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AMT Corvette 1972 1/25

CHASSI E SUSPENSÃO (PARTE 04):

Ainda faltava terminar o conduíte do combustível até a bomba de gasolina/carburador...


Decidi que era necessário simular o filtro de combustível e corri às referências para achar algo que fosse apresentável do ponto de vista "existente"...


Com base nas fotos referência, usei um pequeno tubo de carga de caneta devidamente alargado internamente por uma broca e adicionei outro mais fino transpassando-o...


Por fim, adicionei um pedaço de arame mais fino para simular as conexões...


Em paralelo, dobrei um arame extraído de amarradores de pão-de-fôrma para simular o restante do conduíte metálico de combustível (devemos sempre observar a bitola do arame utilizado para não fugir à escala)...


Confeccionei pequenos fixadores (guias) para prender o conduíte ao chassi, até chegar ao motor (mais precisamente à bomba de gasolina)...




Na ponta, um pequeno pedaço de capa de fio elétrico simula a conexão do filtro de combustível com o conduíte do tanque...



Filtro de combustível acoplado. Não gostei das braçadeiras simuladas com tinta. Provavelmente vou substituí-las por outras feitas com finas tiras de alumínio...

Testei o resultado com o conjunto do motor encaixado...




Parti para a confecção do sistema condutor de fluído hidráulico dos freios a disco existente nas rodas traseiras...



Com base nas fotos referência, tentei simular os conduítes de fluído de freio com arame e conectores emborrachados com capa de fios elétricos, sempre respeitando a bitola aproximada para a escala...





Pequenos arames ligados a pinça de freio completam o conjunto...


Parece fácil, mas é bem trabalhoso colar essas peças de madrugada (pessoalmente "apanho" muito)...

Acabo não usando cola para juntar as peças de borracha com as peças de arame. Notem que uso um alfinete de costura para alargar a ponta emborrachada (ele fica pressionando a boca da capa de fio por alguns minutos e depois retiro o alfinete conectando em seguida na ponta do arame. Em segundos a borracha volta ao tamanho normal, fixando-se com pressão à ponta do arame). Isso proporciona um acabamento limpo (pelo menos nas junções) e dispensa pintura, caso a capa de fio utilizada seja da cor preta (o que nem sempre é possível).

Os conduítes de fluído hidráulico para o freio são trançados até chegar na parte frontal do chassi, onde vão se conectar com a bomba de pressão...







Não sou bom fotógrafo, porém as fotos a seguir tentam mostrar o resultado do sistema de freio traseiro...










Novamente com o conjunto do motor encaixado, podemos ver que o trabalho promete ficar bom...




Nesta foto podemos ver o conduíte transportador do combustível do tanque até carburador e os conduítes do sistema hidráulico de freio traseiro. Foi necessário efetuar dois furos para transpassar os conduítes...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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