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Monogram Bell UH-1B Huey 1/48

MOTOR (PARTE 01):

A versão "B" do Huey usa um motor Lycoming modelo T-53. Uma turbina a gás leve e muito compacta...


Especificamente, o modelo T53-L-5 de 960 HP foi adotado para a versão UH-1B...


Mas o kit da Monogram não apresenta motor algum... E agora?

Fazer um motor em scratch foi a solução! Primeiramente faço um desenho básico do formato da turbina para obtenção das formas geométricas a utilizar...


Usando tampas plásticas de remédios (Sprays e outros frascos), fui cortando os pedaços que atendiam ao diâmetro pretendido...



Colando as peças obtidas, componho a forma básica da turbina...




E inicio o detalhamento...






Fotos comparativas são utilizadas para criar os componentes usando cabos elétricos desmanchados, chapa de alumínio, sprue derretido, etc...













Temos ainda o duto de escapamento dos gases com uma leve inclinação...





O resultado do scratch agrada...







MOTOR (PARTE 02):

A turbina Lycoming modelo T-53 acoplada ao Huey agrega muitos detalhes a serem retratados no modelo 1/48 da Monogram...


Lado Esquerdo...


Lado direito...

Uma vez pronto o "formato" da turbina, passamos a decoração via pintura. O primeiro passo é uma camada generosa de tinta automotiva spray cromada...







Pode parecer rugoso nas fotos, mas ao secar, a tinta cria uma camada bem lisa e funciona como "cola" para fixar os pequenos adendos anexados ao conjunto.

Paralelamente, a cobertura para a área dos tanques de combustível é preparada em chapa de alumínio...




Pequenos "calços" são anexados lateralmente e internamente ao compartimento para ter onde colar a cobertura dos tanques e ficar resistente...


A foto acima mostra os 4 calços (em amarelo) feitos em plasticard e colcados no centro, frente e laterais internas do modelo...


Avaliando fotos do aparelho real, observei detalhes das grades de ventilação...




Observando o modelo, as entradas de ar da carenagem do motor deixam a desejar (não são abertas)...


Decidi melhorar essas entradas cortando-as...




Usando um pedaço de alfinete de costura cortado e limado (já no tamanho adequado para as medidas das entradas de ar na escala 1/48), colo-o em um pequeno papel e usando chapa de alumínio pressionado por cima, moldo as entradas de ar...


O resultado pode não ter ficado o "ideal", mas melhorou bem o aspecto das entradas de ar de ventilação do motor...









Voltando ao motor, outra boa usabilidade da técnica de pintura cromada é que ao pintar por cima com o preto fosco, você consegue dosar a quantidade de preto e criar vários tons de metálico numa única pintura...


Cores como o dourado também são úteis na pintura do motor...




Juntando tudo, temos um motor razoável para atender ao propósito de melhor detalhamento do modelo...







Alguns outros detalhes do motor são perceptíveis ao avaliar fotos do aparelho real...



Tento então melhorar o aspecto confeccionando tais aparatos...





O resultado final do motor totalmente em scratch me agradou muito...





CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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