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AMT/Penske PC23 1/25

Terminado o verão, decidi fazer algo para animar o pessoal do Forum Indycar Modeling, publicando a sequencia de trabalho deste Penske PC23, construido h[a três anos atrás. Esse foi o carro dirigido por Al Unser Jr. em sua segunda vitória nas Indy 500, em 1994. A carenagem em resina é de Bill Jorgensen, adiquirido no eBay.


Como você pode ver, eu já limpei a carenagem e adicionei os dentes de tubarão e o eixo traseiro. Eu adicionei certo peso no eixo, o qual vem da Penske PC17 da AMT. Também já fiz os furos para a suspensão dianteira, que vem do kit Revell Reynard. Por fim, o furo do lado direito do tanque de combust[ivel.


Eu costumo usar a parte inferior do kit Revell Reynard. Descobri que as Reynards da Revell são muito úteis como doadores de peças para vários carros dos anos 90. Eu gosto de usar a transmissão, suspensão e escapamentos desses kits. Eles não são perfeitos, mas chegam perto para os Penskes. Os escapamentos eu abro os furos para maior detalhamento. A estrutura do cockpit são da Lola AMT. Acredito que esses sejam os melhores assentos feitos tanto para AMT como para o Revell. Claro que tudo isso precisa ser ajustado para caber na carenagem do Bill. Uma dremel será sua fiel companheira nessa jornada.


Aqui está uma boa foto da parte inferior com suas modificações e o encaixe da suspensão. Após selar o cockpit, o kit está pronto para a primeira demão de Primer e pintura.


Os discos internos das rodas estão feitos e prontos para primer e pintura. Eu usei os discos da Revell e removi o scoop, preenchendo-o para a configuração mais aerodinâmica do Speedway. Também terminei as peças traseiras, tirando os grandes scoops e lixando bem as partes.


Fiz novos furos para a suspensão dianteira. Também vou pinar todos os pontos a para encaixar no respectivos furos.


Agora usei linhas de plástico Evergreen para criar uma guia para o parabrisas em volta do cockpit. Eu acho que isso ajuda bastante na hora de fixar peças em vaculmform.


Instalei a protação do tanque do lado direito e fiz alguns ajustes nos braços superiores da suspensão dianteira. Agora está pronto para o primer para checar as imperfeições, principalmente na parte inferior.


Com três demãoes de primer você já pode ver que o resultado ficará bom. É incrível a quantidade de defeitos escondidos que o primer nos revela!


Com três demãos, já é o suficiente para colocar a primeira camada de branco brilhante.


Após aplicar a camada de branco brilhante, apliquei as listras em Flo-orange (na verdade chamada de Fluorescent Red pela Testors). Eu sempre usei tintas Testors nessa montagem. Elas têm me dado sorte com os Penske. Eu uso Header Flat White como primer, então Classic White como camada brilhante. No aerografo, eu diluo as Testors cerca de 50/50 e um pouco menos quando uso as flourescentes (45/55). A tinta fluorescente eu aplico em camadas leves até firmar a cor. Não adianta querer deixá-la brilhante, pois a tinta é fosca.

Normalmente, nesse ponto eu começo o polimento. No entanto, como a Flo-orange é fosca, eu preciso aplicar uma camada de verniz brilhante, o que é um passo extra para mim. Eu uso a Tamiya X-22 Clear Acrilic porque ela não deixa um resultado amarelado como outros vernizes. Geralmente espero 48h para secar e então começar a polir. Esse é o modo mais fácil de conseguir uma boa aplicação dos decais. Aplico mais uma camada após aplicar os decais, sempre polindo a cada demão. Isso dá um resultado bem liso e sem bordas visíveis de decais.

Após a primeira camada brilhante estar pronta, posso aplicar os decais e dar uma segunda demão de verniz brilhante e um bom polimento. Isso será repetido ainda mais uma vez. Também coloquei decais de fibra de carbono no cockpit. Os decais são Indycals.


Enquanto decalcava estava pronto para criar as asas dianteiras e traseiras e as placas laterais. Aqui elas já estão com primer e serão pintadas com branco brilhante. Então e mascaro o branco e as laterais são pintadas com flo-orange. Assim, a maior parte das peças está pronta, só faltam alguns detalhes menores.


A cromado original foi complicado de remover! Gastei bastante tempo removendo tudo e tirando as rebarbas das pecás, deixando tudo bem liso. Qualquer imperfeição serão realçadas com a acabamento em metal natural. Eu usei o conjunto da Alclad para primer, preto brilhante, cromo e selador.

Eu usei as rodas BBS do kit Revell Reynard Gurney's Castrol. Assim não precisaria remover o cromo das rodas, já que elas são brancas. De qualquer forma, não gosto do cromado de fábrica, porque, para mim, dá um efeito de "brinquedo". Como alternativa, eu tiro o cromado e repinto com o cromado de meu gosto. Eu também adicionei as válvulas de ar dos pneus. Achei fácil e dá um efeito bem mail real ao modelo.


Trabalhando em pequenas peças, fazendo as telas para as entradas de ar laterais. Também telas para a entrada do turbo compressor, usando telas de metal para ambos. Carenagens dos retrovisores, com tiras de Evergreen. As aletas laterais da asa traseira, também com Evergreen. A válvula pop-off é do próprio kit Reynard.


Terminados alguns detalhes finais. Gastei algum tempo para testar os encaixes das suspensões dianteira e traseira. A asa é da minha caixa de sobras. Eram da PC17 1988 que eu apenas encurtei.


Esse modelo foi pintado com tintas esmalte; eu preferi assim porque é mais fácil com um esquema simples de duas cores e tem menos chance de sair sob as fitas de mascaramento. Usei Testors Header White como primer e Testors Classic White para o acabamento final, sempre diluindo 50/50. Usei Testors Flo-Red (28915) diluido cerca de 45/50. Como a tinta é fosca, fica um pouco mais fácil de acertar o tom. Após terminar a pintura, eu espero 24h para aplicar o verniz final, com Tamiya X22 Clear Lacquer. Deve-se esperar 48h antes de começar o polimento.

Aqui está o cockpit. Com os cintos de 6 pontos, câmbio e ajuste da barra de rolagem comum aos carros dessa era.


Cockpit com assento instalado no car.


Terminando a suspensão traseira e montando todo o conjunto traseiro. Ainda falta a asa traseira em alguns detalhes. Mas uma coisa que eu aprendi é que a asa traseira é a última coisa a se fazer num kit.


É claro que agora é a hora de se fazer alguns testes que encaixe para garantir que as rodas e asas estão com os tamanhos e ângulos corretos.


Obrigado por acompanhar essa montagem. Aqui está o produto final!








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