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Revell Sikorsky H19 Chicasaw 1/48

Ao terminar com as portas do motor, ficou uma "fresta" entre elas e a parede "corta-fogo" (parte superior das portas). Apliquei tule de artesanato para simular a grade de ventilação superior e anexei um acabamento em chapa de alumínio para encobrir a fresta pendente. Esta técnica resolve a maioria dos problemas de distância em peças móveis...


Peça em chapa de alumínio aplicada...


Outras coberturas virão para integrar a grade...


Após pintar, a "integração" será total...

A parte superior do aparelho (bem no começo do rotor) apresenta alguns detalhes. O modelo Revell apresenta uma peça bem esquisita para este quesito, por isso, decidi melhorar o conjunto simulando algumas peças complementares. Comecei por lixar a peça plástica original para adequar a um formato mais aceitável. Depois, desenhei e confeccionei em chapa de alumínio o detalhe da grade de ventilação do conjunto direcional do rotor...


Estrutura do conjunto que compõe a grade de ventilação já recortada e com o tule aplicado para simular a grade...


Peça plástica Revell devidamente lixada e alguns detalhes dos acionadores em alumínio...


Peça pronta e desenho de perspectiva feito no Corel Draw...


Grade no lugar...


Dry-fit do conjunto…


Visualização 1 (melhor realismo)...


Visualização 2 (notem os 4 acionadores para controle de inclinação e guinada do rotor)...


Detalhe da grade/rotor no aparelho real...


Detalhes do atuador de passo do rotor...


Detalhe do atuador de cabeceio do rotor (vai ficar melhor depois de pintado)...

O pára-brisa feito em Vacuo-form já pode ser instalado...


O pára-brisa em Vacuo-form no lugar...


Ângulo lateral de visão para o pára-brisa...


A peça em vacuo-form dá um realismo otimizado em relação a espessura e brilho dos "vidros"...

Aproveitei para montar as antenas e aleta estabilizador do modelo. O pára-choque foi substituído por outro em scratch...


Detalhes de antena, aleta estabilizadora e pára-choque de cauda no lugar...

Para compor o conjunto de transmissão do rotor traseiro são necessárias pequenas adaptações ao que o modelo Revell propõe, mas nada crítico...


Conjunto de transmissão do rotor traseiro pronto...


Detalhe da transmissão do rotor de cauda de um HO4S real (notem a interessante corrente para torque!!)...


Resultado até o momento...

Em seguida, apliquei o complemento da grade de ventilação da transmissão usando chapa de alumínio. Isso resolveu o problema de integração com o pára-brisa e melhorou a estética do tule aplicado.


Grade finalizada...

Parti para complementar os detalhes da parte de baixo do modelo. Furei o local para os tubos de alijamento de combustível, usando uma broca amolada...


Furos (2) para os tubos de alijamento de combustível...


Tubos no lugar...


"Zoom" para melhor visualização...

O próximo passo foi criar os condutores de combustível (dos tanques para o motor). Usei sprue esticado no fogo de vela para simular o detalhe...


Conjunto dos conduítes de combustível...


"Zoom" no conjunto...

Com os detalhes da parte de baixo finalizados, parti para as rodas. As rodas deste kit são terríveis. Não se parecem com pneus e rodas, por isso, um trabalho de lixa (muita lixa) para converter as quatro rodas em algo mais similar foi necessário.

A perda de circunferência é mínima, por isso animei em lixar...


Rodas lixadas: resultado "antes" e "depois"... Os pinos (cubos) das rodas também precisaram de uma "plástica". Efetuei a mudança com lixa nas partes ovais...


Cubos lixados: resultado "antes" e "depois"...

Com pedaços de pinos de ferro devidamente limados, simulei os amortecedores para integrar aos pés do trem de pouso dianteiro. As pernas do trem de pouso traseiro estavam quebradas, por isso, substituí por outras em scratch usando tubo de cotonete e arame maciço. Talvez não tenha ficado tão bom, mas resolveu...


Material pronto para montar o trem de pouso...


Trem de pouso dianteiro no lugar...


Trem de pouso traseiro (lado esquerdo) no lugar...


Trem de pouso traseiro (lado direito) no lugar...

O próximo passo é confeccionar os condutores de fluído hidráulico de freio para as rodas principais. Simulei o detalhe com sprue esticado no fogo de vela e amarrei com cabos de fios elétricos desmanchados...


Processo de amarração dos conduítes de freio...


"Perna" direita pronta...



Resultado final. Bem convincente...


Aspecto do modelo (agora com trem de pouso)...



Visão frontal ("penei" para chegar a um bom alinhamento)...


Resultado com as portas do motor abertas...


Ficou legal...

Não poderia deixar de colocar as alças metálicas utilizadas para escalar o aparelho, por isso retratei todas usando sprue esticado no fogo de vela...


Alças prontas (são 6 ao todo - nesta versão, três de cada lado)...

Foram coladas com isocianoacrilato (Este tipo de detalhe tem que ser com esta cola). Aproveitei para colar a antena de UHF e o tubo de pitot que vieram no kit...


Os destaques mostram as posições de fixação das alças utilizadas para escalar o aparelho...


Alças do lado esquerdo...


Resultados satisfatórios...

Com o mesmo método, confeccionei o degrau de acesso para ambos os lados da fuselagem...


Degrau de acesso já colado...

O HO4S (ou H-19) possui um detalhe interessante: um limitador de curso do amortecedor, presente em ambos os lados. Fiz este detalhe utilizando chapa de alumínio com arame...


O detalhe mostra o limitador de curso do amortecedor direito...


Reparem o limitador de curso do amortecedor (agora com as portas do motor abertas)...

As portas do motor possuem duas maçanetas para abertura. Desenhei no COREL DRAW para obter o tamanho e confeccionei o detalhe em chapa de alumínio...


Maçanetas confeccionadas (Eta pecinha pequena!!)...

Colei as maçanetas no devido local...


Detalhe das maçanetas de abertura das portas do motor...

A próxima foto visa mostrar a vocês os detalhes reais...


Detalhes reais do HO4S: Maçanetas, limitador e degrau de acesso...


Situação até o momento...

Agora sim, já posso pintar a fuselagem...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

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