Assoalho

  Suspensão

  Transparências

  Em Andamento...

  Walk-Arounds

  Especiais

  Referências

  Links

 << Voltar
AMT Corvette 1972 1/25

RODAS (PARTE 02):

Como retratar uma roda que atendesse a substituição da original sem se parecer com uma roda "de brinquedo"?

Comecei avaliando fotos e mais fotos do Corvette customizado e achei versões muito bonitas de rodas esportivas...




Porém essa foto aqui (de outro carro) me chamou a atenção pelos detalhes...


A "profundidade" aliada ao perfil baixo dos pneus esportivos dão um toque especial a qualquer veículo, daí resolvi começar com algo similar.

Efetuei alguns desenhos simulados no Corel Draw© para ver detalhes e complexidade de confecção...


Tinha que pensar na facilidade do corte manual na chapa de alumínio, pois não tenho minha própria máquina de PE"s caseiros (ainda) e desenhos de rodas muito complexos estão fora de cogitação nesta situação.

Desenhei o primeiro gabarito de testes com um desenho mais simples...


Os primeiros gabaritos em papel são cortados na chapa de alumínio...



Peça pronta...

Paralelamente corto um aro central e outro intermediário de outras tampas de remédio. Estes aros destinam-se a noção visual de profundidade da roda...


Numa eventual "pré-montagem" já se percebe o que pretendo fazer...



Fotografei alguns testes com o desenho de roda interno aos aros e também externo aos mesmos...









O objetivo é ter uma roda com aros bem definidos que aceite um desenho central seja ele qual for e com a possibilidade de mudar o desenho sem maiores dificuldades caso "enjoe" do atual.

Retratei uma simulação no computador para o "detalhamento fino" da roda...


As peças recebem pintura cromada (spray automotivo)...



E após bem secas, monto o conjunto das rodas com as peças "básicas" (aros) formando seu efeito visual de profundidade...



Arrisco um teste para os parafusos via caneta para CDs (apenas testes, pois nunca ficam do mesmo tamanho)...


Por fim, o desenho central é acoplado por encaixe para seqüência dos testes...





Com a carroceria anexada ficou muito interessante...



Mas ainda falta a noção de "relevo", que virá na fase "03" das rodas. O importante nessa atual etapa é ver que o desenho central pode ser removido e substituído se necessário...



Já posso unir definitivamente o que já está pronto (fica esquisito ver esse capô sem motor)...


CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768