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Monogram Bell UH-1B Huey 1/48

COMPARTIMENTO DO MOTOR (PARTE 01):

Agora que já tenho pronta a turbina Lycoming modelo T-53 para uso no modelo 1/48 da Monogram, o próximo passo é estudar como trabalhar o compartimento do motor para inserção da turbina...


O Huey 204 possui um compartimento de motor que integra motor e caixa de redução para o rotor principal e secundário...


A transmissão do torque para o motor secundário é feita por um eixo cardã localizado abaixo do motor...



Tais detalhes foram desenhados em escala para compor os conjuntos necessários...


Com as peças impressas em papel comum, faço testes de encaixe e tamanho. Para o eixo cardã usei o tubo de uma carga de caneta esferográfica...


Terminados os testes, corto em alumínio as peças...








Depois de dobradas, são unidas para montar os conjuntos...





As peças em alumínio dão um bom visual ao compartimento do motor...











Após os testes de concatenação, é o momento de pintar as peças...










O compartimento está pronto para receber o motor...


COMPARTIMENTO DO MOTOR (PARTE 02):

Fazer um complemento scratch em um kit que não apresenta motor, adendos e tão pouco o "local" para inseri-los é bem complicado. Exige maturidade no estudo dos componentes, uma boa dose de paciência para identificar peça por peça, sua função (é recomendado conhecer e entender o que você pretende construir) e, somente então, projetar e modelar os adendos.

A turbina Lycoming modelo T-53 é acoplada ao conjunto do rotor, onde temos uma caixa de redução responsável por converter e direcionar o torque para o rotor principal e traseiro...


Conjunto redutor de transmissão de torque do Huey...

Observem nas próximas fotos a caixa de redução do rotor principal: Temos a parte de baixo tubular anexada a uma parte retangular com um reservatório de óleo lubrificante, reguladores de pressão e um sistema de amortecimento...




A concatenação dos módulos: motor, caixa de redução e habitáculo do motor devem ser trabalhados em conjunto para uma plena simetria de encaixe. Como o motor já está pronto, agora é criar a caixa de redução do rotor principal para conexão ao motor e posterior encaixe no habitáculo.

Para isso, alguns materiais alternativos, como tubos de caneta plástica, são avaliados para atender a forma e escala sendo, posteriormente, recortados, lixados e colados. A textura da peça é simulada com cabos elétricos desmontados e colados verticalmente ao redor...


Para as partes não tubulares, desenho-as no CorelDraw© e posteriormente transfiro-as para o alumínio...


Após finalizar a montagem das peças, estas são preparadas para pintura...






As peças recebem a cor "cromo"...



O alternador tem sua capa pintada de verde médio e outras peças recebem o verde interior...


Então é só juntar as peças...






Teste de concatenação dos conjuntos antes de colar: Motor...






Caixa de redução...








Filtro...







Separador do filtro e caixa de redução...





O visual fica bacana...




Agora é aplicar um desgaste com lixa 1200 nas peças feitas em alumínio e sujar um pouco com preto fosco. Os conjuntos são finalmente colados numa ordem que evite problemas de encaixe...

Cardã e protetor...








Motor, filtro, placa separadora e caixa de redução e transferência de torque...





O resultado final convence...








CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Texto e Fotos:

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