Assoalho

  Suspensão

  Transparências

  Em Andamento...

  Walk-Arounds

  Especiais

  Referências

  Links

 << Voltar
Pintura de Transparências

A montagem das peças acrílicas, conhecidas como transparências, ou simplesmente "vidrinhos" requer bastante atenção e cuidado. Um errinho ou mancha pode acabar com o seu modelo. Pior de tudo, ao contrário de outras partes do modelo, essa é a mais difícil de substituir, trocar ou refazer.

Muitas peças transparentes precisam ter uma coloração especial. É o caso do vidros de carro, com coloração azul ou verde, pisca-alerta (laranja), faróis transeiros, sirenes, vidros fumê. Na parte de aviação, ainda temos os vidros contra-sol e luzes de navegação. Pintar peças transparentes pode ser simples, desde que você conheça as técnicas corretas. Apresentamos aqui três técnicas com resultados interessantes.

Pastas Acrílicas:
Em lojas de produtos artísticos, é fácil achar tubos de tintas acrílicas. Essas tintas variam de um preço de R$ 2,80 a R$ 30,00, dependendo da qualidade do fabricante. As tintas são vendidas em vários tons, podendo ser usadas com diversas finalidades. Luzes traseiras (Vermelho da China), lanternas (Amarelo Cromo Escuro), Azulado (Azul Ultramar). As tintas podem ser misturadas para alterar a cor, mas o branco não é transparente, de modo que não pode ser usado. A tinta também não deve ser diluída em água para evitar bolhas.

A pasta branca pode ser usada como putty para fechar emendas, mas o modelista deve ser hábil, pois a tinta seca bem rápido. Essas tintas são para uso exclusivo de pincel; Uma boa opção para quem não tem aerógrafo.

Dica de:

Tintas Clear:
Para quem usa aerógrafo, o uso das tintas "clear" da Tamiya é uma boa opção. Muitos não tiveram resultado a contento com o uso dessas tintas; o segredo é saber usá-las. Primeiramente, use como solvente um thinner acrílico, pois a tinta é acrílica e o thinner comum ataca o vidro. Além disso, não basta diluir a tinta no thinner, é preciso usar uma quantidade equivalente (1:1 de tinta e verniz) de verniz acrílico (também da Tamiya). O verniz mantem a uniformidade da coloração da tinta após a secagem, evitando que algumas áreas fiquem manchadas com mais ou menos tinta.

Acrilico pintado com Clear

Dica de:

Películas Coloridas:
InsulfimAs películas coloridas para carro (InsulFilm) podem ser usadas no modelismo também. Como as quantidades necessárias são pequenas, você pode tentar achar nos refugos de lojas do ramo. Existem vários tons que podem ser utilizados. A película é composta de dois filmes finos, sendo que um deles é uma proteção para o adesivo da outra que deve ser retirado antes da aplicação (Uma agulha pode ajudar a separar os dois).

Os cuidados são: Limpe bem a área a ser aplicada, qualquer sujeira fica evidente. Procure usar sempre uma parte sem dobra ou amassado. Colar de um forma linear, para evitar o aparecimento de bolhas. Esse material só é recomendado para superfícies mais ou menos planas, pois o material não é muito elástico. Ainda sobre a película, o uso do filme espelhado tem excelentes resultados para fazer espelhos e retrovisores (bem melhor que o efeito conseguido com bare-metal).

Dica de:


Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768
Eventos Agendados
Janeiro
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Fevereiro
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28