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Revell Sikorsky H19 Chicasaw 1/48

O HO4S (e suas outras versões) pode carregar até 10 assentos (ou 06 macas) em seu compartimento de passageiros/carga.

Retratar estes assentos com sua característica "rede" fixada em trilhos, carece de uma paciência extrema, pois desconheço Photo Etches próprios para esta escala (só conheço as 1:72 da Eduard).

O primeiro passo é criar no computador e imprimir os desenhos em escala 1:48 destes assentos. Uma espécie de "gabarito" para recortar em folha de alumínio.


Desenho de 03 lugares pronto. Para quem fabrica PEs caseiros, servirá muito bem...


Desenho de 04 assentos pronto...

Agora pego uma folha de alumínio que vem nestes achocolatados (maleável, resistente e fina), recorto os gabaritos em papel para então sobrepor nesta folha de alumínio. Se a folha de alumínio estiver amassada ou com relevo aplicado, devemos primeiro "alisá-la" com o cabo da tesoura até que fique uniforme.

Basta agora recortar novamente (com o gabarito por cima) para ter uma peça maleável, de textura controlável (você pode amassar ela um pouco) e pronta para uso.


Matriz e Peça recortada na folha de alumínio. Recortei duas de 03 lugares e uma de 04 lugares...

Eu pretendia usar alfinetes de costura para montar as armações e trilhos destes assentos, porém, o comprimento deles é muito pequeno para atender e uma emenda não ficaria resistente, por isso, decidi esticar sprue no fogo de vela para obter os vários trilhos necessários à montagem destes conjuntos.


Armações e trilhos prontos (falta pintar). O sprue esticado é uma boa forma de criar estes detalhes...

Pintei o "forro" na cor "OLIVE DRAB III" e duas armações com a cor ALUMÍNIO. Depois colei cada um deles nas extremidades do "forro", dobrando em seguida para simular a costura.


Armações coladas no lugar. Os assentos reais também são feitos assim (com lona e tubos de aço).


Ainda faltam os encostos (redes) e os cintos de segurança...


Aspecto da parte de cima (o conjunto convence em realismo)...

Recortei os dois bancos faltantes com a ajuda do gabarito de 03 e 04 lugares...


Os gabaritos desenhados no Corel Draw também ajudaram para recortar o encosto dos assentos (em formato de uma rede)...


Este tipo de trabalho requer muita atenção e tempo (gastei duas noites em um único assento de 03 lugares)...


Dry-fit de fixação dos encostos dos assentos. Neste são 03 encostos (faltam 02 para fazer)...


Dry-fit de fixação dos 03 encostos dos assentos (parece que vai ficar bom)...

Como fiz com os assentos do piloto e co-piloto, confeccionei os cintos de segurança usando alumínio de "moedas de chocolate". Pintei o conjunto das "redes" com a mesma cor do forro do assento e colei tudo.

Os "pés" dos assentos foram confeccionados com sprue esticado no fogo de vela e colados com isocianoacrilato.

Manter certa diferença entre os encostos torna mais realista, pois as "redes" variam de posição quando penduradas nos trilhos (e com o uso também). No fim das contas, o resultado final agrada para um "Scratch"...


Assento terminado. Duas noites para fazer isso!

Agora um dry-fit de teste do assento no local. Achei muito convincente o resultado...


Teste geral do assento de 03 lugares no compartimento de passageiros...


Um "zoom" para melhor visualização...


"Zoom" com flash... Detalhes dos cintos de segurança...

Agora é montar mais dois conjuntos (mais um de 03 assentos e outro com 04 assentos)...


Assento de 04 lugares...


Outro assento de 03 lugares. Agora o conjunto está completo.

Ao cortar a porta de embarque de passageiros/carga, seu formato ficou quadrado. No HO4s (e em qualquer versão deste helicóptero) a abertura da porta tem um aspecto ovalado, cabendo pois, modificar o aspecto atual.

Com as medidas exatas da porta (medi no modelo) desenhei no Corel o formato correto da porta e imprimi, recortando em seguida sobre uma folha de alumínio (as de latinhas de cerveja são as ideais neste caso, pois são mais resistentes, embora maleáveis)...


Abertura da porta de embarque de carga/passageiros recortada em "lata-eatch"...

Internamente, colo a peça usando isocianoacrilato, "calafetando" com a mesma cola no lado oposto (depois de fixa)...


Abertura da porta colada. Agora é "ovalada" como deve ser...

Enquanto seca a nova "porta", confeccionei a parede de manutenção da transmissão (eixos) do motor. Esta peça é forrada e só é retirada para manutenções no eixo de transmissão. Lembrando que este motor é à pistão e não um turbo-eixo...

A peça foi feita em papel cartão recortado com uma parte circular sobreposta. Depois revesti usando a técnica da etiqueta, já com a textura apropriada...


O desenho da peça e a mesma já confeccionada. Falta pintar...

Mais detalhes devem ser acrescidos. Moldei duas peças protetoras da transmissão, que ficam presentes no teto e anteparo frontal do aparelho. Usei latinha de cerveja dobrada na pinça e depois lixada...


Peças protetoras da transmissão para teto e frente...

Um "dry-fit" para teste...


...até a colagem definitiva...


Peças no lugar. O interior do helicóptero começa a aparecer...

Mais "dry-fits" visando alinhamento...




Testes de alinhamento da estrutura interna e detalhes do teto do compartimento de carga...

Agora o anteparo traseiro... Baseado nos PE's da Eduard, tentei retratar o fundo do compartimento de carga...


Latinha, pedaços de sprue, canudinhos, etc...

Pintei os anteparos traseiro e dianteiro na cor cinza...


Pintura cinza (será que realmente ficou bom??)...

Apliquei um dry-brush com preto fosco para "sujar" um pouco...


Dry-brush aplicado (nunca sei se exagerei ou não na quantidade)...

Outro "dry-fit" com o piso e assentos. Faço diversos dry-fits durante minhas montagens. Isso é primordial para achar defeitos ou ter que refazer tudo se não agradar...


Agora que a porta do compartimento de carga secou, apliquei tinta cinza no interior, cobrindo a estrutura interna. O resultado ficou muito bom! "Engana" bem e parece que já era do kit este formato...



Resultado final da porta. Muito realista e bom acabamento...

O outro lado da fuselagem recebe tinta cinza internamente...


Mais "dry-fits"...





Ainda tem mais detalhes nesta cabine (trabalhoso, mas até agora compensador)...

Agora é hora de aplicar um "Wash" no forro para evidenciar suas linhas rebaixadas. Sempre uso a tinta guache para isso, pois, se fizer "caca" é só lavar e tentar de novo.

Comecei pela porta, pois é pequena e dá para ver se vai ficar legal. Primeiro tem que aplicar verniz (cera líquida Inglesa Max Incolor) com pincel mesmo, para selar a tinta acrílica. Depois, aplico a tinta guache bem diluída em água e deixo secar.


Tinta aplicada... Começa a "lambança"...


Tinta seca (nesta hora você pensa: "Que foi que eu fiz!!!")...

Com papel toalha vou limpando a tinta. Na superfície não rebaixada, a tinta vai saindo. Tem casos em que ela "incrusta", mas aí é só umedecer um pouco e esfregar novamente com o papel toalha.

O resultado até que não ficou ruim...


Wash aplicado. Agora a "forração" se destaca...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

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