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Revell Sikorsky H19 Chicasaw 1/48

Este kit Revell é um verdadeiro "clássico", porém, é bem fraco nos detalhes internos, principalmente no interior do helicóptero.

O cockpit do piloto e co-piloto, por exemplo, até que engana em detalhes, mas não é real o bastante para um modelo 1:48, por isso, iniciei o detalhamento de suas partes internas.

Primeiro vamos "cortar" o modelo onde for necessário acrescer detalhes.

O H-19 (ou HO4S) tem um exaustor do motor localizado na "barriga" do helicóptero, logo atrás do motor (detalhe ausente neste kit Revell). Efetuei um corte para incorporar o exaustor do motor que será feito em chapa de alumínio, quando trabalhar o motor do kit.


Fuselagem com o corte para o exaustor do motor (parte inferior dianteira das metades da fuselagem)...

Outro detalhe que precisa ser cortado é a porta do lado direito da fuselagem, pois pretendo deixá-la aberta para mostrar o interior do modelo. Usando um estilete bem amolado, faço os cortes necessários.


Porta recortada. A parte interna desta peça recebe uma boa dose de lixa para diminuir sua espessura.

Existe uma pequena saída de ventilação próxima ao rotor principal. A grade existente nesta peça será substituída por outra mais realista. Furei o local com o auxílio de um estilete...


Local furado. Depois de pronto (e quando for juntar as metades da fuselagem) aplicarei a "grade"...

O interior das metades da fuselagem recebeu lixa para remover rebarbas e demais itens que iriam atrapalhar o detalhamento do interior. Fiz até um teste de revestimento na porta (vou reportar a técnica mais adiante).

Notem que as janelas laterais da fuselagem foram removidas com lixa, pois pretendo mantê-las abertas também.


Modelo lixado internamente. Notar as janelas laterais da fuselagem (que na verdade são portas de acesso para piloto e co-piloto) devidamente removidas (parte superior lateral do modelo)...

Como já mencionei, o kit apresenta o conjunto da cabine do piloto e co-piloto pouco detalhada. O piso real do aparelho tem uma abertura que possibilita aos pilotos enxergar e até mesmo descer para o compartimento de carga. Cortei o piso nos locais apropriados. O detalhamento interno vai exigir anteparo frontal, anteparo traseiro, teto e piso (mostrarei mais adiante)...


Piso da cabine devidamente cortado. Este kit Revell é bem fraco nos detalhes (mesmo nesta escala).

Agora o montante do motor/trem de pouso dianteiro recebe lixa e montagem. Até aqui nada agregado para detalhar...


Montante do motor/trem de pouso dianteiro. Conjunto que exige atenção no alinhamento das peças antes de colar. São necessários vários dry-fits e lixa para um correto alinhamento.

As portas do motor também apresentam "grades" que devem ser furadas para substituição por outras mais realistas (uma por peça).


Grade impressa no plástico da peça.

Findo os cortes e furos, o próximo passo são as transparências.

As transparências do kit Revell são bem densas. Embora estejam e bom estado, decidi fazer novas utilizando chapas de acetado transparente. O resultado fica melhor. Basta medir e cortar adequando aos tamanhos...


O pára-brisa vai ser substituído por outro, feito com a técnica do "vácuo-form".


Transparências refeitas em plástico acetado transparente. Notar a diferença de transparência entre o pára-brisa dianteiro original do kit e o outro feito com a técnica do "vácuo-form".

Agora é iniciar o detalhamento do compartimento de "carga".

O kit Revell simplesmente ignora este local, não apresentando peças ou sequer qualquer detalhamento para o compartimento de carga/passageiros. O trabalho de detalhamento deste local talvez seja o item mais trabalhoso deste kit... mas vamos lá:

Avaliando fotos reais do interior do helicóptero, podemos ver que o interior do HO4S (ou H-19) é forrado (ver na imagem abaixo):


Interior do HO4S (H-19) - Fotos de um S-55 da Força Aérea Portuguesa.

Este tipo de forro pode ser simulado com a Técnica da Etiqueta (Ver Matéria em Separado).

Em seguida, utilizando papel cartão (bem firme), recortei os anteparos que moldam a cabine de carga/passageiros do modelo. Foram baseadas em fotos do original (para ficar o mais realista possível). Estes anteparos carecem ainda dos detalhes estruturais.


Testes ao recortar as "paredes" da cabine de carga...

Após recortar todas as peças (4 ao todo), revesti tudo com a etiqueta já preparada com a textura da forração.

Fiz um "dry-fit" para ver o resultado (não se assustem com o alinhamento. É só um teste)...


Resultado do "dry-fit" dos anteparos que formam a cabine (devidamente "forrados")...


Anteparos superior e traseiro devidamente forrados...

O piso da aeronave real não é forrado. Fiz a separação de painéis simulando rebites e "riscando" a etiqueta ("Técnica da Etiqueta" aplicada).


Piso pronto e decorado (via técnica da etiqueta)...


Um "zoom" no piso... Talvez dê para ver os "rebites"...

Um detalhe importante neste helicóptero são as laterais do aparelho que apresentam saídas carenadas para exaustão / ventilação do motor e equipamento elétrico. O kit não apresenta a grade protetora destes locais, por isso, utilizei "renda de costura" para simular esta grade.

A técnica é simples: encontrar uma renda que se adeque à escala e ao propósito (Muitos conhecem este material como "tule de artesanato". Vende em qualquer armarinho e em vários tipos), recortar no formato (com um pouco de folga) e colar com isocianoacrilato internamente (aplique cola apenas nos contornos e diretamente no plástico - não na renda).

O resultado fica muito realista...


"Grade" simulada com renda de costura...


Tule aplicado em ambos os lados da fuselagem...

O interior das metades da fuselagem recebe tinta cinza...



Metade esquerda da fuselagem com seu interior pintado de cinza...


Metade direita da fuselagem com seu interior pintado de cinza...

Já com a forração aplicada, recorto pequenas tiras em papel cartão e colo para formar a estrutura (isso baseado em fotos - raras fotos - do interior do helicóptero). O objetivo é dar um alto relevo interno, característico da estrutura metálica.


Estrutura colada (não precisa exagerar muito na quantidade estrutural)...


Ambos os lados recebem a "estrutura" em papel cartão...


Estrutura finalizada. Quando fechar as metades da fuselagem, o efeito tridimensional melhora muito com esta técnica...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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