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Revell Sikorsky H19 Chicasaw 1/48
O HO4S (e suas outras versões) pode carregar até 10 assentos (ou 06 macas) em seu compartimento de passageiros/carga. Retratar estes assentos com sua característica "rede" fixada em trilhos, carece de uma paciência extrema, pois desconheço Photo Etches próprios para esta escala (só conheço as 1:72 da Eduard). O primeiro passo é criar no computador e imprimir os desenhos em escala 1:48 destes assentos. Uma espécie de "gabarito" para recortar em folha de alumínio.
Agora pego uma folha de alumínio que vem nestes achocolatados (maleável, resistente e fina), recorto os gabaritos em papel para então sobrepor nesta folha de alumínio. Se a folha de alumínio estiver amassada ou com relevo aplicado, devemos primeiro "alisá-la" com o cabo da tesoura até que fique uniforme. Basta agora recortar novamente (com o gabarito por cima) para ter uma peça maleável, de textura controlável (você pode amassar ela um pouco) e pronta para uso.
Eu pretendia usar alfinetes de costura para montar as armações e trilhos destes assentos, porém, o comprimento deles é muito pequeno para atender e uma emenda não ficaria resistente, por isso, decidi esticar sprue no fogo de vela para obter os vários trilhos necessários à montagem destes conjuntos.
Pintei o "forro" na cor "OLIVE DRAB III" e duas armações com a cor ALUMÍNIO. Depois colei cada um deles nas extremidades do "forro", dobrando em seguida para simular a costura.
Recortei os dois bancos faltantes com a ajuda do gabarito de 03 e 04 lugares...
Os gabaritos desenhados no Corel Draw também ajudaram para recortar o encosto dos assentos (em formato de uma rede)...
Este tipo de trabalho requer muita atenção e tempo (gastei duas noites em um único assento de 03 lugares)...
Como fiz com os assentos do piloto e co-piloto, confeccionei os cintos de segurança usando alumínio de "moedas de chocolate". Pintei o conjunto das "redes" com a mesma cor do forro do assento e colei tudo. Os "pés" dos assentos foram confeccionados com sprue esticado no fogo de vela e colados com isocianoacrilato. Manter certa diferença entre os encostos torna mais realista, pois as "redes" variam de posição quando penduradas nos trilhos (e com o uso também). No fim das contas, o resultado final agrada para um "Scratch"...
Agora um dry-fit de teste do assento no local. Achei muito convincente o resultado...
Agora é montar mais dois conjuntos (mais um de 03 assentos e outro com 04 assentos)...
Ao cortar a porta de embarque de passageiros/carga, seu formato ficou quadrado. No HO4s (e em qualquer versão deste helicóptero) a abertura da porta tem um aspecto ovalado, cabendo pois, modificar o aspecto atual. Com as medidas exatas da porta (medi no modelo) desenhei no Corel o formato correto da porta e imprimi, recortando em seguida sobre uma folha de alumínio (as de latinhas de cerveja são as ideais neste caso, pois são mais resistentes, embora maleáveis)...
Internamente, colo a peça usando isocianoacrilato, "calafetando" com a mesma cola no lado oposto (depois de fixa)...
Enquanto seca a nova "porta", confeccionei a parede de manutenção da transmissão (eixos) do motor. Esta peça é forrada e só é retirada para manutenções no eixo de transmissão. Lembrando que este motor é à pistão e não um turbo-eixo... A peça foi feita em papel cartão recortado com uma parte circular sobreposta. Depois revesti usando a técnica da etiqueta, já com a textura apropriada...
Mais detalhes devem ser acrescidos. Moldei duas peças protetoras da transmissão, que ficam presentes no teto e anteparo frontal do aparelho. Usei latinha de cerveja dobrada na pinça e depois lixada...
Um "dry-fit" para teste...
...até a colagem definitiva...
Mais "dry-fits" visando alinhamento...
Agora o anteparo traseiro... Baseado nos PE's da Eduard, tentei retratar o fundo do compartimento de carga...
Pintei os anteparos traseiro e dianteiro na cor cinza...
Apliquei um dry-brush com preto fosco para "sujar" um pouco...
Outro "dry-fit" com o piso e assentos. Faço diversos dry-fits durante minhas montagens. Isso é primordial para achar defeitos ou ter que refazer tudo se não agradar...
Agora que a porta do compartimento de carga secou, apliquei tinta cinza no interior, cobrindo a estrutura interna. O resultado ficou muito bom! "Engana" bem e parece que já era do kit este formato...
O outro lado da fuselagem recebe tinta cinza internamente...
Mais "dry-fits"...
Agora é hora de aplicar um "Wash" no forro para evidenciar suas linhas rebaixadas. Sempre uso a tinta guache para isso, pois, se fizer "caca" é só lavar e tentar de novo. Comecei pela porta, pois é pequena e dá para ver se vai ficar legal. Primeiro tem que aplicar verniz (cera líquida Inglesa Max Incolor) com pincel mesmo, para selar a tinta acrílica. Depois, aplico a tinta guache bem diluída em água e deixo secar.
Com papel toalha vou limpando a tinta. Na superfície não rebaixada, a tinta vai saindo. Tem casos em que ela "incrusta", mas aí é só umedecer um pouco e esfregar novamente com o papel toalha. O resultado até que não ficou ruim...
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