Forração

  Rotores

  Em Andamento...

  Walk-Arounds

 <<Voltar
Revell Sikorsky H19 Chicasaw 1/48

O painel de instrumentos deste helicóptero é bem típico. Sofre pequenas alterações conforme as versões (S-55, H-19, etc), mas nada "drástico".

A peça que apresenta o painel de instrumentos do kit é fraquíssima em detalhes e bem irreal ao original, por isso, decidi pesquisar o painel de instrumentos do HO4S e encontrei algumas fotos.

Utilizei as fotos abaixo para desenhar meu painel "substituto", com o cuidado de utilizar o painel da versão H-19A que é o equivalente para a versão HO4S da marinha americana.



Painel de instrumentos da versão H-19A.


Painel de instrumentos de um modelo da aviação Portuguesa (equivalente ao S-55 civil).

Usando o CorelDraw11, retratei o painel com o máximo de detalhes possível...


Desenho do painel de instrumentos da versão H-19A, já dimensionado para a escala 1:48.

Imprimi no papel etiqueta uma série de variações de tonalidades e escolhi a que melhor contrasta para a escala. O objetivo deste teste é ver qual tonalidade pode ser melhor visualizada quando o modelo estiver pronto e fechado (com pouca luz, etc).


"Candidatos" a virar painel...


Versão escolhida...

A própria peça de painel do kit recebe lixa e posteriormente uma pintura preto fosco. Colo o "decal" e, com o auxílio de um palito de dentes, aplico uma gota de isocianoacrilato em cada relógio do painel. Esta técnica dá relevo e gera um tom "vítreo" aos instrumentos. Devido a escala, isso tem que ser feito com muito cuidado para não borrar tudo...

Os pedais foram feitos com um arame bem fino e pequenas peças plásticas moldadas no estilete (restos de sprue). Acredito que ficou bom. Pelo menos bem melhor que se fosse usar o painel original...


Painel frontal pronto...

A parte de trás da peça do painel até que atende em termos de detalhes. Apenas adicionei um "chicote" de fiação para melhorar o detalhamento.


Parte de trás do painel (detalhes necessários, pois ficam à mostra pelo pára-brisa do helicóptero)...

O detalhamento do interior deste helicóptero será baseado num PE da Eduard para a versão 1:72 do H-19. Muito completo e bem realista.



Começando pelos assentos do piloto e co-piloto: Os originais do kit nada se parecem com os verdadeiros, por isso, cortei e lixei para adaptá-los ao real...


Com as sobras dos assentos e alguns alfinetes de costura, moldei os comandos de aceleração e regulagem de passo do rotor principal...


Comandos de aceleração e regulagem de passo do rotor principal...

Fiz o trilho de fixação dos assentos utilizando alfinetes de costura unidos com isocianoacrilato...



Trilho pronto. A parte superior trata-se do painel de interruptores e equipamento de rádio.

Pintei o conjunto da cabine de pilotagem e montei seus conjuntos em scratch. Vejam os resultados...


Conjunto montado (faltam os assentos)...



Sendo 1:48, fiquei surpreso com o resultado. Ficou muito bom...



Agora os assentos do piloto e co-piloto. Lixar os assentos e pintar, na minha opinião, fica um pouco fora do real para 1:48, por isso, decidi simular o tecido do banco para depois pintar.

A técnica é simples: peguei um pedaço de fita (pano de fita encontrado em qualquer armarinho), recortei no tamanho apropriado e colei com isocianoacrilato. O interessante é que este tipo de material desfia muito, mas em contato com a cola, passa a ficar rígido como plástico...


Tecido do tipo "fita" aplicado nos assentos (falta pintar). Não recomendo esta técnica para a escala 1:72.


Conjunto pintado. Temos agora uma boa dose de realismo para a escala...

Confeccionei os cintos de segurança usando folha de alumínio daqueles doces de criança chamados de "moedas de chocolate". Comprei alguns para minha filha e enquanto ela saboreava o chocolate, as embalagens eram "esticadas" numa superfície plana para depois serem cortadas em pequenas tiras.

Este material tem uma densidade bem melhor que as folhas de alumínio usadas em culinária. São resistentes e maleáveis, com a vantagem de já estarem na cor apropriada para as fivelas. Basta pintar a tira ignorando uma parte da ponta destinada a "fivela" e depois de seca, adicionar (colar) pequenos "retângulos" recortados do mesmo material. Alguns nas pontas e outros em locais estratégicos do cinto.

Após seco, o centro de cada uma destas "fivelas" recebe um traço escuro (usando aquelas canetas de tinta permanente usadas para escrever em CDs). O resultado é um cinto de segurança razoavelmente completo para este tipo de escala.

Avaliem os resultados dos assentos nas fotos que seguem...





Conjunto montado (agora com os assentos e dry-brush na forração do cockpit)...

Com tudo devidamente seco, efetuei um "dry-fit" para avaliação do resultado...


"Dry-fit" do conjunto "cabine do piloto e co-piloto"...



Gostei muito deste painel...





CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

Eventos | Fórum | Eu Quero! | Mercado de Pulgas | Galeria
Variedades | Como Construir | Dicas | Ferramentas
Lojas no Brasil | Administrativo | Livros | Links

Melhor visualizado em resolução 1366 x 768