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Revell Sikorsky H19 Chicasaw 1/48

Dando continuidade, efetuei o "Wash" no restante da forração...


As peças são: Anteparo frontal...


Anteparo traseiro...


Piso...


Teto...


Fiz mais dry-fits para avaliação. O teto recebe uma pequena curvatura (é papel cartão por isso pode ser maleável sem estragar)...


Esta outra foto visa mostrar o resultado dos detalhes do piso (rebites)...


O anteparo traseiro tem um fio para ligar a uma tomada de emergência (normalmente usada para aparelhos médicos, no caso de uso de macas). Tentei retratar o detalhe com um fio bem fino, feito com sprue esticado no fogo de vela...


Fim dos detalhes no anteparo traseiro. Peça trabalhosa também!

Sempre prego aos plastimodelistas para se basear em fotos ("Walkarrounds") de detalhes, pois são nossa melhor referência para detalhamentos. As fotos a seguir são de um H-19B exposto num museu. Reparem nos detalhes que marquei, para serem igualmente retratados.

Parece coisa pouca, mas se queremos certo grau de detalhes, estes têm que ser feitos. Este H-19B esta com muita forração retirada e tem muitos painéis removidos para mostrar detalhes estruturais e de manutenção...


Nesta foto temos um "chicote" da parte elétrica, o compartimento dos atuadores de comando (esse está forrado) e a tomada de emergência...


Mesmos detalhes do lado interno direito...


Parte dianteira do compartimento de passageiros. Aqui vemos o interruptor de comandos do guincho elétrico e o corpo interno dos degraus de acesso à cabine de pilotagem...

Bom, via de regra, todo modelo sempre tem uma "caca": Notei que as estruturas feitas em papel cartão da parte interna da fuselagem estavam "moles" depois de aplicar o "Wash". Creio que exagerei na diluição da tinta e isso acabou afetando as peças em papel cartão (na verdade devo ter errado na dose do verniz, pois não chegou a selar estas partes).

Tive que remover e refazer as estruturas, antes que alguma coisa ocorresse após fechar as metades da fuselagem. Substituí as estruturas por plástico de cartão telefônico. Resolveu igualmente.

Os detalhes que mostrei nas fotos reais foram feitos com chapa de alumínio devidamente cortada e dobrada. As estruturas que protegem os atuadores de comando receberam o "forro" já na textura das demais peças (técnica da etiqueta)...


Dry-fit das novas peças em alumínio...


Conjunto colado e aguardando nova camada de cinza acrílico. Falta o "chicote"... A correção da "caca" com nova camada de cinza foi aplicada...


As metades direta e esquerda agora já estão no ponto de receber o wash que vai destacar as linhas do "forro"...



Pintura seca e selada com verniz (cera líquida)... Vai começar a "lambança"...

Apliquei o Wash com tinta guache preta. As próximas fotos mostram partes secando, outras já secas e outras já limpas...



Fiz um "chicote" elétrico utilizando vários fios de sprue esticado no fogo de vela, colados com isocianoacrilato e com detalhes de amarração feitos com pequenos fios de cabos elétricos desmanchados...


O "chicote" elétrico pronto. A princípio parece que não ficou bom, mas colado no lugar já melhora a aparência...

Colo o "chicote" na metade direita, tomando o cuidado de torcê-lo para se adequar à posição real. Existem conexões com o interruptor do guincho (este simulado com chapa de alumínio e alguns detalhes feitos em punção)...



Até que ficou razoável este "chicote"...

O lado esquerdo recebe igualmente o detalhe do "chicote" elétrico...


Detalhamento interno da metade esquerda da fuselagem (Agora é colar os "vidros" para poder fechar o interior)...

Como as partes que formam o interior do modelo estão praticamente prontas, este já pode ser fechado. Entretanto um detalhe no kit me chamou a atenção: Um pequeno entalhe na parte de baixo ("barriga"), na frente da protuberância do tanque de combustível.


Que detalhe é esse?

No kit Revell, este detalhe não é usado (pelo menos nas instruções de uso ele nem é mencionado). Avaliei fotos do aparelho real e notei que se trata de uma saída para os dutos de distribuição do combustível para o motor...


Notem no destaque da foto que realmente o detalhe existe...

Com um estilete bem amolado, melhorei o tal detalhe de forma a poder futuramente acrescentar dutos (conduítes), melhorando assim o aspecto do conjunto "motor".


Após fechar a fuselagem e finalizar os itens internos, o conjunto "motor" será o próximo item...

Começa o processo de "fechar" a fuselagem. Ao contrário do que se pode pensar: "colar todas as peças internas e unir as metades da fuselagem", esta etapa exige algo que muitos se esquecem: O "Alinhamento"...

Como temos assentos com redes penduradas, um piso adaptado e partes traseira e frontal igualmente adaptadas, colar tudo para depois unir a fuselagem poderia comprometer o alinhamento. Decidi unir apenas com o conjunto "painel traseiro" e parte superior (menos peças implica em menor margem de erro), mas antes, colei os novos "vidros" feitos no processo de "vacuo-form".

Na verdade são 4 em uma metade da fuselagem e 3 na outra. O material pode ser colado com isocianoacrilato, pois este não afeta (embaça) a peça (diferente dos vidros em polietileno que acompanham os kits). Basta usar uma quantidade bem pequena.


Painel traseiro e parte superior devidamente colados (as transparências laterais também)...

Finalmente colo as metades da fuselagem. O piso pode ser encaixado pela frente do modelo e colado com cuidado para se alinhar (lembre-se que as peças em papel cartão são maleáveis e após uma camada de tinta tendem a se empenar um pouco)...


Metades coladas (já com o piso instalado)...

Efetuei diversos testes antes de colar realmente o piso. O encaixe deve ser preciso e bem alinhado...


Foto após secar a cola...


Foto do interior... O piso ficou devidamente alinhado!


Reparem o bom alinhamento do piso com a porta de embarque. Não precisou de putty alguma!

Atentem para os vidros: nem parece que tem! As transparências feitas em vacuo-form dão certo trabalho, mas o acabamento é outro!!

O próximo passo é finalizar a parte interna (pela frente do modelo) para depois lixar a fuselagem... Depois "o motor"!!

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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