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Glossário:
A: Alquebramento: Curvatura no casco, baseando-se pelas cintas. Amantilho: Cabo que serve para puxar algo para cima, a partir dos mastros. Amura: Parte dos costado dos navios, onde começa o estreitamento para formar a proa. Ancôra: Peça de metal forjado (ou madeira com pedras) em forma de garfo ou anzol que é atirado ao fundo para fixar o navio em determinado ponto. Antena: Verga onde se içam as velas nos barcos latinos. Aparelho: Conjunto de velas, amarrações, e mastros de um navio. Apostura: Extremo superior da baliza que sobressai à coberta. Arrufo: Linha curva imaginária que vai da popa à proa. Essa linha serve de base para a coberta e cinta. B: Baliza: Peça que é armada sobre a quilha, estendendo-se verticalmente à linha d'água. É composta da caverna e do vau. As Balizas e a quilha formam a ossada de um navio. Baliza Mestra: Maior baliza de um navio. Nesse ponto, o navio atinge o comprimento da boca. Barlavento: Parte ou direção de onde vem o vento. Boca: Largura máxima de um barco. Bonete: Vela que se coloca a parte baixa da vela grande ou ao traquete, para aumentar a superfície vélica com pouco vento. Botaló: Peça que fica no gurupés para içar as velas de proa. Bordo livre: Distância entre a linha de carga máxima e a coberta princial de uma navio. Borla: Parte grossa e arredondada que fica extremidade dos mastros. Braçola: Saliência nas escotilhas com a finalidade de evitar que a água entre pela mesma. Bujarrona: Vela triangular situada na proa que se alarga nos estais. C: Cadeste: Peça que sustenta a pá do leme. Calado: Distância vertical da quilha até a Calafetado: Trabalho de impermeabilização, feito por meio de estopa e alcatrão. Carangueja: Vela de forma trapezoidal, onde sua verga fica unida ao mastro de forma diagonal e que sua testa externa (não ligada ao mastro) seja maior que a interna. Carlinga: Suporte-base onde se fixa o mastro na sobrequilha. Caverna: Peça curva de uma baliza que, todas unidas, dão forma ao casco. Casco: Corpo de um navio, sem contar aparelho ou maquinário. Castelo: Parte da coberta superior compreendida entre o traquete e a proa; Estruturas situadas na popa e na proa que serviam de alojamento. Cevadeira: Verga que fica no gurupés. Cinta: Fila de madeiras que fica exterior ao barco, de popa à proa que ajudam a reforçar e fixar os vaus e as cavernas. Coberta: Cada um dos pisos de um navio. Contrabujarrona: Vela que fica sobre a bujarrona. Contramezena: Vela que fica sobre a mezena. Cotovelo: Qualquer ângulo reto ou obtuso de uma tábua. Particularmente as estremidades da quilha e o cadaste. Coxia: Parte central de um barco, de popa a proa. Cruzeta: Peças de ferro ou madeira que ficavam abaixo do cesto da gávea ou nas ligações entre mastros e mastaréus e servem para fixar os óvens. Cutelo; Vela de: Vela triangular ou trapezoidal que se envergam em um estai ou carangueja. Ao contrário das velas latinas ou quadradas, estas não são vergadas a partir de sua parte central. D: Deslocamento: É o peso de água correspondente ao volume do casco que fica abaixo da linha d'água. Pode ser associado ao peso que um navio pode transportar. E: Empavesado: Proteção que se colocava às laterais da coberta superior. Enfrechate: Cada um dos degraus da enxárcia. Entre-Mastros; Vela: Qualquer vela de cutelo que é içada entre dois mastros de um navio. Enxárcia: Escada feita de cordas e madeira, que serve para se subir pelo aparelho. É composto dos enfrechates e pelos óvens. Escorbuto: Doença comum nas grandes navegações, causada pela falta de vitamina C. Os principais sintomas eram as hemorragias cutâneas e musculares. Espadela: Espécie de remo que fica na para governar o barco. É considerado o antecessor do leme. Estai: Cabo que segura a cabeça de mastros e Mastaréus, para que não caia para a popa. Estai; Vela de: Mesmo que giba. Esteira: Parte inferior de uma vela. Estibordo: Lado direito do navio, olhando-se da popa para a proa. F: G: Galdopre: Corrente que transmite os movimentos à pá do leme. Gávea: Nome dado a qualquer vela que se aparelha no primeiro Mastaréu. Gavetope: Vela triangular que liga a parte superior da vela carangueja ao mastro, dado uma forma quase triangular ao conjunto. Gênova: Vela de proa cujo o punho da escota se caça muito à popa do mastro. Ela cobre parte da grande por sotavento. Giba: Vela triangular menor que a bujarrona, que se iça na parte superior do mastaréu do joanete da proa. Grande: Nome dado a vela que fica no mastro principal. Gurupés: Mastro que sai da proa na direção do eixo longitudinal do navio. Gurutil: Lado pelo qual se prende uma vela. H: I: J: Joanete: Mastaréu que esta imediatamente sobre a gávea. Também é o nome dado as suas velas e vergas. K: L: Lançamento: Distância entre popa e proa nos pontos onde estas tocam a linha d'água. Latina; vela: Qualquer tipo de vela de forma trapezoidal ou triangular que é mastreada em sua porção média (central) e que faz diagonal com a linha d'água. M: Madeiramento: Tábuas que fazem o forro exterior e as cobertas de uma embracação. Marconi; vela de: Vela triangular, apoiada no mastáreu e na parte baixa em uma verga que se encaixa no mesmo mastáreu, no sentido da popa. Embora seja trinagular, seu lado livre tem formato arredondado. Massame: Conjunto de cabos e cordas de um navio. Mastaréu: Mastro menor que se coloca verticalmente sobre os mastros grandes, dando continuidade a sua estrutura. Meia-baliza: Cada uma das laterais da baliza. Meia-nau: Comprimento de um barco de popa a proa. Mezena: Último mastro de um navio, contando-se a partir da proa. Também se dá o nome de mezena a vela que fica nesse mastro. N: Nó: Medida de velocidade; equivalênte a 1852 m/h ou 1 milha-náutica por hora. Superfícies móveis de madeira, em geral laterais ao casco, que serve para evitar o desvio de rumo causado por ventos. O: Obra Morta: Nome dado a parte do casco que fica acima da linha d'água. Obra Viva: Nome dado a parte do casco que fica abaixo da linha d'água. Orça: Superfícies móveis de madeira, em geral laterais ao casco, que serve para evitar o desvio de rumo causado por ventos. Óven: Cabos verticais que compõe a enxárcia. P: Pavesado: Proteção feita de escudos nas amuradas. Pendão; Vela de: Misto de vela latina e quadrada. Sua verga é inclinada como a vela latina, mas seu comprimento na parte menor é mais longo, tendo uma forma mais trapezoidal que triangular. Polaca; Vela: Vela triangular apoiada por uma verga inferior, ficando à frente do traquete. Pontal: diferença de altura entre a parte mais alta da quilha e a altura do ponto onde fica boca. Ponte: Mesmo que coberta. Popa: Parte traseira de um barco. Portinhola: Abertura ou janela no costado. Serve para ventilação ou para avançar os canhões externamente. Proa: Parte dianteira de um barco. Proa; vela de: Velas de cutelo que são montadas nos estais da proa. Q: Quadrada; vela: Velas de forma retangular ou trapezoidal (isóceles). Quilha: Grande peça de madeira, ferro ou aço, da popa à proa, passando pela parte inferior do barco. Sobre ela são armadas todas as estruturas do casco. R: Relinga: Cabo que se costura ao redor das ourelas das velas, para reforço. Retranca: Verga incorporada no mastro, por uma de suas extremidades, onde se enverga a esteira de uma vela. Roda: Peça Grossa e curva que dá forma à proa do barco. S: Salto: Qualquer parte da coberta que esteja mais elevada. Sentina: Parte mais baixa do interior do navio. Onde toda água se deposita em caso de aberturas. Sobrequilha: Parte de cima da péca da quilha. Sotavento: Parte oposta em relação a direção do vento. T: Traquete: Nome dado ao mastro de proa nas embarcações com dois ou três mastros. Trirreme: Barco antigo movido a remos, com três fileiras de remadores. Thalamian: Termo grego dado à fileira de remos inferior de uma trirreme. Thranite: Termo grego dado à fileira de remos superior de uma trirreme. Testa: Lado da vela que liga a esteira ao gurutil. U: V: Vau: Peça de forma reta ou ligeiramente arqueada, que colocada transversalmente entre pontos simétricos da caverna, dão sustentação a coberta. Vaso: Denominação geral do casco de um navio. Velacho: Gávea do mastro traquete. Velame: Conjunto de velas de um navio. Verga: Vara de madeira que se coloca no mastro (de forma perpendicular ou diagonal) para se prender as velas quadradas ou latinas. Vogar: O mesmo que remar. W: X: Y: Z: Zygian: Termo grego dado a fileira de remos intermediária de uma trirreme. Cabo que serve para puxa algo para cima, a partir dos mastros. Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links Melhor visualizado em resolução 1366 x 768 |
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