. Classe Barnegat. 1969 | AVP-13 | MACKINAC | 1941. Classe Barnegat. 1968 | AVP-14 | CHILDS | 1920. Classe Child. Para AVD-1 em 1920 | AVP-15 | WILLIAMSON | 1920. Classe Child. Para AVD-2 em 1920 | AVP-16 | GEORGE E. BADGER | 1920. Classe Child. Para AVD-3 em 1920 | AVP-17 | CLEMSON | 1920. Classe Child. Para AVD-4 em 1920 | AVP-18 | GOLDSBOROUGH | 1920. Classe Child. Para AVD-5 em 1920 | AVP-19 | HULBERT | 1920. Classe Child. Para AVD-6 em 1920 | AVP-20 | WILLIAM B. PRESTON | 1920. Classe Child. Para AVD-7 em 1920 | AVP-21 | HUMBOLT | 1941. Classe Barnegat. Recife. 1970 | AVP-22 | MATAGORDA | 1941. Classe Barnegat. Recife. 1968 | AVP-23 | ABSECON | 1943. Classe Barnegat. Para o Vietnã do Sul em 1972 - HQ03 THAM NGU LAO | AVP-24 | CHINCOTEAGUE | 1943. Classe Barnegat. Para o Vietnã do Sul em 1972 - HQ05 LY THOUNG KIET | AVP-25 | COOS BAY | 1943. Classe Barnegat. 1968 | AVP-26 | HALF MOON | 1943. Classe Barnegat. 1970 | AVP-27 | MOBJACK | 1943. Classe Barnegat. 1966 | AVP-28 | OYSTER BAY | 1943. Classe Barnegat. Para a Itália em 1957 - A5301 PIETRO CAVEZALE | AVP-29 | ROCKAWAY | 1943. Classe Barnegat. Recife. 1973 | AVP-30 | SAN PABLO | 1942. Classe Barnegat. 1971 | AVP-31 | UNIMAK | 1943. Classe Barnegat. 1988 | AVP-32 | YAKUTAT | 1944. Classe Barnegat. Para o Vietnã do Sul em 1970 - HQ16 TRAN NHAT DUAT | AVP-33 | BARATARIA | 1943. Classe Barnegat. 1970 | AVP-34 | BERING STRAIT | 1944. Classe Barnegat. Para o Vietnã do Sul 1971 - HQ15 TRAN QUANG KHAI | AVP-35 | CASTLE ROCK | 1944. Classe Barnegat. Para o Vietnã do Sul 1971 - HQ17 TRAN BINH TRONG | AVP-36 | COOK INLET | 1944. Classe Barnegat. Para o Vietnã do Sul em 1971 - HQ02 TRAN CUOC TOAN | AVP-37 | CORSON | 1944. Classe Barnegat. 1966 | AVP-38 | DUXBURY BAY | 1944. Classe Barnegat. 1966 | AVP-39 | GARDINERS BAY | 1944. Classe Barnegat. Para a Noruega em 1958 - A537 HAAKON | AVP-40 | FLOYDS BAY | 1945. Classe Barnegat. 1960 | AVP-41 | GREENWICH BAY | 1945. Classe Barnegat. 1967 | AVP-42 | HATTERAS | Cancelado | AVP-43 | HEMPSTEAD | Cancelado | AVP-44 | KAMISHAK | Cancelado | AVP-45 | MAGOTHY | Cancelado | AVP-46 | MATANZAS | Cancelado | AVP-47 | METOMKIN | Cancelado | AVP-48 | ONSLOW | 1943-1960 | AVP-49 | ORCA | 1944. Para a Etiópia em 1962 - A01 ETHIOPIA | AVP-50 | REHOBOTH | 1944. Recife. 1970 | AVP-51 | SAN CARLOS | 1944. Para a Grécia em 1971 - A413 HEPHAISTOS | AVP-52 | SHELIKOF | 1944-1954 | AVP-53 | SUISUN | 1944-1966 | AVP-54 | TIMBALIER | 1946-1960 | AVP-55 | VALCOUR | 1946-1977 | AVP-56 | WACHAPREAGUE | 1944. Para o Vietnã do Sul em 1972 - HQ06 NGO KUYE | AVP-57 | WILLOUGHBY | 1944-1973 |
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DESTROYERS-TENDER LEVE DE HIDROAVIõES
Indicativo | Navio | Observações |
AVD-1 | CHILDS | 1920. Ex AVP-14 CHILDS. 1946 | AVD-2 | WILLIAMSON | 1920. Ex AVP-15 WILLIAMSON. 1945 | AVD-3 | GEORGE E BADGER | 1920. Ex AVP-16 GEORGE E BADGER. Recife. 1945 | AVD-4 | CLEMSON | 1920. Ex AVP-17 CLEMSON. Recife. 1945 | AVD-5 | GOLDSBOROUGH | 1920. Ex AVP-18 GOLDSBOROUGH. 1946 | AVD-6 | HULBERT | 1920. Ex AVP-19 HULBERT. 1946 | AVD-7 | WILLIAM B. PRESTON | 1920. Ex AVP-20 WILLIAM B. PRESTON. 1946 | AVD-8 | BELKNAP | 1919. Classe Childs. Recife. 1945 | AVD-9 | OSMOND INGRAM | 1919. Classe Childs. Recife. 1946 | AVD-10 | BALLARD | 1919. Classe Childs. 1946 | AVD-11 | THORNTON | 1919. Classe Childs. 1945 | AVD-12 | GILLIS | 1919. Classe Childs. 1945 | AVD-13 | GREENE | 1919. Classe Childs. Recife. 1945 | AVD-14 | MCFARLAND | 1920. Classe Childs. 1945 |
NAVIOS DE ASSALTO ANFÍBIO
Os navios de desembarque de fuzileiros da classe Tarawa deslocam 39.300 toneladas carregados, transportam 1.900 fuzileiros e 30 helicópteros. Alcançam 22 nós.
O LHA-1 TARAWA.
Indicativo | Navio | Observações |
LHA-1 | TARAWA | 1973. Classe Tarawa. 1976 | LHA-2 | SAIPAN | 1974. Classe Tarawa. 1977 | LHA-3 | BELLEAU WOOD | 1977. Classe Tarawa. 1978 | LHA-4 | NASSAU | 1979. Classe Tarawa | LHA-5 | PELELIU | 1980. Classe Tarawa |
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Os navios da classe Iwojima deslocavam 18.400 toneladas a plena carga, transportavam 20 helicópteros e 2.157 fuzileiros e faziam 22 nós. Os demais LPH eram conversões de porta-aviões existentes.
LPH-8 VALLEY FORGE
Indicativo | Navio | Observações |
LPH-1 | BLOCK ISLAND | CVE-106. Não chegou a ser usado como LPH-1 | LPH-2 | IWOJIMA | 1960. Classe Iwojima. 1995 | LPH-3 | OKINAWA | 1960. Classe Iwojima. 1992 | LPH-4 | BOXER | 1959. Ex CV-21 BOXER. 1969 | LPH-5 | PRINCETON | 1959. Ex CV-37 PRINCETON. 1970 | LPH-6 | THETIS BAY | 1959. Ex CVE-90 THETIS BAY. 1966 | LPH-7 | GUADALCANAL | 1963. Classe Iwojima | LPH-8 | VALLEY FORGE | 1961. Ex CV-45 VALLEY FORGE. 1970 | LPH-9 | GUAM | 1964. Classe Iwojima | LPH-10 | TRIPOLI | 1966. Classe Iwojima | LPH-11 | NEW ORLEANS | 1968. Classe Iwojima. 1998 | LPH-12 | INCHON | 1970. Classe Iwojima. 1998 |
Os barcos da classe Wasp deslocam 40.500 toneladas carregados, transportam 1.875 fuzileiros e 30 helicópteros, além de seis aviões VSTOL Sea Harrier.
Indicativo | Navio | Observações |
LHD-1 | WASP | 1988. Classe Wasp | LHD-2 | ESSEX | 1992. Classe Wasp | LHD-3 | KEARSARGE | 1993. Classe Wasp | LHD-4 | BOXER | 1995. Classe Wasp | LHD-5 | BATAAN | 1997. Classe Wasp | LHD-6 | BON HOMME RICHARD | 1998. Classe Wasp | LHD-7 | IWOJIMA | 2000. Classe Wasp | LHD-8 | | Classe Wasp |
FRANÇA
TENDER DE HIDROAVIõES
O FOUNDRE era um cruzador de 5.790 toneladas de deslocamento, com modificações mínimas para abrigar 4 hidroaviões. Alcançava 19 nós. O CAMPINAS era conversão de um mercante de 3.300 toneladas para 8 hidroaviões, com hangar e guindaste e fazia 11 nós.
O NORD e o PAS DE CALAIS eram convertido de paquetes de rodas de 1897 e deslocavam 1.540 toneladas, carregavam três hidroaviões e faziam 20 nós. O ROUEN era a conversão de um paquete de 1.650 toneladas, transportava 4 aviões e fazia 24 nós.
O COMANDANTE TESTE foi construído especificamente para o transporte de hidroaviões com hangar integral no casco, guindastes, catapulta e um convés de vôo. Deslocava 11.500 toneladas carregado e fazia 20 nós. Foi avariado pelos ingleses em Mers-El-Kébir e afundado pelos franceses em Toulon junto com a frota, para não cair em poder dos alemães
Após a Segunda Guerra Mundial, os tenders alemães MAX STINSKY e IMELMANN foram apropriados pela França para uso na Indochina. Deslocavam 1.200 toneladas e faziam 18 nós. Um terceiro barco alemão, o GREIF, deslocava 890 toneladas e fazia 16 nós.
O COMANDANTE TESTE afundado pela tripulação no porto de Toulon.
Indicativo | Navio | Observações |
| FOUDRE | 1913-1918 |
| CAMPINAS | 1915-1916 |
| NORD | 1915-1919 |
| PAS-DE-CALAIS | 1915-1919 |
| ROUEN | 1916-1918 |
| COMANDANTE TESTE | 1932. Afundado em Toulon 27.11.42 |
A754 | PAUL GOFFENY | 1948. Classe Paul Goffeny. Ex Alemanha - MAX STINSKY. 1955 |
A755 | COM. ROBERT GIRAUD | 1948. Classe Paul Goffeny. Ex Alemanha - IMELMANN. 1955 |
| MARCEL LE BIHAN | 1948. Ex Alemanha - GREIF. 1961 |
PORTA-AVIõES DE ESQUADRA
No período entre guerras, o couraçado inacabado BÉARN foi convertido em porta-aviões de 22.140 toneladas para 40 aviões e velocidade de 21,5 nós. Após a queda da França em 1940, o navio que se encontrava nos Estados Unidos para buscar aviões, foi internado na Martinica, Antilhas Francesas e desarmado. Entregue à França Livre em 1943, foi usado como transporte de aviões.
A construção do porta-aviões JOFFRE havia começado em 1938 e a do PAINLEVÉ não chegou a ser iniciada. Cada um deslocaria 18.000 toneladas. Ambos foram cancelados em 1940.
A França só voltou a operar porta-aviões após a guerra, usando os ingleses BITER e COLOSSUS, batizados DIXMUNDE e ARROMANCHES, na guerra da Indochina com aviões Douglas SBD-5 Dauntless, Vought F4U Corsair e Curtiss SB2C Helldiver. O LAFAYETTE e o BOIS BELLEU eram os barcos americanos LANGLEY e BELLEAU WOOD.
O CLEMENCEAU e o FOCH foram construídos na França, deslocam 27.310 toneladas, alcançam 32 nós e transportam 38 aviões. O FOCH foi modernizado em 1980. Seu complemento de aviões compreende caças-bombardeiros Dassault Super Etendard, caças Vought F-8E Cruzader, Etendard IVP para reconhecimento, anti-submarinos Breguet Alizé e helicópteros Aerospatiale AS 365F Dauphin. Foi desativado em 2000 e vendido ao Brasil
O CHARLES DE GAULLE foi construído na França. É movido a energia nuclear, desloca 34.000 toneladas, faz 27 nós e transporta 40 aviões. Deverá embarcar os caças Dassault Rafale M e Grumman E-2 Hawkeye de detecção e controle aéreo.
Indicativo | Navio | Observações |
| BÉARN | 1920-43 |
| JOFFRE | Não completado, 1940 |
| PAINLEVÉ | Cancelado em 1940 |
| DIXMUDE | 1945. Porta-aviões leve. Ex Inglaterra - BITER. Indochina. 1959 |
| ARROMANCHES | 1946. Ex Inglaterra - COLOSSUS. Indochina, Suez. 1974 |
R96 | LAFAYETTE | 1951. Porta-aviões leve. Ex Estados Unidos - CVL-27 LANGLEY. 1962 |
R97 | BOIS BELLEAU | 1953. Porta-aviões leve. Ex Estados Unidos - CVL-24 BELLEAU WOOD. 1960 |
R98 | CLEMENCEU | 1961. Classe Clemenceau. Indochina. Adriático. 1997 |
R99 | FOCH | 1963. Classe Clemenceau. Indochina. 2000. Para o Brasil - SÃO PAULO |
R91 | CHARLES DE GAULLE | 1999. Classe Charles de Gaulle. Nuclear |
| RICHELIEU | 2004. Classe Charles de Gaulle. Nuclear |
PORTA HELICÓPTEROS
O JEANNE D'ARC é um barco leve porta-helicópteros para luta anti-submarina ou desembarque de tropas. Desloca 10.000 toneladas, alcança 26,5 nós e transporta 8 helicópteros anti-submarinos Lynx ou 14 helicópteros de assalto Super Frelon.
Indicativo | Navio | Observações |
R97 | JEANNE DÁRC | 1964 |
HOLANDA
MERCANTES PORTA-AVIõES
Durante a Segunda Guerra Mundial, marinheiros e aviadores holandeses tripularam os porta-aviões mercantes ingleses da classe Rapana: GADILA e MACOMA, convertidos de petroleiros de 16.000 toneladas carregados, transportando 4 aviões e fazendo 12 nós. Conservavam a capacidade de transportar cargas e eram usados como escolta de comboios.
Navio | Observações |
GADILA | 1943. Merchant Aircraft Carrier classe Rapana. 1945 | MACOMA | 1944. Merchant Aircraft Carrier classe Rapana. 1945 |
PORTA-AVIõES
Após a Segunda Guerra, a Marinha da Holanda adquiriu o KAREL DOORMAN, ex porta-aviões de escolta inglês NAIRANA, um barco de 17.200 toneladas carregado, para 18 aviões e capaz de fazer 16 nós. Foi substituído pelo novo KAREL DOORMAN em 1948, o ex porta-aviões leve inglês VENERABLE da classe Colossus, de 19.900 toneladas para 24 aviões e capaz de desenvolver 25 nós. Recebeu modificações inclusive convés de vôo angular. Vendido à Argentina em 1968, foi o último porta-aviões holandês.
O primeiro KAREL DOORMAN, o porta-aviões de escolta inglês NAIRANA.
Indicativo | Navio | Observações |
QH1 | KAREL DOORMAN | 1946. Ex Inglaterra - NAIRANA. 1948 |
R81 | KAREL DOORMAN | 1948. Ex Inglaterra - VENERABLE. Para a Argentina em 1968 - 25 DE MAYO |
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ÍNDIA
PORTA-AVIõES DE ESQUADRA
O R11 VIKRANT era o inglês HERCULES da classe Majestic. Foi muito modificado em sua carreira na Índia, recebendo convés angular e deslocando 19.800 toneladas. Em dezembro de 1961 participou de operações de bloqueio contra os enclaves portugueses em Goa, Diu e Daman. Em dezembro de 1971 foi utilizado na guerra contra o Paquistão, quando, equipado com caças a jato Hawker Sea Hawk, turbo-hélices anti-submarinos Breguet Alizé e helicópteros Sud Aviation Alouette III, efetuou raides contra objetivos terrestres e navais inimigos na costa da baía de Bengala. Em 1970 passou a operar o helicóptero anti-submarino Sikorsky Sea King e em 1984, após retrofitado entre 1979 e 1982, recebeu rampa para aviões de decolagem vertical para aviões VTOL Hawker Sea Harrier FRS.51 em lugar dos Sea Hawk. Retirado de serviço em 1997 e transformado como museu em Mumbai.
O R22 VIRAK, antigo HMS HERMES da classe Centaur foi recebido pela Índia já modificado com rampa para operar aviões Sea Harrier de decolagem vertical, deslocando 29.000 toneladas e capaz de desenvolver 28 nós.
Indicativo | Navio | Observações |
R11 | VIKRANT | 1961. Ex Inglaterra - HERCULES. Retirado em 1997 |
R22 | VIRAK | 1989. Ex Inglaterra - HERMES |
| VIKRAMADITYA | 2008. Ex Rússia ADMIRAL GORSHKOV ex BAKU |
Texto:
Fotos:
(Estados Unidos)
Pioneiros - History of Aviation, pg.95,131
Pioneiros - p/b - The Corsair and Others pg. 24
PA americanos na Coréia - The Naval Air War in Korea, Hallion
PA americanos no Pacifico, plantas e dados - Máquinas de Guerra, 106
Pa americanos no Vietnã - The History of the Vietnã War, 66, 218 e 229
Porta-aviões 1977 - Air Inter 79, pg. 269
1923 - CV-1 - p/b - The Corsair and Others pg. 24
1928 - CV-1 - p/b - Arquivo 56
1942 - CV-7 - col - Carrier Air War, pg.127
196? - CV-11 - b./p - The History of the Vietnam War, 21
1945 - CV-12 - color - Carrier Air War, pg.126
- CV-17 - color - Carrier Air War, pg.171
1944 - CV-19 - color - Carrier Air War, pg.123
1943 - CVE-11 - p/b - Atlantic Air War, pg. 75
1943 - CVE-26 - color - Carrier Air War, pg.122
CVE-29 - p/b - Atlantic Air War, pg. 76
CVL-28 - Arquivo Marinhas
CVL- 29 - Arquivo Marinhas
CVE-29 - Carrier Air War, pg 71
1945 - CVL-30 - b/p - Air Fan 662, pg.40
1992 - CVB-41- Air Fan 671, pg.20
1950 - CV-45 - b/p - The Korean Air War, pg.13
1951 - CV-31- col - The Korean Air War, pg.111
1951 - CV-33 - b/p - The Korean Air War, pg.12
1953 - CV-37 - b/p - Air War Over Korea, pg.88.
198? - LHA-1 Tarawa - col - World Super Carries, 102
198? - LPH-10 Tripoli - col - World Super Carriers, 125
198? - LPH-7 - Arquivo Marinhas
LPH-9 - Air Inter 51, pg.62
LPH-12 - Arquivo Marinhas
1992 - LPH-12 - col - Air Fan 669, pg.9
1992 - LHD-1-col - Air Fan 670, pg.18
1945 - CV-42 - color - Carrier Air War, pg.170
198? - CVB-43- col - Ships of the world's Navies, 61
198? - CV-59 - col - Ships of the world's Navies, 52
1992 - CV-59 - col - Air Fan 668, pg.32
CV-60 - Arquivo Marinhas
198? CV-63 - col - Ships of the world's Navies, 59
1986 CVAN-65 - col - Air Fan 651, pg.36
198? CV-67 - col - Ships of the world's Navies, 56
198? CVN-68 - col - Ships of the world's Navies, 62
CV-62 - col - Arquivo Marinhas
CV-63 - Air Fan 593, pg. 26
1995 CV-64 - col - Air Inter 339, pg. 100
1980 CVN-65 - col - Ships of the world's Navies, 52
1996 - CVAN-65 - col - Air Fan 724, pg. 25
1994 - CV-66 - col - Air Fan 691, pg. 24
CVAN-68 - Arquivo Marinhas
CVN-68 - b/p - Air Fan 572, pg. 8, 16
1988 - CV-70 - color - Air Fan 621, pg. 38
1980 - CVN-72- col - Ships of the world's Navies, 63
1996 - CVN-72 - col - Air Inter 339, pg. 106
1998 - CVN-73 - col - Air Fan 743, pg. 12
(França)
Historia e fotos dos PA franceses - Air Fan 592, 18
Foch - col - Air Inter 265, pg.301, Air Inter 650, 14
Foch - col - Air Inter 673, pg. 36
Foch - col - Air Fan 748, pg. 46
Arromanches - p/b - Air Fan 511, pg. 32
La Fayette - p/b - Air Fan 511, pg. 32
Clemenceau - p/b - Air Fan 627, pg. 25
Charles de Gaulle - col - Air Fan 749, pg. 4
F8 Cruzader - col - pouso arrastado - Air Fan 636, 11
F8 Cruzader - col - pouso arrastado - Air Fan 655, 21
GLOSSÁRIO
Adriático - OperaçÂões contra a Iugoslávia em 1995
Bismark - Caça empreendida pela Marinha Britânica ao couraçado alemão no Atlântico em 1940
CV - Prefixo dos porta-aviões de esquadra americanos. Alguns mudados para:
CVA- porta-aviões de ataque,
CVB - porta-aviões de batalha,
CVS - anti-submarinos,
CVT - transporte de aviões,
e AVT- para treinamento.
CVAN - Prefixo americano para os porta-aviões de esquadra nucleares.
CVE - Prefixo americano dos porta-aviões de escolta. Antes BAVG.
CVL - Prefixo americano dos porta-aviões leves de esquadra.
Coréia - Guerra das NaçÂões Unidas contra a Coréia do Norte em 1950-53
Falklands/ Malvinas - LibertaçÂão pela Inglaterra das ilhas tomadas pela Argentina em 1982
Golfo - LibertaçÂão pelas NaçÂões Unidas do Kuwait invadido pelo Iraque, em 1991
HMS - Her/His Magesty Ship - Prefixo dos navios de guerra britânicos
HMAS - Her/His Magesty Australia Ship - Prefixo dos navios de guerra australianos
HMCS - Her/His Magesty Canadian Ship - Prefixo dos navios de guerra canadenses
Indochina - Guerra da França contra os nacionalistas do Viet-Ming, de 1947 a 1954
Iwojima - Invasão pelos americanos da ilha japonesa de Iwo Jima em 1945
Java - LibertaçÂão pelos aliados da ilha ocupada pelos japoneses, em 1945
Leyte - Invasão americana em Leyte, Filipinas, ocupadas pelos japoneses - 17 a 25.10.44
Marianas - Batalha aeronaval japoneses x americanos em 1944
Mar de Coral - Batalha aeronaval japoneses x americanos em 7-8.05.42
Matapan - Batalha naval ingleses x italianos no Mediterrâneo em 1940
Mers-El-Kébir - Ataque inglês à frota francesa no porto africano em 03.07.40
Midway - Batalha aeronaval japoneses x americanos em 4-6.06.42
Noruega - Invasão e retirada anglo-francesa da Noruega frente ao avanço alemão em 1940
Okinawa - Invasão aliada da ilha japonesas de 14.03 a 30.06.45.
Operaçâão Torch - Invasão aliada do norte da África de 8-12.10.42.
Recife - Navios que serviram na 4a Frota americana, baseada em Recife, Brasil em 1942-1945
Salomões - Batalha aeronaval japoneses x americanos em 1942
Santa Cruz - Batalha aeronaval japoneses x americanos em 1942
Suez - Guerra anglo-francesa-israelita contra o Egito em 1956
Sul da França - Invasão aliada do sul da França ocupada em 15.08.1944
Sumatra - Ataques ingleses às refinarias de petróleo ocupadas pelos japoneses em 20.12.44
Taranto - Ataque de porta-aviões ingleses à base naval italiana em Taranto, sul da Itália em 1940
Tirpitz - Ataques ingleses ao couraçado alemão em portos da Noruega em 1944.
Tóquio - Reide americano com bombardeiros B-25 baseados em porta-aviões em 1942
Vietnã - Guerra de potências aliadas contra o Vietnã do Norte de 1964 a 1973
BIBLIOGRAFIA:
Air Fan 561, 564, 565, 592 e 630
Air International 19, 79, 236 e 265
An Illustrated History of Seaplanes and Flying Boats - Maurice Allward - Barnes & Noble, New York, 1981
Curtiss Aircraft 1907-1947 - Peter M. Bowers - Putnam, Londres
German Cruisers of World War Two - M. J. Whitley - Naval Institute Press, 1987
Messerschmitt "O-nine" Gallery - Thomas H. Hitchcock - Monogram Aviation Pub., USA, 1973
Ships of the World Navies - Christopher Chant - Brian Trodd Pub, London, 1990
The Illustrated History of Seaplanes & Flying Boats - Louis S Casey & John Batchelor - Hamlyn - New York
The World's Great Aircraft Carriers - Antony Preston - Chancellor Press, London
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