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Jorgensen/AMT Penske PC20 1/25

NT: As 500 milhas de Indianápolis (Indy 500) é uma das provas mais tradicionais do automobilismo. Dentre seus vencedores, apenas três corredores conseguiram a proeza de vencê-la quatro vezes: A. J. Foyt, Al Unser Sr e Rick Mears. Quando esse texto foi escrito, apenas dois pilotos estavam em condições de igualar esse feito: Hélio Castroneves e Dario Frachitti.

Para os plastimodelistas de Indy havia poucas opções para modelar os carros usados por esses campões. Felizmente, no caso de Rick Mears, agora é possível modelar os carros de suas quatro vitórias.

A AMT produziu os kits das Penske PC6 (1979) e da PC17 (1988), as quais podem ser achadas com relativa facilidade no mercado. Pode-se inclusive, pegar kits com pinturas de outros corredores para tais carros, já que a IndyCals.net disponibiliza versões desses decais (melhores que os da AMT, inclusive).

Já a March de 1984 (84C) e a Penske PC20 (1991) eram um problema. A solução final chegou através da conversão (transkit) Curbside de Bill Jorgensen, modelista dedicado ao mundo da Indy, que supre não apenas essa, mas outras diversas lacunas.

O trabalho abaixo foi produzido e escrito por Mike Bugel com tradução e notas minhas.

Itens usados

  • Carenagem em resina de Bill Jorgensen
  • AMT Penske PC-17
  • Tintas Tamiya spray


A primeira coisa a ser feita é remover os braços do chassi da parte traseira.


Corte essas coisas inúteis

Depois que isso estiver pronto e removo a parte inferior da suspensão dianteira.


NT: Em geral, os kits da AMT trazem a suspensão (ou parte dela) já moldadas na carenagem. O ideal é sempre removê-las, para facilitar o trabalho de acabamento e pintura. No entanto, deve-se fazer marcas (furos) para encaixe posterior, bem como separar e registrar as peças para saber de onde elas vieram. É muito fácil esquecer qual era o posicionamento original.

Agora é hora de remover a base para que a resina encaixe. O corte é simples e necessita apenas de alguns ajustes para o perfeito encaixe.


Feito isso, você ficará feliz em lixar alguns detalhes em alto-relevo para conseguir o encaixe.



Base terminada e transkit em resina

A única parte do kit da AMT que precisa ser muito modificada é a caixa de câmbio que é muito comprida e precisa ser encurtada.


Partes originais do kit e as mesmas após o corte, abaixo.


Coladas e com massa.


Aqui, as peças unidas e prontas para uma camada de primer cinza. Após isso, serão lixadas com lixas de gramatura 800 e 1000 e então o primer branco será aplicado.



Um detalhe da câmera on board e algumas peças que eu adicionei nas laterais.


Em outro ângulo

Peças prontas para montagem


Para construir os dentes de tubarão, segue a dica: Usando plásticos Evergreen, encontre o tamanho correto e corte as peças conforme a figura abaixo. Use cola líquida para soldar as mesmas e depois aplicar no chassi.



Deixe secar brevemente e faça ajustes no ângulo. Você também poderá lixar até conseguir a espessura desejada sem quebrá-las.



Feito isso, deixe a peça soldar por uma noite inteira. Agora você poderá retirar a parte desejada da peça e aplicar os "dentes" no kit, com cola de cianoacrilato.

Agora tudo está pronto e com uma camada de primeir. No entanto, eu ainda não mexi na suspensão traseira.


Tudo cinza

O trabalho começa removendo os A-arms.


Descobri que você precisará cortar mais um pedaço da base, para o encaixe correto da suspensão.


É necessário fazer isso dos dois lados. Note que o espaço para o branco inferior foi coberto com plasticard.


Agora começa o trabalho de pintura!

Texto e Fotos: Mike Bugel
Tradução e Comentários:

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